EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória. |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULARCurrículo. Formação continuada. Educação especial inclusiva.Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMABerni, Valdete Ursulina da SilvaOmodei, Juliana Dalbem2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 41-562178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224/181Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/224Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.845Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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