O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pomnitz, Naila Cohen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFSM_37174c64d5c7b46bdff19677bf832ff7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7227
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticasEducação a distânciaFormação inicialEducação infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA presente dissertação, realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/Brasil, objetiva compreender como os egressos do Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena a distância da UFSM/UAB, que atuam na educação infantil identificam nas políticas públicas as diretrizes que mobilizam os saberes docentes, considerando sua formação inicial e a relação desta com o cotidiano das práticas docentes na educação infantil. A metodologia proposta tem enfoque qualitativo, caracterizando-se como um estudo de caso (YIN, 2001) por meio de uma investigação empírica de um fenômeno que permeia o contexto social do pesquisador. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, que se constituíram de autores cujas obras abordavam a temática da educação a distância e da educação infantil, bem como de análises de documentos legais que balizam a oferta do Curso de Pedagogia EaD da UFSM/UAB, e dos elementos legais e regulatórios que indicam os conteúdos que alicerçam a formação inicial do professor para atuação na educação infantil, bem como entrevistas semiestruturadas com os sujeitos desse processo, utilizando-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como forma de analisar criticamente os objetos que constituem o escopo desta pesquisa. A base teórica constituiu-se de autores como Kenski (2013), Kramer (1984; 1999), Belloni (2006), Gomes (2009) entre outros. Foram utilizados dados estatístico-educacionais do Censo da Educação Superior e Censo Escolar dos anos de 2010 a 2013, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), considerando as relações que se estabelecem entre estes indicadores e o panorama da educação ofertada, tanto no ensino superior quanto na educação infantil. Com esta pesquisa percebeu-se que os egressos do Curso consideram ser necessário que sejam revistos alguns pontos de sua formação inicial como as disciplinas que trabalham com as metodologias do ensino, ainda pensadas para o Curso na modalidade presencial e que não consideram as especificidades de um curso a distância. Em contrapartida, esses egressos consideram que as relações entre os saberes docentes e sua atuação no cotidiano das práticas são construídas durante sua formação inicial, influenciando de forma positiva sua atuação no cotidiano escolar.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSarturi, Rosane Carneirohttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100Possa, Leandra Boerhttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971Búrigo, Carla Cristina Dutrahttp://lattes.cnpq.br/5299881911625233Pomnitz, Naila Cohen2016-04-272016-04-272015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPOMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-03-25T12:11:05Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-03-25T12:11:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
title O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
spellingShingle O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
Pomnitz, Naila Cohen
Educação a distância
Formação inicial
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
title_full O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
title_fullStr O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
title_full_unstemmed O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
title_sort O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
author Pomnitz, Naila Cohen
author_facet Pomnitz, Naila Cohen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarturi, Rosane Carneiro
http://lattes.cnpq.br/4133511150582100
Possa, Leandra Boer
http://lattes.cnpq.br/1050405469171971
Búrigo, Carla Cristina Dutra
http://lattes.cnpq.br/5299881911625233
dc.contributor.author.fl_str_mv Pomnitz, Naila Cohen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Formação inicial
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a distância
Formação inicial
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-11
2016-04-27
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv POMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227
identifier_str_mv POMNITZ, Naila Cohen. O CURSO DE PEDAGOGIA EAD E A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DOS SUJEITOS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922068369244160