Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Glauco Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000rzsx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674
Resumo: Data de defesa de acordo com a ata.
id UFSM_3a4f7b12b528a58eec91206507c4a5df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29674
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricosSystem dynamics to analyze the impact of the insertion of electric vehicles in the electrical power systemDinâmica de sistemasModelagem computacionalVeículos elétricosVensim-PLESystems dynamicsComputational modelingElectric vehiclesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOData de defesa de acordo com a ata.Air pollution and greenhouse gases from burning fossil fuels in the transport sector are responsible for around 25% of global CO2 emissions. To reduce these emissions, the electrification of urban mobility is an emerging trend, with the insertion of electric vehicles in Brazilian cities that can have a positive impact on reducing air pollution and greenhouse gas emissions. The thesis aims to conceive, develop and evaluate model(s) of system dynamics that support the decision-making process involving the insertion of electric vehicles in the electric power system, focusing on the feasibility of implementing electric buses in a city. Electric transport is an important alternative to reduce polluting gas emissions in the transport sector. Electric vehicles are also an alternative for the business world, this study reinforces the use of electric vehicles in transport, where new strategies are presented and analyzed. The method used in this study is that of system dynamics, which is an approach to understand the behavior of complex systems over time. With the application of the methodology, the systems of electric vehicles can be understood and analyzed, through the interactions between the variables of the models. Furthermore, new policies and structures can be designed to improve the behavior of the current system. The main results point out the importance of the insertion of electric vehicles. The results show that the use of electric vehicles reduces emissions and transport costs, highlighting the importance of their use to combat vehicle emissions and ensure a sustainable future. Some limitations are highlighted, such as the lack of models of some electric vehicles, such as trucks, which due to lack of data were not included in the study. As future work, it is intended to expand the models of energy generation through solar panels and also to develop models that are less broad and more focused on different situations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA poluição do ar e os gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis no setor de transporte, é responsável por cerca de 25% das emissões globais de CO2. Para reduzir essas emissões, a eletrificação da mobilidade urbana é uma tendência emergente, com a inserção de veículos elétricos em cidades brasileiras podendo ter um impacto positivo na redução da poluição do ar e emissão de gases de efeito estufa. A tese tem como objetivo conceber, desenvolver e avaliar modelo(s) de dinâmica de sistemas que sirvam para apoio ao processo decisório envolvendo a inserção de veículos elétricos no sistema elétrico de potência, com foco na viabilidade da implementação de ônibus elétricos em uma cidade. O transporte elétrico é uma alternativa importante para reduzir as emissões de gases poluentes no setor de transportes. Os veículos elétricos também são alternativos para o mundo dos negócios, este estudo reforça a utilização de veículos elétricos no transporte, onde novas estratégias são apresentadas e analisadas. O método utilizado neste estudo é a da dinâmica de sistemas, que é uma abordagem para entender o comportamento de sistemas complexos no tempo. Com a aplicação da metodologia os sistemas dos veículos elétricos poderão ser entendidos e analisados, através das interações entre as variáveis dos modelos. Além disso, novas políticas e estruturas podem ser desenhadas para melhorar o comportamento do sistema atual. Os principais resultados apontam importância da inserção de veículos elétricos. Os resultados mostram que a utilização de veículos elétricos reduz as emissões e os custos de transporte, destacando a importância de sua utilização para combater as emissões de veículos e garantir um futuro sustentável. Algumas limitações são destacadas, como a falta de modelos de alguns veículos elétricos, como o caminhão, que por falta de dados não foram incluídos no estudo. Como trabalhos futuros pretende-se ampliar os modelos de geração de energia através de placas solares e também desenvolver modelos menos amplos e mais focados a diferentes situações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilAdministraçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e HumanasSimonetto, Eugênio de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1853313255345200Castro, HélioDalmolin, Luiz CláudioLehnhart, Eliete dos ReisGregori, Roberto deRodrigues, Glauco Oliveira2023-07-12T11:14:08Z2023-07-12T11:14:08Z2023-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674ark:/26339/001300000rzsxporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-07-12T11:15:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-07-12T11:15:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
System dynamics to analyze the impact of the insertion of electric vehicles in the electrical power system
title Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
spellingShingle Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
Rodrigues, Glauco Oliveira
Dinâmica de sistemas
Modelagem computacional
Veículos elétricos
Vensim-PLE
Systems dynamics
Computational modeling
Electric vehicles
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
title_full Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
title_fullStr Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
title_full_unstemmed Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
title_sort Dinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricos
author Rodrigues, Glauco Oliveira
author_facet Rodrigues, Glauco Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simonetto, Eugênio de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1853313255345200
Castro, Hélio
Dalmolin, Luiz Cláudio
Lehnhart, Eliete dos Reis
Gregori, Roberto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Glauco Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica de sistemas
Modelagem computacional
Veículos elétricos
Vensim-PLE
Systems dynamics
Computational modeling
Electric vehicles
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Dinâmica de sistemas
Modelagem computacional
Veículos elétricos
Vensim-PLE
Systems dynamics
Computational modeling
Electric vehicles
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Data de defesa de acordo com a ata.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12T11:14:08Z
2023-07-12T11:14:08Z
2023-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000rzsx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674
identifier_str_mv ark:/26339/001300000rzsx
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Administração
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Administração
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Administração
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Administração
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172387567566848