Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rapeti, Cristiane Araújo
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000m0s9
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/956
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
id UFSM_2f0ff7568852509632897617513ef173
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/956
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.Educação especialDislexiaAprendizagemEscolaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.This search has as objective discuss the dyslexia’s question, focusing its definitions, seeking to describe the causes, the main characteristics and evolution of reading’s perturbation, as well as to evaluate the family and school’s role in the work with dyslexic people, in order to find pedagogical alternatives for the educator work with pupils that present such difficulty. Dyslexia is one of the most common learning perturbations, which interferes in reading process, being a language disturbance. It is observed that this perturbation is still little know in scholar environment, so it is necessary to the teacher know about this subject, because he/she may have a dyslexic pupil in his/her room and he/she will have to do something to help him/her, to stimulate him/her, to emphasize his/her skills and don’t enhance his/her errors, since the pupil with reading and writing perturbation has a difficulty, not an impossibility. To investigate this theme it was used bibliographical search, having basis in theoretical as Vítor Fonseca, Jesus Nicasio García, Maria Eugênia Ianhez, Newra Tellecha Rotta, Felipe Alliende, among others, then this way dyslexia could be better understood, contributing to a larger explanation about the subject and in order to dyslexic people be comprised, respected and for they can live harmonically in society.Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e da escola no trabalho com pessoas disléxicas, a fim de que se encontrem alternativas pedagógicas para o educador trabalhar com alunos que apresentam tal dificuldade. A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns, que interfere no processo de leitura, sendo um distúrbio de linguagem. Observa-se que este transtorno ainda é de pouco conhecimento no meio escolar, havendo necessidade de o professor conhecer sobre este assunto, pois poderá ter um aluno disléxico em sua sala e terá que fazer algo para ajudá-lo, para incentivá-lo, para destacar seus acertos e não realçar seus erros, pois o aluno com este transtorno de leitura e escrita tem uma dificuldade, não uma impossibilidade. Para investigar este tema utilizou-se da pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em teóricos como Vítor Fonseca, Jesus Nicasio García, Maria Eugênia Ianhez, Newra Tellecha Rotta, Felipe Alliende, dentre outros, para que assim se pudesse compreender melhor a dislexia, contribuindo para um maior esclarecimento sobre o assunto e para que as pessoas disléxicas sejam compreendidas, respeitadas e possam viver harmonicamente em sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoTonini, AndréaRapeti, Cristiane Araújo2015-08-19T15:51:00Z2015-08-19T15:51:00Z20072007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/956ark:/26339/001300000m0s9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
title Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
spellingShingle Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
Rapeti, Cristiane Araújo
Educação especial
Dislexia
Aprendizagem
Escola
title_short Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
title_full Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
title_fullStr Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
title_full_unstemmed Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
title_sort Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
author Rapeti, Cristiane Araújo
author_facet Rapeti, Cristiane Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonini, Andréa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rapeti, Cristiane Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Dislexia
Aprendizagem
Escola
topic Educação especial
Dislexia
Aprendizagem
Escola
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2015-08-19T15:51:00Z
2015-08-19T15:51:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/956
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000m0s9
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/956
identifier_str_mv ark:/26339/001300000m0s9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172359310540800