Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupske, Pedro Henrique da Rosa
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000102fv
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022.
id UFSM_4942ae75faf7a71668b8ac93a5f71278
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/27420
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidadesPhysical Education in the initial years of elementary school: expectations and possibilitiesAnos iniciaisParâmetros curriculares nacionaisBase Nacional Comum CurricularEarly yearsNational curriculum parametersCommon National Curriculum BaseAssessmentsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022.Physical Education as a curricular component, has as a basic estimate to build knowledge about body culture, enabling students to regulate, communicate and transform in relation to the environment in which they live, collaborating for the formation of the sense of being human. In this context, the present work aims to bring relevant materials about the different types of activities used in Physical Education classes in the Early Years of Elementary School, in order to analyze and discuss the effectiveness of these activities, as well as to present the documentation and legislation that governs the performance of professionals in the area. The research is characterized as Diagnostic/Exploratory, where books and online platforms were used: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, between the period of time from 2012 to 2022, in Portuguese and English, for theoretical basis. In this context, the work meets these aspects, emphasizing the importance of School Physical Education in the Early Years and mainly suggesting activities for teachers to apply in their classes, through which we believe that this document can help Physical Education Teachers in schools, contributing to the educational formation of its students. We realize the importance of the Physical Education teacher to teach classes in the early years of Elementary School, as it is through planning adequate content for each year of teaching, together with a pedagogical sequence, that it is possible to promote practices that will be present throughout life. student's school.A Educação Física enquanto componente curricular, tem como estimativa básica construir conhecimento sobre a cultura corporal, capacitando o aluno para a regulação, comunicação e transformação em relação ao meio em que vive, colaborando para a formação do sentido de ser humano. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo trazer materiais pertinentes acerca dos diferentes tipos de atividades utilizadas nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar e discutir a eficácia dessas atividades, bem como apresentar a documentação e legislação que rege a atuação dos profissionais da área. A pesquisa caracteriza-se como Diagnóstico/Exploratória, onde utilizou-se livros e plataformas online sendo elas: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, entre o período de tempo de 2012 a 2022, na linguagem Português e Inglês, para embasamento teórico. Neste contexto, o trabalho vem de encontro a estes aspectos ressaltando a importância da Educação Física Escolar nos Anos Iniciais e principalmente sugestionando atividades para que os professores possam aplicar em suas aulas, através disso acreditamos que este documento possa auxiliar Professores de Educação Física das escolas, contribuindo com a formação educacional de seus alunos. Percebemos a importância do professor de Educação Física para ministrar as aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é através de um planejamento de conteúdos adequado para cada ano do ensino, juntamente com uma sequência pedagógica que é possível promover práticas que estarão presente por toda vida escolar do aluno.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosDaronco, Luciane Sanchotene EtchepareKupske, Pedro Henrique da Rosa2022-12-28T13:26:46Z2022-12-28T13:26:46Z2022-09-302022Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420ark:/26339/00130000102fvporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-12-28T13:26:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/27420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-12-28T13:26:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
Physical Education in the initial years of elementary school: expectations and possibilities
title Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
spellingShingle Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
Kupske, Pedro Henrique da Rosa
Anos iniciais
Parâmetros curriculares nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Early years
National curriculum parameters
Common National Curriculum Base
Assessments
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
title_full Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
title_fullStr Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
title_full_unstemmed Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
title_sort Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
author Kupske, Pedro Henrique da Rosa
author_facet Kupske, Pedro Henrique da Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.contributor.author.fl_str_mv Kupske, Pedro Henrique da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Anos iniciais
Parâmetros curriculares nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Early years
National curriculum parameters
Common National Curriculum Base
Assessments
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Anos iniciais
Parâmetros curriculares nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Early years
National curriculum parameters
Common National Curriculum Base
Assessments
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28T13:26:46Z
2022-12-28T13:26:46Z
2022-09-30
2022
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000102fv
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420
identifier_str_mv ark:/26339/00130000102fv
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612529807884288