As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regis, Luciana de Castro
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000bxn7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_3fe7911aa94896ba0c5760e03d0ac99d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12291
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricularThe social networks as a pedagogical tool in the curricular unitRedes sociaisConectivismoEra digitalEnsino e aprendizagemSocial networksDigital ageConnectivismTeaching-learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.This article is developed from a research project dedicated to investigating the influ-ence of the use of social networks in education in the context of the city of Panambi and Dois Irmãos das Missões in the Northwest of Rio Grande do Sul. The field re-search it was applied to 163 educators, and has a quantitative approach in order to measure the acceptance and use of social networks by teachers as a pedagogical tool. To obtain the data a questionnaire was used with closed questions with options on a Likert scale. The study starts from the theoretical assumption of social-constructivism that considers social interaction as fundamental for teaching-learning, and proposes connectivism as a theory of learning for the Digital Age. In addition, the article highlights two reports of the role of teachers, as a case, using social net-works SnapChat and Facebook as a pedagogical tool, which made it possible to de-velop curricular contents with dynamism, cooperation and motivation.Este artigo é desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa que se dedicou a inves-tigar a influência do uso de redes sociais na educação no contexto da cidade de Pa-nambi e Dois Irmãos das Missões no Noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa de campo envolveu 163 educadores e possui uma abordagem quantitativa a fim de mensurar a aceitação e utilização das redes sociais pelos professores como instru-mento pedagógico. Para obtenção dos dados, foi utilizado questionário com pergun-tas fechadas com opções numa escala de Likert. O estudo parte do pressuposto teóri-co do socioconstrutivismo que considera a interação social como fundamental para o ensino-aprendizagem, propondo o conectivismo como teoria de aprendizagem para a Era Digital. Além disso, o artigo coloca em relevo dois relatos do protagonismo do-cente, a título de case, utilizando as redes sociais SnapChat e Facebook como ferra-menta pedagógica que possibilitou desenvolver conteúdos curriculares com dina-mismo, cooperação e motivação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaMachado, AlencarRegis, Luciana de Castro2018-01-19T13:39:47Z2018-01-19T13:39:47Z2017-10-282017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291ark:/26339/001300000bxn7porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-01-19T13:39:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-01-19T13:39:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
The social networks as a pedagogical tool in the curricular unit
title As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
spellingShingle As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
Regis, Luciana de Castro
Redes sociais
Conectivismo
Era digital
Ensino e aprendizagem
Social networks
Digital age
Connectivism
Teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
title_full As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
title_fullStr As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
title_full_unstemmed As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
title_sort As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
author Regis, Luciana de Castro
author_facet Regis, Luciana de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Alencar
dc.contributor.author.fl_str_mv Regis, Luciana de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Conectivismo
Era digital
Ensino e aprendizagem
Social networks
Digital age
Connectivism
Teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Redes sociais
Conectivismo
Era digital
Ensino e aprendizagem
Social networks
Digital age
Connectivism
Teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-28
2017
2018-01-19T13:39:47Z
2018-01-19T13:39:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000bxn7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291
identifier_str_mv ark:/26339/001300000bxn7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172318850187264