Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000d08p |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_4b9d305da2710085f22095bf2a64094c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17104 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesaMultiliteracy in high school: a proposal of the usage of medias in portuguese language teachingMultiletramentoEnsino médioLíngua portuguesaMultiliteracyHigh schoolPortuguese languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.This article shows some theoretical and practical results of a research on the usage of medias as support for multiliteracy practices in the context of Portuguese Language teaching. In this opportunity, in order to facilitate and promote the construction of learning, there is the usage of medias resource in working with students from the second grade of High School. This work is derived from a literature review of works on conceptions, teaching and usage of medias and practices in classroom of a Public School in Santa Maria. The goal is to promote practices that are aimed at the promotion of multiliteracy and construction of learning and processes of authorship of the participating students in the study from the integrated usage of medias. For that, activities of analysis and production of propaganda, in view of its multimodal composition. On the results, in general, in the analysis of the texts, there was a certain ease in the recognition of strategies used in the advertisements because of their recurrence in other and greater difficulties in the recognition of the specific objectives of each publicity. In audiovisual production, even with the difficulty of many students to handle the editing tools, a coherent articulation of the resources for the textual / semantic composition of the advertisement was verified in most of the productions. The main conclusion concerns the reflections about the contributions and the potential of the Communication and Information Technologies (TIC) provide the reading practices and production of multimodal texts.Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos da pesquisa sobre o uso das mídias como suporte para as práticas multiletramento no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Nesta oportunidade, a fim de facilitar e promover a construção de aprendizagens tem-se a utilização dos recursos de mídias no trabalho com estudantes de 2ª série do Ensino Médio. Este trabalho é derivado de uma revisão de literatura de trabalhos sobre concepções de linguagens, ensino e uso das mídias e de práticas em sala de aula de uma escola estadual de Santa Maria. O objetivo é promover práticas que visem à promoção do multiletramento e à construção de aprendizagens e processos de autoria dos alunos participantes do estudo a partir do uso integrado das mídias. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de análises e produção de peças de propaganda, tendo em vista sua composição multimodal. Quanto aos resultados, de modo geral, na análise dos textos, evidenciou-se, por um lado, certa facilidade no reconhecimento de estratégias utilizadas nas propagandas devido à recorrência das mesmas e, por outro, maiores dificuldades no reconhecimento dos objetivos específicos de cada publicidade. Na produção audiovisual, mesmo diante da dificuldade de muitos para manejo das ferramentas de edição, verificou-se na maioria das produções uma articulação coerente dos recursos para a composição textual/semântica da peça de propaganda. A principal conclusão deste trabalho diz respeito às reflexões sobre as contribuições e sobre potencialidades que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) proporcionam as práticas de leitura e produção de textos multimodais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaKonrath, Mary Lúcia PedrosoAita, Ananda de Belgrado2019-06-25T12:31:40Z2019-06-25T12:31:40Z2018-12-202019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104ark:/26339/001300000d08pporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-26T06:04:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-26T06:04:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa Multiliteracy in high school: a proposal of the usage of medias in portuguese language teaching |
title |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa Aita, Ananda de Belgrado Multiletramento Ensino médio Língua portuguesa Multiliteracy High school Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa |
title_full |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa |
author |
Aita, Ananda de Belgrado |
author_facet |
Aita, Ananda de Belgrado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Konrath, Mary Lúcia Pedroso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aita, Ananda de Belgrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramento Ensino médio Língua portuguesa Multiliteracy High school Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Multiletramento Ensino médio Língua portuguesa Multiliteracy High school Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 2019-06-25T12:31:40Z 2019-06-25T12:31:40Z 2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000d08p |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000d08p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172324376182784 |