Surdez e o desafio da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000059vn
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.
id UFSM_37f56adaf30fae4ee5d933bcff0418f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/895
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Surdez e o desafio da inclusãoSurdezEducação inclusivaLegislaçãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada um. O presente trabalho monográfico tem como objetivo problematizar os desafios que se colocam na contemporaneidade para a inclusão dos alunos surdos na escola regular. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, com intérpretes e com surdos que hoje ainda vivem uma prática não favorável para a inclusão se tratando de alunos surdos em momento transitório de escola especial para escola regular de ensino, o estudo está dividido em capítulos, os quais inicialmente tratam do caminho da investigação, da etiologia e da importância das questões essenciais desse tema; após essa discussão são abordadas as tendências contemporâneas da compreensão sobre surdez e educação bilíngüe, com foco na formação dos professores e intérpretes da língua de sinais na escola regular de ensino; além de abordar a legislação atual e o referencial teórico sobre o tema e o que ampara a inclusão também mereceu destaque nesse trabalho. Para finalizar a análise sobre a educação inclusiva como principal desafio do século XXI discutiu-se as possíveis e necessárias mudanças no sistema educacional, as práticas e atitudes dos profissionais envolvidos nesse processo. Desse modo, percebe-se o quanto ainda é necessário melhorar na educação dos surdos incluídos na escola regular, para que se possa oferecer-lhes uma educação de qualidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoNegrini, TatianeAlvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de2015-06-22T13:45:18Z2015-06-22T13:45:18Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/895ark:/26339/00130000059vnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez e o desafio da inclusão
title Surdez e o desafio da inclusão
spellingShingle Surdez e o desafio da inclusão
Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de
Surdez
Educação inclusiva
Legislação
title_short Surdez e o desafio da inclusão
title_full Surdez e o desafio da inclusão
title_fullStr Surdez e o desafio da inclusão
title_full_unstemmed Surdez e o desafio da inclusão
title_sort Surdez e o desafio da inclusão
author Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de
author_facet Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Negrini, Tatiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Garrolici de Fátima Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação inclusiva
Legislação
topic Surdez
Educação inclusiva
Legislação
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2015-06-22T13:45:18Z
2015-06-22T13:45:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000059vn
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/895
identifier_str_mv ark:/26339/00130000059vn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172286447091712