A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Helenice Dutra de
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300001093r
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_4a4080bdd8e751d05a777c37ab02cf34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/891
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseiosEducaçãoEducação especialFormação docenteFormação de professoresEducação inclusivaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Inclusion – face with the ideal of an Integral Education that is the base for the students to act with autonomy in society – won’t revolutionize only the educational practices, as well the whole society. In this sense this new model supports the integration of people with disabilities in the basic education, providing interaction and respect for differences, decent conditions and favorable to building meaningful learning to all the students, without distinction. However, for the philosophy propagated by the inclusive school to take effect, it is important to consider the training of teachers and their teaching practices. Based on the arguments above, this study intend - in the face of bibliography with retomad referend students research and field research with question’s aplication - investigate teacher training in relation to the practice of inclusion, understanding the difficulties, achievements and dreams have taken by teachers, authors full of changes. We hoped, throughout the research, demonstrate the way went along, then we think about alternatives relevant to this long journey towards a education more human with quality.A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido esse novo modelo defende a inclusão de todas as pessoas na Educação básica, oferecendo pela interação e pelo respeito às diferenças, condições dignas e propícias à construção de aprendizados significativos a todos, indistintamente. Contudo, para que a filosofia propagada pela escola inclusiva surta efeito, faz-se relevante pensar na formação dos professores e nas suas práticas pedagógicas. Com base no disposto, esse trabalho objetiva - diante da pesquisa bibliográfica, que retomará autores referendados sobre a inclusão e sobre a formação de professores e pesquisa de campo, que contará com aplicação de questionários a educadores - investigar a formação de professores para a prática da Inclusão, entendendo as dificuldades, conquistas e sonhos tidos pelos professores, autores plenos de mudanças. Espera-se, ao longo da pesquisa, demonstrar o caminho já percorrido para consolidação da Inclusão, para então se pensar em alternativas pertinentes a essa longa caminhada rumo a uma educação mais humana e de qualidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoAraújo, Helenice Dutra de2015-06-19T15:27:50Z2015-06-19T15:27:50Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/891ark:/26339/001300001093rporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
title A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
spellingShingle A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
Araújo, Helenice Dutra de
Educação
Educação especial
Formação docente
Formação de professores
Educação inclusiva
title_short A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
title_full A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
title_fullStr A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
title_full_unstemmed A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
title_sort A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
author Araújo, Helenice Dutra de
author_facet Araújo, Helenice Dutra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Helenice Dutra de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial
Formação docente
Formação de professores
Educação inclusiva
topic Educação
Educação especial
Formação docente
Formação de professores
Educação inclusiva
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2015-06-19T15:27:50Z
2015-06-19T15:27:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300001093r
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891
identifier_str_mv ark:/26339/001300001093r
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172423342882816