Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000004nzt |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/500 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_eff7d3bc4213a7ff35583c64cf9c7f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/500 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assuntoPPP (Projeto político-pedagógico)Gestão escolarParticipaçãoDemocraciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.Este estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do Projeto Pedagógico - PP na dimensão da gestão escolar democrática. Portanto investigou-se a concepção de gestão escolar, democracia, participação e o próprio conceito do PP, discutindo o sua forma de construção e seus usos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a gestão escolar democrática, bem como a importância da mesma para a construção efetiva do PP que vai ao encontro das reais necessidades da comunidade escolar. Para tanto utilizou-se como subsídios de estudo a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96- LDB, a Lei Municipal de Santa Maria da Gestão Democrática nº 4740/03, sendo, no entanto, os referenciais de autores estudiosos na área o principal método que fundamentou o presente trabalho. Constitui-se em um conjunto de princípios e diretrizes para nortear a escola, deixando de ser apenas uma perspectiva programática da instituição. Sua construção deve ser fruto da participação coletiva e é eficaz quando toda a comunidade escolar efetivamente participa, sendo ele o instrumento mais importante da escola por se constituir na identidade da mesma. Assim sendo, o PP deve ser construído com base na realidade dos alunos, da comunidade onde a escola está inserida, tendo como referência o diagnóstico da escola em sua totalidade realizado, contendo a problemática a ser superada e os objetivos a serem alcançados. Este trabalho está organizado em três partes, tendo como ponto de partida o estudo sobre a gestão escolar democrática. Após, trata do conceito de Projeto Pedagógico, finalizando com a ideia de participação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFerreira, Liliana SoaresKeller, Priscilla Sanguineti2014-09-24T12:12:22Z2014-09-24T12:12:22Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/500ark:/26339/0013000004nztporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
title |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
spellingShingle |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto Keller, Priscilla Sanguineti PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão escolar Participação Democracia |
title_short |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
title_full |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
title_fullStr |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
title_full_unstemmed |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
title_sort |
Projeto pedagógico: um estudo sobre o assunto |
author |
Keller, Priscilla Sanguineti |
author_facet |
Keller, Priscilla Sanguineti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Liliana Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keller, Priscilla Sanguineti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão escolar Participação Democracia |
topic |
PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão escolar Participação Democracia |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-30 2013 2014-09-24T12:12:22Z 2014-09-24T12:12:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/500 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000004nzt |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/500 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000004nzt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821325764748902400 |