Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Eliane Terezinha Raymundo
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000162w7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_34a740f2478e710e8b12ec76c5de0a43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1957
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusãoEducação inclusivaDeficiência mentalFormação de professoresArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a possibilidade de prover essa escolaridade, compreendendo as necessidades dos profissionais da educação em relação a sua formação para trabalhar com alunos com deficiência na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O processo de formação do professor é um direito e deve se estruturar a fim de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de aquisições continuadas de saberes, que venham favorecer respostas às necessidades reais impostas pela ação educativa. Todo esse contexto leva-nos a refletir sobre o distanciamento das propostas dos cursos de formação, as intenções e as ações dos professores na prática docente. É necessária a instrumentalização dos professores para o atendimento desse alunado, pois a implementação da inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para essa nova realidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoDamilano, José Luiz PadilhaGuedes, Eliane Terezinha Raymundo2016-08-04T13:50:31Z2016-08-04T13:50:31Z2010-12-132010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957ark:/26339/00130000162w7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
title Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
spellingShingle Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
Guedes, Eliane Terezinha Raymundo
Educação inclusiva
Deficiência mental
Formação de professores
title_short Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
title_full Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
title_fullStr Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
title_full_unstemmed Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
title_sort Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
author Guedes, Eliane Terezinha Raymundo
author_facet Guedes, Eliane Terezinha Raymundo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damilano, José Luiz Padilha
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Eliane Terezinha Raymundo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Deficiência mental
Formação de professores
topic Educação inclusiva
Deficiência mental
Formação de professores
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
2010
2016-08-04T13:50:31Z
2016-08-04T13:50:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000162w7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957
identifier_str_mv ark:/26339/00130000162w7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172456663482368