O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFSM_37174c64d5c7b46bdff19677bf832ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/7227 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticasEducação a distânciaFormação inicialEducação infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação, realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/Brasil, objetiva compreender como os egressos do Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena a distância da UFSM/UAB, que atuam na educação infantil identificam nas políticas públicas as diretrizes que mobilizam os saberes docentes, considerando sua formação inicial e a relação desta com o cotidiano das práticas docentes na educação infantil. A metodologia proposta tem enfoque qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso (YIN, 2001) por meio de uma investigação empírica de um fenômeno que permeia o contexto social do pesquisador. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, que se constituíram de autores cujas obras abordavam a temática da educação a distância e da educação infantil, bem como de análises de documentos legais que balizam a oferta do Curso de Pedagogia EaD da UFSM/UAB, e dos elementos legais e regulatórios que indicam os conteúdos que alicerçam a formação inicial do professor para atuação na educação infantil, bem como entrevistas semiestruturadas com os sujeitos desse processo, utilizando-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como forma de analisar criticamente os objetos que constituem o escopo desta pesquisa. A base teórica constituiu-se de autores como Kenski (2013), Kramer (1984; 1999), Belloni (2006), Gomes (2009) entre outros. Foram utilizados dados estatístico-educacionais do Censo da Educação Superior e Censo Escolar dos anos de 2010 a 2013, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), considerando as relações que se estabelecem entre estes indicadores e o panorama da educação ofertada, tanto no ensino superior quanto na educação infantil. Com esta pesquisa percebeu-se que os egressos do Curso consideram ser necessário que sejam revistos alguns pontos de sua formação inicial como as disciplinas que trabalham com as metodologias do ensino, ainda pensadas para o Curso na modalidade presencial e que não consideram as especificidades de um curso a distância. Em contrapartida, esses egressos consideram que as relações entre os saberes docentes e sua atuação no cotidiano das práticas são construídas durante sua formação inicial, influenciando de forma positiva sua atuação no cotidiano escolar.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSarturi, Rosane Carneirohttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100Possa, Leandra Boerhttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971Búrigo, Carla Cristina Dutrahttp://lattes.cnpq.br/5299881911625233Pomnitz, Naila Cohen2016-04-272016-04-272015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPOMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-03-25T12:11:05Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-03-25T12:11:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
title |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
spellingShingle |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas Pomnitz, Naila Cohen Educação a distância Formação inicial Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
title_full |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
title_fullStr |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
title_full_unstemmed |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
title_sort |
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas |
author |
Pomnitz, Naila Cohen |
author_facet |
Pomnitz, Naila Cohen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarturi, Rosane Carneiro http://lattes.cnpq.br/4133511150582100 Possa, Leandra Boer http://lattes.cnpq.br/1050405469171971 Búrigo, Carla Cristina Dutra http://lattes.cnpq.br/5299881911625233 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pomnitz, Naila Cohen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Formação inicial Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação a distância Formação inicial Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-11 2016-04-27 2016-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
POMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227 |
identifier_str_mv |
POMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922068369244160 |