A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019
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Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19634 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. |
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A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019Probleming and playing based on scientific journals of Physical Education in the period 2014 to 2019Brincadeira/brincarCriançaInfânciaEducação físicaPlay/playChildChildhoodPhysical educationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.This work analyzes how the play is problematized and based on scientific production in periodicals linked to Physical Education in the School from 2014 to 2019. It was a bibliographic research, based on historical-cultural psychology and historical pedagogycritical. We use the keywords "playing" and "playing" to search for articles in the magazines Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática and in the Revista Brasileira de Ciências do Esporte. After searching and reading the abstracts, we selected 18 articles for analysis from the categories: conception of child and / or childhood and conception of play. In the first category, we highlight two trends: one addressing child development and development based on social relationships with adults and the social environment, and the other, comprising the child's education related to a free and spontaneous being. Linked to these conceptions, we find in the second category, respectively, the perspective of games and playing developed with the mediation of adults, diverging from the perspective of essentially free and spontaneous playing. It is concluded that these two trends provide different guidelines for the organization of pedagogical work in Physical Education, school education and teacher training: the first highlights the role of the teacher and teaching, and the second, relativizes them. We position ourselves by the conception of a child as a historical-social being whose development depends on the interactions established in society. Games are elements that allow the appropriation of culture, therefore, effective and essential elements for child development, with emphasis on the mediation of adults (teachers).Este trabalho analisa como a brincadeira/brincar encontra-se problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. Utilizamos as palavras-chaves “brincar’’ e “brincadeira” para a busca de artigos nas revistas Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática e na Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Após a busca e leitura dos resumos, selecionamos 18 artigos para análise a partir das categorias: concepção de criança e/ou infância e concepção de brincadeira/brincar. Na primeira categoria, evidenciamos duas tendências: uma abordando a formação e o desenvolvimento infantil com base nas relações sociais com os adultos e o meio social e, outra, compreendendo a formação da criança relacionada a um ser livre e espontâneo. Articuladas a estas concepções, encontramos na segunda categoria, respectivamente, a perspectiva das brincadeiras e do brincar desenvolvidos com a mediação dos adultos, divergindo com a perspectiva de um brincar essencialmente livre e espontâneo. Conclui-se que estas duas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física, na educação escolar e na formação de professores: a primeira evidencia o papel do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os. Posicionamo-nos pela concepção de criança como um ser histórico-social cujo desenvolvimento depende das interações estabelecidas em sociedade. As brincadeiras/brincar são elementos que permitem a apropriação da cultura, portanto, elementos eficazes e essenciais ao desenvolvimento infantil, destacando-se, ainda, a mediação dos adultos (professores).Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosSawitzki, Rosalvo LuisNatali, Marcos2020-02-20T13:37:38Z2020-02-20T13:37:38Z2019-12-172019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19634ark:/26339/00130000105jgporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-02-21T06:03:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-02-21T06:03:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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