EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berni, Valdete Ursulina da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Omodei, Juliana Dalbem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória.
id FAMA-0_4dc36bff21da70493deadbe4f301d8af
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/224
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULARCurrículo. Formação continuada. Educação especial inclusiva.Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMABerni, Valdete Ursulina da SilvaOmodei, Juliana Dalbem2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 41-562178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224/181Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/224Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.845Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
Berni, Valdete Ursulina da Silva
Currículo. Formação continuada. Educação especial inclusiva.
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA X FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES ENCONTRADAS FRENTE AO DESAFIO DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
author Berni, Valdete Ursulina da Silva
author_facet Berni, Valdete Ursulina da Silva
Omodei, Juliana Dalbem
author_role author
author2 Omodei, Juliana Dalbem
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Berni, Valdete Ursulina da Silva
Omodei, Juliana Dalbem
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Formação continuada. Educação especial inclusiva.
topic Currículo. Formação continuada. Educação especial inclusiva.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória.
description Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a educação inclusiva e a formação docente e as dificuldades encontradas frente ao desafio de elaborar as adequações curriculares necessárias ao atendimento específico de cada estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Fizeram parte da pesquisa 15 profissionais da rede estadual paulista de educação que, através de questionário específico, explicitaram as dificuldades encontradas na elaboração das adequações curriculares, seu entendimento sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e as carências referentes à formação continuada, de responsabilidade legal da equipe de formação da Diretoria de Ensino. O estudo evidencia a necessidade de reorganização das estratégias de formação oferecidas aos professores, bem como a necessidade de retomada dos conceitos e práticas pedagógicas propostas pelo currículo, visando assim a melhoria da qualidade das formações e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos alunos PAEE, considerando que os docentes participantes da pesquisa enfatizam as deficiências, bem como as limitações de seus alunos e não suas potencialidades e necessidades reais, mostrando uma prática pedagógica excludente e discriminatória.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/224/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 41-56
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926363787264