Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada na disciplina de Psicomotricidade ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Pedagogia. Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação, proporcionando a interação das crianças com o meio, possibilitando suas expressões corporais e colaborando no processo de aprendizagem. Com o objetivo de compreender como aplicar este conceito num cotidiano escolar inclusivo foram propostas atividades de campo que se dividiram em quatro etapas: (i) visita a uma escola da rede municipal de Fortaleza em turma de 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual houvesse aluno com deficiência matriculado, para realização de diagnóstico; (ii) planejamento das aulas a partir da realidade encontrada e dos aportes teóricos; (iii) aplicação das atividades; (iv) discussão dos resultados obtidos com o grupo. Para a elaboração das atividades foram realizados estudos apoiados na perspectiva da pessoa de Henry Wallon e em conceitos sobre psicomotricidade e educação inclusiva, além da observação em sala, norteando práticas significativas, contextualizadas e que possibilitassem a participação de todos. Durante a prática percebeu-se que as crianças ficam mais atentas e se relacionam melhor com o conteúdo quando fazem parte de sua construção. As diversas atividades de movimento relacionadas com o tema desenvolvido podem ser favoráveis para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os resultados indicaram que é necessário que os professores elaborem e pratiquem atividades psicomotoras dentro dos conteúdos desenvolvidos em sala para promover a atuação do movimento sobre o intelecto, relacionando-se com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Desta forma, as crianças podem reconhecer seu corpo, interagir com o meio e construir conceitos e técnicas. |
id |
UFC-7_0a7f41b63a9be3a4801ba11c63db4f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39066 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aulaPsicomotricidadeEducação InclusivaAprendizagemO presente trabalho é resultado de pesquisa realizada na disciplina de Psicomotricidade ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Pedagogia. Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação, proporcionando a interação das crianças com o meio, possibilitando suas expressões corporais e colaborando no processo de aprendizagem. Com o objetivo de compreender como aplicar este conceito num cotidiano escolar inclusivo foram propostas atividades de campo que se dividiram em quatro etapas: (i) visita a uma escola da rede municipal de Fortaleza em turma de 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual houvesse aluno com deficiência matriculado, para realização de diagnóstico; (ii) planejamento das aulas a partir da realidade encontrada e dos aportes teóricos; (iii) aplicação das atividades; (iv) discussão dos resultados obtidos com o grupo. Para a elaboração das atividades foram realizados estudos apoiados na perspectiva da pessoa de Henry Wallon e em conceitos sobre psicomotricidade e educação inclusiva, além da observação em sala, norteando práticas significativas, contextualizadas e que possibilitassem a participação de todos. Durante a prática percebeu-se que as crianças ficam mais atentas e se relacionam melhor com o conteúdo quando fazem parte de sua construção. As diversas atividades de movimento relacionadas com o tema desenvolvido podem ser favoráveis para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os resultados indicaram que é necessário que os professores elaborem e pratiquem atividades psicomotoras dentro dos conteúdos desenvolvidos em sala para promover a atuação do movimento sobre o intelecto, relacionando-se com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Desta forma, as crianças podem reconhecer seu corpo, interagir com o meio e construir conceitos e técnicas.2019-01-23T15:32:44Z2019-01-23T15:32:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20578-20587.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066Dantas, Lilianne MoreiraPinto, Elismária Catarina Barrosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39066Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:57.044492Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
title |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
spellingShingle |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula Dantas, Lilianne Moreira Psicomotricidade Educação Inclusiva Aprendizagem |
title_short |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
title_full |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
title_fullStr |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
title_sort |
Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula |
author |
Dantas, Lilianne Moreira |
author_facet |
Dantas, Lilianne Moreira Pinto, Elismária Catarina Barros |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Elismária Catarina Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Lilianne Moreira Pinto, Elismária Catarina Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Educação Inclusiva Aprendizagem |
topic |
Psicomotricidade Educação Inclusiva Aprendizagem |
description |
O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada na disciplina de Psicomotricidade ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Pedagogia. Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação, proporcionando a interação das crianças com o meio, possibilitando suas expressões corporais e colaborando no processo de aprendizagem. Com o objetivo de compreender como aplicar este conceito num cotidiano escolar inclusivo foram propostas atividades de campo que se dividiram em quatro etapas: (i) visita a uma escola da rede municipal de Fortaleza em turma de 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual houvesse aluno com deficiência matriculado, para realização de diagnóstico; (ii) planejamento das aulas a partir da realidade encontrada e dos aportes teóricos; (iii) aplicação das atividades; (iv) discussão dos resultados obtidos com o grupo. Para a elaboração das atividades foram realizados estudos apoiados na perspectiva da pessoa de Henry Wallon e em conceitos sobre psicomotricidade e educação inclusiva, além da observação em sala, norteando práticas significativas, contextualizadas e que possibilitassem a participação de todos. Durante a prática percebeu-se que as crianças ficam mais atentas e se relacionam melhor com o conteúdo quando fazem parte de sua construção. As diversas atividades de movimento relacionadas com o tema desenvolvido podem ser favoráveis para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os resultados indicaram que é necessário que os professores elaborem e pratiquem atividades psicomotoras dentro dos conteúdos desenvolvidos em sala para promover a atuação do movimento sobre o intelecto, relacionando-se com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Desta forma, as crianças podem reconhecer seu corpo, interagir com o meio e construir conceitos e técnicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-23T15:32:44Z 2019-01-23T15:32:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20578-20587. 2176 1396 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20578-20587. 2176 1396 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028963590602752 |