Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aita, Ananda de Belgrado
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000d08p
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_4b9d305da2710085f22095bf2a64094c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17104
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesaMultiliteracy in high school: a proposal of the usage of medias in portuguese language teachingMultiletramentoEnsino médioLíngua portuguesaMultiliteracyHigh schoolPortuguese languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.This article shows some theoretical and practical results of a research on the usage of medias as support for multiliteracy practices in the context of Portuguese Language teaching. In this opportunity, in order to facilitate and promote the construction of learning, there is the usage of medias resource in working with students from the second grade of High School. This work is derived from a literature review of works on conceptions, teaching and usage of medias and practices in classroom of a Public School in Santa Maria. The goal is to promote practices that are aimed at the promotion of multiliteracy and construction of learning and processes of authorship of the participating students in the study from the integrated usage of medias. For that, activities of analysis and production of propaganda, in view of its multimodal composition. On the results, in general, in the analysis of the texts, there was a certain ease in the recognition of strategies used in the advertisements because of their recurrence in other and greater difficulties in the recognition of the specific objectives of each publicity. In audiovisual production, even with the difficulty of many students to handle the editing tools, a coherent articulation of the resources for the textual / semantic composition of the advertisement was verified in most of the productions. The main conclusion concerns the reflections about the contributions and the potential of the Communication and Information Technologies (TIC) provide the reading practices and production of multimodal texts.Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos da pesquisa sobre o uso das mídias como suporte para as práticas multiletramento no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Nesta oportunidade, a fim de facilitar e promover a construção de aprendizagens tem-se a utilização dos recursos de mídias no trabalho com estudantes de 2ª série do Ensino Médio. Este trabalho é derivado de uma revisão de literatura de trabalhos sobre concepções de linguagens, ensino e uso das mídias e de práticas em sala de aula de uma escola estadual de Santa Maria. O objetivo é promover práticas que visem à promoção do multiletramento e à construção de aprendizagens e processos de autoria dos alunos participantes do estudo a partir do uso integrado das mídias. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de análises e produção de peças de propaganda, tendo em vista sua composição multimodal. Quanto aos resultados, de modo geral, na análise dos textos, evidenciou-se, por um lado, certa facilidade no reconhecimento de estratégias utilizadas nas propagandas devido à recorrência das mesmas e, por outro, maiores dificuldades no reconhecimento dos objetivos específicos de cada publicidade. Na produção audiovisual, mesmo diante da dificuldade de muitos para manejo das ferramentas de edição, verificou-se na maioria das produções uma articulação coerente dos recursos para a composição textual/semântica da peça de propaganda. A principal conclusão deste trabalho diz respeito às reflexões sobre as contribuições e sobre potencialidades que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) proporcionam as práticas de leitura e produção de textos multimodais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaKonrath, Mary Lúcia PedrosoAita, Ananda de Belgrado2019-06-25T12:31:40Z2019-06-25T12:31:40Z2018-12-202019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104ark:/26339/001300000d08pporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-26T06:04:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-26T06:04:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
Multiliteracy in high school: a proposal of the usage of medias in portuguese language teaching
title Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
spellingShingle Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
Aita, Ananda de Belgrado
Multiletramento
Ensino médio
Língua portuguesa
Multiliteracy
High school
Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
title_full Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
title_fullStr Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
title_sort Multiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesa
author Aita, Ananda de Belgrado
author_facet Aita, Ananda de Belgrado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Aita, Ananda de Belgrado
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramento
Ensino médio
Língua portuguesa
Multiliteracy
High school
Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Multiletramento
Ensino médio
Língua portuguesa
Multiliteracy
High school
Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2019-06-25T12:31:40Z
2019-06-25T12:31:40Z
2019
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000d08p
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104
identifier_str_mv ark:/26339/001300000d08p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172324376182784