Surdez e o desafio da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000059vn |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_37f56adaf30fae4ee5d933bcff0418f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/895 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Surdez e o desafio da inclusãoSurdezEducação inclusivaLegislaçãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada um. O presente trabalho monográfico tem como objetivo problematizar os desafios que se colocam na contemporaneidade para a inclusão dos alunos surdos na escola regular. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, com intérpretes e com surdos que hoje ainda vivem uma prática não favorável para a inclusão se tratando de alunos surdos em momento transitório de escola especial para escola regular de ensino, o estudo está dividido em capítulos, os quais inicialmente tratam do caminho da investigação, da etiologia e da importância das questões essenciais desse tema; após essa discussão são abordadas as tendências contemporâneas da compreensão sobre surdez e educação bilíngüe, com foco na formação dos professores e intérpretes da língua de sinais na escola regular de ensino; além de abordar a legislação atual e o referencial teórico sobre o tema e o que ampara a inclusão também mereceu destaque nesse trabalho. Para finalizar a análise sobre a educação inclusiva como principal desafio do século XXI discutiu-se as possíveis e necessárias mudanças no sistema educacional, as práticas e atitudes dos profissionais envolvidos nesse processo. Desse modo, percebe-se o quanto ainda é necessário melhorar na educação dos surdos incluídos na escola regular, para que se possa oferecer-lhes uma educação de qualidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoNegrini, TatianeAlvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de2015-06-22T13:45:18Z2015-06-22T13:45:18Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/895ark:/26339/00130000059vnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdez e o desafio da inclusão |
title |
Surdez e o desafio da inclusão |
spellingShingle |
Surdez e o desafio da inclusão Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de Surdez Educação inclusiva Legislação |
title_short |
Surdez e o desafio da inclusão |
title_full |
Surdez e o desafio da inclusão |
title_fullStr |
Surdez e o desafio da inclusão |
title_full_unstemmed |
Surdez e o desafio da inclusão |
title_sort |
Surdez e o desafio da inclusão |
author |
Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de |
author_facet |
Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Negrini, Tatiane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Educação inclusiva Legislação |
topic |
Surdez Educação inclusiva Legislação |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2015-06-22T13:45:18Z 2015-06-22T13:45:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000059vn |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000059vn |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172286447091712 |