A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300001093r |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_4a4080bdd8e751d05a777c37ab02cf34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/891 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseiosEducaçãoEducação especialFormação docenteFormação de professoresEducação inclusivaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Inclusion – face with the ideal of an Integral Education that is the base for the students to act with autonomy in society – won’t revolutionize only the educational practices, as well the whole society. In this sense this new model supports the integration of people with disabilities in the basic education, providing interaction and respect for differences, decent conditions and favorable to building meaningful learning to all the students, without distinction. However, for the philosophy propagated by the inclusive school to take effect, it is important to consider the training of teachers and their teaching practices. Based on the arguments above, this study intend - in the face of bibliography with retomad referend students research and field research with question’s aplication - investigate teacher training in relation to the practice of inclusion, understanding the difficulties, achievements and dreams have taken by teachers, authors full of changes. We hoped, throughout the research, demonstrate the way went along, then we think about alternatives relevant to this long journey towards a education more human with quality.A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido esse novo modelo defende a inclusão de todas as pessoas na Educação básica, oferecendo pela interação e pelo respeito às diferenças, condições dignas e propícias à construção de aprendizados significativos a todos, indistintamente. Contudo, para que a filosofia propagada pela escola inclusiva surta efeito, faz-se relevante pensar na formação dos professores e nas suas práticas pedagógicas. Com base no disposto, esse trabalho objetiva - diante da pesquisa bibliográfica, que retomará autores referendados sobre a inclusão e sobre a formação de professores e pesquisa de campo, que contará com aplicação de questionários a educadores - investigar a formação de professores para a prática da Inclusão, entendendo as dificuldades, conquistas e sonhos tidos pelos professores, autores plenos de mudanças. Espera-se, ao longo da pesquisa, demonstrar o caminho já percorrido para consolidação da Inclusão, para então se pensar em alternativas pertinentes a essa longa caminhada rumo a uma educação mais humana e de qualidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoAraújo, Helenice Dutra de2015-06-19T15:27:50Z2015-06-19T15:27:50Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/891ark:/26339/001300001093rporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
title |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
spellingShingle |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios Araújo, Helenice Dutra de Educação Educação especial Formação docente Formação de professores Educação inclusiva |
title_short |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
title_full |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
title_fullStr |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
title_full_unstemmed |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
title_sort |
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios |
author |
Araújo, Helenice Dutra de |
author_facet |
Araújo, Helenice Dutra de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Soraia Napoleão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Helenice Dutra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial Formação docente Formação de professores Educação inclusiva |
topic |
Educação Educação especial Formação docente Formação de professores Educação inclusiva |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2015-06-19T15:27:50Z 2015-06-19T15:27:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300001093r |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/891 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300001093r |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172423342882816 |