As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000bxn7 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. |
id |
UFSM_3fe7911aa94896ba0c5760e03d0ac99d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/12291 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricularThe social networks as a pedagogical tool in the curricular unitRedes sociaisConectivismoEra digitalEnsino e aprendizagemSocial networksDigital ageConnectivismTeaching-learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.This article is developed from a research project dedicated to investigating the influ-ence of the use of social networks in education in the context of the city of Panambi and Dois Irmãos das Missões in the Northwest of Rio Grande do Sul. The field re-search it was applied to 163 educators, and has a quantitative approach in order to measure the acceptance and use of social networks by teachers as a pedagogical tool. To obtain the data a questionnaire was used with closed questions with options on a Likert scale. The study starts from the theoretical assumption of social-constructivism that considers social interaction as fundamental for teaching-learning, and proposes connectivism as a theory of learning for the Digital Age. In addition, the article highlights two reports of the role of teachers, as a case, using social net-works SnapChat and Facebook as a pedagogical tool, which made it possible to de-velop curricular contents with dynamism, cooperation and motivation.Este artigo é desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa que se dedicou a inves-tigar a influência do uso de redes sociais na educação no contexto da cidade de Pa-nambi e Dois Irmãos das Missões no Noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa de campo envolveu 163 educadores e possui uma abordagem quantitativa a fim de mensurar a aceitação e utilização das redes sociais pelos professores como instru-mento pedagógico. Para obtenção dos dados, foi utilizado questionário com pergun-tas fechadas com opções numa escala de Likert. O estudo parte do pressuposto teóri-co do socioconstrutivismo que considera a interação social como fundamental para o ensino-aprendizagem, propondo o conectivismo como teoria de aprendizagem para a Era Digital. Além disso, o artigo coloca em relevo dois relatos do protagonismo do-cente, a título de case, utilizando as redes sociais SnapChat e Facebook como ferra-menta pedagógica que possibilitou desenvolver conteúdos curriculares com dina-mismo, cooperação e motivação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaMachado, AlencarRegis, Luciana de Castro2018-01-19T13:39:47Z2018-01-19T13:39:47Z2017-10-282017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291ark:/26339/001300000bxn7porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-01-19T13:39:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-01-19T13:39:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular The social networks as a pedagogical tool in the curricular unit |
title |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular |
spellingShingle |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular Regis, Luciana de Castro Redes sociais Conectivismo Era digital Ensino e aprendizagem Social networks Digital age Connectivism Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular |
title_full |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular |
title_fullStr |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular |
title_full_unstemmed |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular |
title_sort |
As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular |
author |
Regis, Luciana de Castro |
author_facet |
Regis, Luciana de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Alencar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regis, Luciana de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Conectivismo Era digital Ensino e aprendizagem Social networks Digital age Connectivism Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Redes sociais Conectivismo Era digital Ensino e aprendizagem Social networks Digital age Connectivism Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-28 2017 2018-01-19T13:39:47Z 2018-01-19T13:39:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000bxn7 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000bxn7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172318850187264 |