Teorias da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo, Cíntia Moralles
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Medeiros, Liziany Muller
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18360
Resumo: Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo
id UFSM_2b0c797964f8808c1938499abb4ecb7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18360
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Teorias da educaçãoEducaçãoEducação - TeoriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do CampoA teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade. Para tanto este material tem como objetivo subsidiar teoricamente a disciplina de Teorias da Educação, reconhecendo suas principais características, relacionando-as com as suas respectivas práticas pedagógicas conforme o contexto sócio-histórico. Na primeira unidade estaremos abordando sobre a gênese, historiografia das matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico brasileiro, transcorrendo pelo século XIX: o século da pedagogia; o século XX até os anos 50. “Escolas Novas” e ideologia da educação; a segunda metade do século XX: ciências da educação e empenho mundial da pedagogia; as ideias pedagógicas no Brasil entre 1969 e 2001; a educação na ruptura política para a continuidade socioeconômica. Na segunda unidade nos debruçaremos nos estudos da pedagogia tecnicista, concepção analítica e visão crítico-reprodutivista; ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando (re) orientar a prática educativa; o neoprodutivismo e suas variantes neoescolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo. Na terceira unidade faremos algumas reflexões em torno da educação moderna, educação contemporânea e o nascimento das ciências da educação, transcorrendo sobre o behaviorismo e a abordagem científica do ensino; o cognitivismo e suas implicações pedagógicas; Jean Piaget e o construtivismo na educação; Lev Vygotsky e o socioconstrutivismo na educação. Na quarta e última unidade, estudaremos as teorias contemporâneas da educação; natureza e definição e ciência moderna ao novo senso comum. Este material didático busca localizar num campo científico vasto da teoria da educação, nas unidades mencionadas acima, o melhor resultado a fim de auxiliar você, futuro educador, em sua prática pedagógica diária.Brasil2019-09-23T17:30:46Z2019-09-23T17:30:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCAMILLO, Cíntia Moralles et al. Teorias da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18360porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCamillo, Cíntia MorallesMedeiros, Liziany Mullerreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-09-24T06:06:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-09-24T06:06:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias da educação
title Teorias da educação
spellingShingle Teorias da educação
Camillo, Cíntia Moralles
Educação
Educação - Teoria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Teorias da educação
title_full Teorias da educação
title_fullStr Teorias da educação
title_full_unstemmed Teorias da educação
title_sort Teorias da educação
author Camillo, Cíntia Moralles
author_facet Camillo, Cíntia Moralles
Medeiros, Liziany Muller
author_role author
author2 Medeiros, Liziany Muller
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camillo, Cíntia Moralles
Medeiros, Liziany Muller
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Teoria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic Educação
Educação - Teoria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-23T17:30:46Z
2019-09-23T17:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMILLO, Cíntia Moralles et al. Teorias da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18360
identifier_str_mv CAMILLO, Cíntia Moralles et al. Teorias da educação. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922018622701568