O gestor como articulador da prática pedagógica da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000084fx |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. |
id |
UFSM_3b8afa72a8079e1c17e8e26b7c0380ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1199 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escolaThe manager as the articulator of the school pedagogical practiceGestor escolarParticipaçãoDemocraciaPPP (Projeto político-pedagógico)Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.The present study aims at verifying the manager importance as an articulator of the school community, as well as to analyze the participative and democratic management importance in the school pedagogical practice. It also will verify how important the construction of the political pedagogic project is. This new conception of management is necessary because the new century is marked by great social, political, economical and cultural changes. Such changes, fast and technological, require a more competent professional, who be able to act in any school activity, that is, a professional that see the totality and not just particularities. In this research, firstly, it is done an educational historical recovery since its origin up to the current days in order to understand the past as well as the school reality and the management models present on it. This study is based on a methodological-theoretical reference with a bibliographical character, through an exercise of dialectical nature. This project intends to confirm the necessity and importance of a new conception in relation to the manager’s role who practices the function of coordinator not just as a mere “supervisor” but as a mediator, a problem-solving person and an articulator of the school pedagogical practice. All of this to overcome the job division in the educative institution, considering the whole reality in which the school is inserted.O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica da escola, e da construção do projeto político pedagógico. Essa nova concepção de gestão faz-se necessária em função de que o novo século é marcado por grandes mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais.Mudanças rápidas e tecnológicas, que passam a exigir um profissional mais competente, capaz de atuar em qualquer atividade da escola, que consiga ver o todo e não somente as particularidades. Para essa pesquisa buscou-se autores, e bibliografias, que fazem um resgate histórico da educação, desde suas origens até os dias atuais, visando à compreensão do passado e, conseqüentemente, da realidade na qual a escola está inserida e dos modelos de gestão presentes nela. A pesquisa está amparada por um referencial teórico-metodológico de caráter bibliográfico, que buscou realizar um exercício de cunho dialético. Este projeto pretendeu confirmar a necessidade e importância de uma nova concepção do papel do gestor, que exerce a função de coordenador, não mais como um mero “supervisor”, mas um mediador, problematizador e articulador da prática pedagógica da escola e da construção do projeto político pedagógico, superando a divisão do trabalho na instituição educativa, considerando toda a realidade na qual a escola está inserida.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMousquer, Maria Elizabete LonderoBigolin, Denise da Silva2016-01-14T14:38:12Z2016-01-14T14:38:12Z2007-12-132007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199ark:/26339/00130000084fxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola The manager as the articulator of the school pedagogical practice |
title |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola |
spellingShingle |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola Bigolin, Denise da Silva Gestor escolar Participação Democracia PPP (Projeto político-pedagógico) |
title_short |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola |
title_full |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola |
title_fullStr |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola |
title_full_unstemmed |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola |
title_sort |
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola |
author |
Bigolin, Denise da Silva |
author_facet |
Bigolin, Denise da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mousquer, Maria Elizabete Londero |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bigolin, Denise da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestor escolar Participação Democracia PPP (Projeto político-pedagógico) |
topic |
Gestor escolar Participação Democracia PPP (Projeto político-pedagógico) |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-13 2007 2016-01-14T14:38:12Z 2016-01-14T14:38:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000084fx |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000084fx |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172302452555776 |