A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Rita de Cassia Brasil de
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000b132
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/888
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_27e99daec685cd8245ecc69a5424c238
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/888
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusivaEducaçãoEducação especialPsicomotricidadeAprendizagem escolarArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. Os dados foram obtidos através de observações realizadas nas práticas pedagógicas de duas escolas públicas estaduais do RS que possuem alunos com deficiência em processo de inclusão. A partir das análises das observações, procurei fazer uma relação da psicomotricidade com o processo de construção das aprendizagens dos alunos, tentando compreender como as habilidades motoras podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos, especialmente aqueles que possuem déficit intelectual. Da análise aqui empreendida é possível destacar que são de extrema importância os sentimentos na fase do conhecimento do corpo da criança, pois um esquema corporal mal estruturado pode causar futuramente, certo desajustamento e falta de coordenação, tornando-a insegura e isso poderá desencadear uma série de reações negativas como: agressividade, mau humor, apatia; e o que às vezes parece ser algo tão simples, poderá originar sérios problemas de motricidade que serão manifestados através do comportamento. Cada vez mais encontro no âmbito da escola, crianças com conhecimento pobre de seu corpo. Para elas a representação e nominação das diferentes partes do corpo são muitas vezes difíceis. Não localizam ou confundem essas partes. Não percebem a posição de seus membros e consequentemente seu desenho da figura humana torna-se pobre. Para os alunos em processo de inclusão esse conhecimento de seu corpo, por vezes é mais difícil ainda, pelo fato de apresentarem déficits cognitivos e dificuldade de abstração. Assim, ao tentar compreender como a psicomotricidade pode vir a auxiliar na aprendizagem dos alunos em uma escola que se abre para todos, procuramos discutir também como ela poderá contribuir com aqueles que não conseguem acompanhar os colegas e também auxiliar o próprio professor, que se for bem esclarecido e capacitado, terá condições para sanar muitas das dificuldades que aparecem na sala de aula, estando abertos às indagações e dúvidas, respeitando o ritmo de cada um, aspectos esses que podem também ser responsáveis pela efetivação de práticas inclusivas de qualidade para todos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMenezes, Eliana da Costa Pereira deAquino, Rita de Cassia Brasil de2015-06-19T14:58:57Z2015-06-19T14:58:57Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/888ark:/26339/001300000b132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:06Zoai:repositorio.ufsm.br:1/888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:06Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
title A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
spellingShingle A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
Aquino, Rita de Cassia Brasil de
Educação
Educação especial
Psicomotricidade
Aprendizagem escolar
title_short A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
title_full A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
title_fullStr A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
title_full_unstemmed A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
title_sort A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
author Aquino, Rita de Cassia Brasil de
author_facet Aquino, Rita de Cassia Brasil de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Rita de Cassia Brasil de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial
Psicomotricidade
Aprendizagem escolar
topic Educação
Educação especial
Psicomotricidade
Aprendizagem escolar
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2015-06-19T14:58:57Z
2015-06-19T14:58:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/888
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000b132
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/888
identifier_str_mv ark:/26339/001300000b132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172313652396032