Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000rzsx |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674 |
Resumo: | Data de defesa de acordo com a ata. |
id |
UFSM_3a4f7b12b528a58eec91206507c4a5df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/29674 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricosSystem dynamics to analyze the impact of the insertion of electric vehicles in the electrical power systemDinâmica de sistemasModelagem computacionalVeículos elétricosVensim-PLESystems dynamicsComputational modelingElectric vehiclesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOData de defesa de acordo com a ata.Air pollution and greenhouse gases from burning fossil fuels in the transport sector are responsible for around 25% of global CO2 emissions. To reduce these emissions, the electrification of urban mobility is an emerging trend, with the insertion of electric vehicles in Brazilian cities that can have a positive impact on reducing air pollution and greenhouse gas emissions. The thesis aims to conceive, develop and evaluate model(s) of system dynamics that support the decision-making process involving the insertion of electric vehicles in the electric power system, focusing on the feasibility of implementing electric buses in a city. Electric transport is an important alternative to reduce polluting gas emissions in the transport sector. Electric vehicles are also an alternative for the business world, this study reinforces the use of electric vehicles in transport, where new strategies are presented and analyzed. The method used in this study is that of system dynamics, which is an approach to understand the behavior of complex systems over time. With the application of the methodology, the systems of electric vehicles can be understood and analyzed, through the interactions between the variables of the models. Furthermore, new policies and structures can be designed to improve the behavior of the current system. The main results point out the importance of the insertion of electric vehicles. The results show that the use of electric vehicles reduces emissions and transport costs, highlighting the importance of their use to combat vehicle emissions and ensure a sustainable future. Some limitations are highlighted, such as the lack of models of some electric vehicles, such as trucks, which due to lack of data were not included in the study. As future work, it is intended to expand the models of energy generation through solar panels and also to develop models that are less broad and more focused on different situations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA poluição do ar e os gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis no setor de transporte, é responsável por cerca de 25% das emissões globais de CO2. Para reduzir essas emissões, a eletrificação da mobilidade urbana é uma tendência emergente, com a inserção de veículos elétricos em cidades brasileiras podendo ter um impacto positivo na redução da poluição do ar e emissão de gases de efeito estufa. A tese tem como objetivo conceber, desenvolver e avaliar modelo(s) de dinâmica de sistemas que sirvam para apoio ao processo decisório envolvendo a inserção de veículos elétricos no sistema elétrico de potência, com foco na viabilidade da implementação de ônibus elétricos em uma cidade. O transporte elétrico é uma alternativa importante para reduzir as emissões de gases poluentes no setor de transportes. Os veículos elétricos também são alternativos para o mundo dos negócios, este estudo reforça a utilização de veículos elétricos no transporte, onde novas estratégias são apresentadas e analisadas. O método utilizado neste estudo é a da dinâmica de sistemas, que é uma abordagem para entender o comportamento de sistemas complexos no tempo. Com a aplicação da metodologia os sistemas dos veículos elétricos poderão ser entendidos e analisados, através das interações entre as variáveis dos modelos. Além disso, novas políticas e estruturas podem ser desenhadas para melhorar o comportamento do sistema atual. Os principais resultados apontam importância da inserção de veículos elétricos. Os resultados mostram que a utilização de veículos elétricos reduz as emissões e os custos de transporte, destacando a importância de sua utilização para combater as emissões de veículos e garantir um futuro sustentável. Algumas limitações são destacadas, como a falta de modelos de alguns veículos elétricos, como o caminhão, que por falta de dados não foram incluídos no estudo. Como trabalhos futuros pretende-se ampliar os modelos de geração de energia através de placas solares e também desenvolver modelos menos amplos e mais focados a diferentes situações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilAdministraçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e HumanasSimonetto, Eugênio de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1853313255345200Castro, HélioDalmolin, Luiz CláudioLehnhart, Eliete dos ReisGregori, Roberto deRodrigues, Glauco Oliveira2023-07-12T11:14:08Z2023-07-12T11:14:08Z2023-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674ark:/26339/001300000rzsxporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-07-12T11:15:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-07-12T11:15:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos System dynamics to analyze the impact of the insertion of electric vehicles in the electrical power system |
title |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos |
spellingShingle |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos Rodrigues, Glauco Oliveira Dinâmica de sistemas Modelagem computacional Veículos elétricos Vensim-PLE Systems dynamics Computational modeling Electric vehicles CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos |
title_full |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos |
title_fullStr |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos |
title_full_unstemmed |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos |
title_sort |
Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos |
author |
Rodrigues, Glauco Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Glauco Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simonetto, Eugênio de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1853313255345200 Castro, Hélio Dalmolin, Luiz Cláudio Lehnhart, Eliete dos Reis Gregori, Roberto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Glauco Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dinâmica de sistemas Modelagem computacional Veículos elétricos Vensim-PLE Systems dynamics Computational modeling Electric vehicles CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Dinâmica de sistemas Modelagem computacional Veículos elétricos Vensim-PLE Systems dynamics Computational modeling Electric vehicles CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Data de defesa de acordo com a ata. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12T11:14:08Z 2023-07-12T11:14:08Z 2023-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000rzsx |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000rzsx |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Administração UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Administração UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172387567566848 |