Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000102fv |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022. |
id |
UFSM_4942ae75faf7a71668b8ac93a5f71278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/27420 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidadesPhysical Education in the initial years of elementary school: expectations and possibilitiesAnos iniciaisParâmetros curriculares nacionaisBase Nacional Comum CurricularEarly yearsNational curriculum parametersCommon National Curriculum BaseAssessmentsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022.Physical Education as a curricular component, has as a basic estimate to build knowledge about body culture, enabling students to regulate, communicate and transform in relation to the environment in which they live, collaborating for the formation of the sense of being human. In this context, the present work aims to bring relevant materials about the different types of activities used in Physical Education classes in the Early Years of Elementary School, in order to analyze and discuss the effectiveness of these activities, as well as to present the documentation and legislation that governs the performance of professionals in the area. The research is characterized as Diagnostic/Exploratory, where books and online platforms were used: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, between the period of time from 2012 to 2022, in Portuguese and English, for theoretical basis. In this context, the work meets these aspects, emphasizing the importance of School Physical Education in the Early Years and mainly suggesting activities for teachers to apply in their classes, through which we believe that this document can help Physical Education Teachers in schools, contributing to the educational formation of its students. We realize the importance of the Physical Education teacher to teach classes in the early years of Elementary School, as it is through planning adequate content for each year of teaching, together with a pedagogical sequence, that it is possible to promote practices that will be present throughout life. student's school.A Educação Física enquanto componente curricular, tem como estimativa básica construir conhecimento sobre a cultura corporal, capacitando o aluno para a regulação, comunicação e transformação em relação ao meio em que vive, colaborando para a formação do sentido de ser humano. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo trazer materiais pertinentes acerca dos diferentes tipos de atividades utilizadas nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar e discutir a eficácia dessas atividades, bem como apresentar a documentação e legislação que rege a atuação dos profissionais da área. A pesquisa caracteriza-se como Diagnóstico/Exploratória, onde utilizou-se livros e plataformas online sendo elas: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, entre o período de tempo de 2012 a 2022, na linguagem Português e Inglês, para embasamento teórico. Neste contexto, o trabalho vem de encontro a estes aspectos ressaltando a importância da Educação Física Escolar nos Anos Iniciais e principalmente sugestionando atividades para que os professores possam aplicar em suas aulas, através disso acreditamos que este documento possa auxiliar Professores de Educação Física das escolas, contribuindo com a formação educacional de seus alunos. Percebemos a importância do professor de Educação Física para ministrar as aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é através de um planejamento de conteúdos adequado para cada ano do ensino, juntamente com uma sequência pedagógica que é possível promover práticas que estarão presente por toda vida escolar do aluno.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosDaronco, Luciane Sanchotene EtchepareKupske, Pedro Henrique da Rosa2022-12-28T13:26:46Z2022-12-28T13:26:46Z2022-09-302022Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420ark:/26339/00130000102fvporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-12-28T13:26:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/27420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-12-28T13:26:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades Physical Education in the initial years of elementary school: expectations and possibilities |
title |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades |
spellingShingle |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades Kupske, Pedro Henrique da Rosa Anos iniciais Parâmetros curriculares nacionais Base Nacional Comum Curricular Early years National curriculum parameters Common National Curriculum Base Assessments CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades |
title_full |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades |
title_fullStr |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades |
title_sort |
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades |
author |
Kupske, Pedro Henrique da Rosa |
author_facet |
Kupske, Pedro Henrique da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kupske, Pedro Henrique da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos iniciais Parâmetros curriculares nacionais Base Nacional Comum Curricular Early years National curriculum parameters Common National Curriculum Base Assessments CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Anos iniciais Parâmetros curriculares nacionais Base Nacional Comum Curricular Early years National curriculum parameters Common National Curriculum Base Assessments CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28T13:26:46Z 2022-12-28T13:26:46Z 2022-09-30 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000102fv |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000102fv |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612529807884288 |