Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000009dph
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15026
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_42a1a7a93d797c66bb9eb0cfa848a6f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15026
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagemUlitisation of moodle in a school education middle school to support the teaching-learning processEnsino e aprendizagemAmbiente virtual de aprendizagemMoodleTeaching-learningVirtual learning environmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.This article has as main objective to show how the teachers of a public high school use Moodle as support to the teaching-learning process. Based on this research it was possible to identify which tools are used by the teachers in the support to face-to-face teaching, as well as the vision regarding the AVA Moodle interface design, usability of the virtual learning environment as well as the functionality of the resources. The questionnaire was used to collect data and then analyze the results. With the results obtained it was possible to highlight the main forms of interactions carried out by teachers with their students through the virtual learning environment Moodle, as well as knowing the positive and negative points that teachers identify when interacting with their students through the learning platform. Although technologies in the midst of education are consolidated, it is important to know clearly the potentialities of the platform resources so that teachers can create teaching strategy and thus consolidating effective learning. Finally, this research contributed to reflect on the use of the teaching-learning platform in high school and provide new insights regarding Moodle.Esse artigo tem como principal objetivo evidenciar de que forma os professores de uma escola pública de ensino médio utilizam o Moodle como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Com base nessa pesquisa, foi possível identificar quais as ferramentas que são utilizadas pelos professores no apoio ao ensino presencial, assim como a visão em relação ao design da interface AVA Moodle, usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem, assim como a funcionalidades dos recursos. Utilizou-se o questionário para coleta dos dados e posteriormente análise dos resultados. Com os resultados obtidos foi possível evidenciar as principais formas de interações realizadas pelos professores com seus alunos por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como conhecer os pontos positivos e negativos que os professores identificam quando interagem com seus alunos através da plataforma de aprendizagem. Embora as tecnologias no meio da educação estejam consolidadas, é importante conhecer de forma clara as potencialidades dos recursos da plataforma para que os professores possam criar estratégia de ensino e, assim, consolidar uma aprendizagem efetiva. Por fim esta pesquisa contribuiu para refletirmos sobre o uso da plataforma de ensinoaprendizagem no ensino médio e proporcionar novos olhares em relação ao Moodle.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasPereira, Adriana SoaresMoreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira2018-12-05T12:54:52Z2018-12-05T12:54:52Z2017-06-242017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15026ark:/26339/0013000009dphporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-12-06T05:04:25Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-12-06T05:04:25Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
Ulitisation of moodle in a school education middle school to support the teaching-learning process
title Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
Ensino e aprendizagem
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Teaching-learning
Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
title_full Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
title_sort Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
author Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
author_facet Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Adriana Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Teaching-learning
Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino e aprendizagem
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Teaching-learning
Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-24
2017
2018-12-05T12:54:52Z
2018-12-05T12:54:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15026
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000009dph
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15026
identifier_str_mv ark:/26339/0013000009dph
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172310079897600