Modelagem e análise da dinâmica longitudinal de veículos automotivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-19062024-100755/ |
Resumo: | Este trabalho estuda a dinâmica longitudinal de veículos automotivos com a ajuda de modelagem matemática através do desenvolvimento dos chamados protótipos virtuais. O veículo usado é um VW-GOL. Um modelo é implementado em ambiente MATLAB/SIMULINK e outro em ADAMS, uma ferramenta de modelagem de sistemas multi-corpos. Os sub-sistemas que estão envolvidos na dinâmica longitudinal de um veículo são o motor, embreagem, caixa de câmbio, diferenciais, eixos, rodas, pneus, sistema de freio, aerodinâmica, motorista e também a pista. Todos eles estão representados nos presentes modelos. Há uma grande interação entre esses sub-sistemas, além de várias não-linearidades, equações algébricas e equações diferenciais. Portanto a ajuda de ferramentas computacionais se faz necessária para o estudo do veículo completo. Com os protótipos virtuais, várias simulações relacionadas à dinâmica longitudinal do veículo, incluindo desempenho em aceleração, retomada, tempo e distância de frenagem, rampa máxima e velocidade máxima são executados. Os resultados obtidos são comparados com os valores medidos em testes e são tiradas conclusões |
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Modelagem e análise da dinâmica longitudinal de veículos automotivosModeling and analysis of automotive vehicle longitudinal dynamicsdesempenho veiculardinâmica de veículosdinâmica longitudinallongitudinal dynamicsmodelagem de veículosvehicle dynamicsvehicle modelingvehicle performanceEste trabalho estuda a dinâmica longitudinal de veículos automotivos com a ajuda de modelagem matemática através do desenvolvimento dos chamados protótipos virtuais. O veículo usado é um VW-GOL. Um modelo é implementado em ambiente MATLAB/SIMULINK e outro em ADAMS, uma ferramenta de modelagem de sistemas multi-corpos. Os sub-sistemas que estão envolvidos na dinâmica longitudinal de um veículo são o motor, embreagem, caixa de câmbio, diferenciais, eixos, rodas, pneus, sistema de freio, aerodinâmica, motorista e também a pista. Todos eles estão representados nos presentes modelos. Há uma grande interação entre esses sub-sistemas, além de várias não-linearidades, equações algébricas e equações diferenciais. Portanto a ajuda de ferramentas computacionais se faz necessária para o estudo do veículo completo. Com os protótipos virtuais, várias simulações relacionadas à dinâmica longitudinal do veículo, incluindo desempenho em aceleração, retomada, tempo e distância de frenagem, rampa máxima e velocidade máxima são executados. Os resultados obtidos são comparados com os valores medidos em testes e são tiradas conclusõesThis work studies automotive vehicle longitudinal dynamics with the aid of mathematical modeling through the development of soó called virtual prototypes. The vehicle used is a VW-GOL. One model is implemented in the MATLAB / SIMULINK environment and another in ADAMS, a multibody system modeling tool. The subsystems that are involved in longitudinall dynamics of a vehicle are the engine, clutch, gear box, differential, drive shafts, wheels, tires, braking system, aerodynamics, driver and also the road. All of them are represented m the present models. There is a large mteraction among these sub- systems, besides several non-linearities, algebric equations and differential equa- tions. Therefore the help of computational tools is necessary to study the whole vehicle. With virtual prototypes, various simulations related to the longitudinal dynamics of the vehicle, including performance in acceleration, recovering, time and distance of braking, maximum slope e maximmn speed are performed. The results are compared with the values measured m road tests and conclusions are drawn.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta Neto, AlvaroCunha, Rodivaldo Henrique da1998-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-19062024-100755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T19:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-19062024-100755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T19:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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