A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000b132 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/888 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_27e99daec685cd8245ecc69a5424c238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/888 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusivaEducaçãoEducação especialPsicomotricidadeAprendizagem escolarArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. Os dados foram obtidos através de observações realizadas nas práticas pedagógicas de duas escolas públicas estaduais do RS que possuem alunos com deficiência em processo de inclusão. A partir das análises das observações, procurei fazer uma relação da psicomotricidade com o processo de construção das aprendizagens dos alunos, tentando compreender como as habilidades motoras podem influenciar no desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos, especialmente aqueles que possuem déficit intelectual. Da análise aqui empreendida é possível destacar que são de extrema importância os sentimentos na fase do conhecimento do corpo da criança, pois um esquema corporal mal estruturado pode causar futuramente, certo desajustamento e falta de coordenação, tornando-a insegura e isso poderá desencadear uma série de reações negativas como: agressividade, mau humor, apatia; e o que às vezes parece ser algo tão simples, poderá originar sérios problemas de motricidade que serão manifestados através do comportamento. Cada vez mais encontro no âmbito da escola, crianças com conhecimento pobre de seu corpo. Para elas a representação e nominação das diferentes partes do corpo são muitas vezes difíceis. Não localizam ou confundem essas partes. Não percebem a posição de seus membros e consequentemente seu desenho da figura humana torna-se pobre. Para os alunos em processo de inclusão esse conhecimento de seu corpo, por vezes é mais difícil ainda, pelo fato de apresentarem déficits cognitivos e dificuldade de abstração. Assim, ao tentar compreender como a psicomotricidade pode vir a auxiliar na aprendizagem dos alunos em uma escola que se abre para todos, procuramos discutir também como ela poderá contribuir com aqueles que não conseguem acompanhar os colegas e também auxiliar o próprio professor, que se for bem esclarecido e capacitado, terá condições para sanar muitas das dificuldades que aparecem na sala de aula, estando abertos às indagações e dúvidas, respeitando o ritmo de cada um, aspectos esses que podem também ser responsáveis pela efetivação de práticas inclusivas de qualidade para todos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMenezes, Eliana da Costa Pereira deAquino, Rita de Cassia Brasil de2015-06-19T14:58:57Z2015-06-19T14:58:57Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/888ark:/26339/001300000b132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:06Zoai:repositorio.ufsm.br:1/888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:06Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
title |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
spellingShingle |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva Aquino, Rita de Cassia Brasil de Educação Educação especial Psicomotricidade Aprendizagem escolar |
title_short |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
title_full |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
title_fullStr |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
title_full_unstemmed |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
title_sort |
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva |
author |
Aquino, Rita de Cassia Brasil de |
author_facet |
Aquino, Rita de Cassia Brasil de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Eliana da Costa Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Rita de Cassia Brasil de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial Psicomotricidade Aprendizagem escolar |
topic |
Educação Educação especial Psicomotricidade Aprendizagem escolar |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2015-06-19T14:58:57Z 2015-06-19T14:58:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/888 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000b132 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/888 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000b132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172313652396032 |