Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000162w7 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_34a740f2478e710e8b12ec76c5de0a43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1957 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusãoEducação inclusivaDeficiência mentalFormação de professoresArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a possibilidade de prover essa escolaridade, compreendendo as necessidades dos profissionais da educação em relação a sua formação para trabalhar com alunos com deficiência na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O processo de formação do professor é um direito e deve se estruturar a fim de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de aquisições continuadas de saberes, que venham favorecer respostas às necessidades reais impostas pela ação educativa. Todo esse contexto leva-nos a refletir sobre o distanciamento das propostas dos cursos de formação, as intenções e as ações dos professores na prática docente. É necessária a instrumentalização dos professores para o atendimento desse alunado, pois a implementação da inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para essa nova realidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoDamilano, José Luiz PadilhaGuedes, Eliane Terezinha Raymundo2016-08-04T13:50:31Z2016-08-04T13:50:31Z2010-12-132010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957ark:/26339/00130000162w7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
title |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
spellingShingle |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão Guedes, Eliane Terezinha Raymundo Educação inclusiva Deficiência mental Formação de professores |
title_short |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
title_full |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
title_fullStr |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
title_full_unstemmed |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
title_sort |
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão |
author |
Guedes, Eliane Terezinha Raymundo |
author_facet |
Guedes, Eliane Terezinha Raymundo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damilano, José Luiz Padilha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Eliane Terezinha Raymundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Deficiência mental Formação de professores |
topic |
Educação inclusiva Deficiência mental Formação de professores |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-13 2010 2016-08-04T13:50:31Z 2016-08-04T13:50:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000162w7 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000162w7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172456663482368 |