A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000s137 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015. |
id |
UFSM_4ea8f0f454512e87f602ff0a67944ace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13250 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam GonçalvesThe construction of celebrities in web 2.0: a case study about the booktuber Pam GonçalvesCelebridades da webConstrução da famaBooktuberYouTubeCanal literárioCelebrities of webConstruction of fameLiterary chanelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.This present paper aims at the construction of fame and the process of celebrification on the web and approaches the understanding of how the uses of online platforms and the interaction with the public contribute to the construction of web celebrities. In this way, this research aims to investigate the uses of online platforms for the construction of web celebrities through a case study about the booktuber Pam Gonçalves, besides going deeper, on studying the process of celebrification to understand the method of construction of Pam Gonçalves‟ fame and to identify the contribution of social capital values to the shaping of web celebrities. For this, this inquiry is based on the concept brought by Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) and França e Simões (2014). The task was supported on a case study about the booktuber Pam Gonçalves, with the combination of some methodological procedures as online observation of platforms used by the booktuber and as well as the uses of web, the analysis of the social capital values present in the comments of selected videos, offline observation at Bienal do Livro 2015 and the application of a form to understand who are Pam followers and why they follow her. It was found that the process of celebrification on web does not occur only as a self-construction, because it depends on the personal effort of the celebrity, but also on the support of public who attributes to this celebrity visibility, popularity, reputation and authority.O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo investigar os usos das plataformas online para a construção de celebridades da web através de um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, além de aprofundar os estudos acerca do processo de celebrificação, compreender o processo de construção da fama de Pam Gonçalves e identificar a contribuição dos valores do capital social para a formação de celebridades na rede. Para isso, a pesquisa baseia-se nos conceitos trazidos por Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) e França e Simões (2014). O trabalho apoiou-se em um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, com a combinação de alguns procedimentos metodológicos como a observação online das plataformas utilizadas pela booktuber e bem como os usos da rede, a análise dos valores do capital social presentes nos comentários dos vídeos selecionados, observação off-line na Bienal do Livro 2015 e a aplicação de um formulário para entender quem são os seguidores de Pam e por que eles a seguem. Como resultados, constatou-se que o processo de celebrificação na rede não se dá apenas como uma autoconstrução, pois depende do esforço pessoal da celebridade, mas também do respaldo do público que atribui a essa celebridade visibilidade, popularidade, reputação e autoridade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasBrignol, Liliane DutraMello, Andressa Spencer de2018-05-24T18:42:35Z2018-05-24T18:42:35Z2015-12-182015Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250ark:/26339/001300000s137porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-24T18:42:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-24T18:42:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves The construction of celebrities in web 2.0: a case study about the booktuber Pam Gonçalves |
title |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves |
spellingShingle |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves Mello, Andressa Spencer de Celebridades da web Construção da fama Booktuber YouTube Canal literário Celebrities of web Construction of fame Literary chanel CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves |
title_full |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves |
title_fullStr |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves |
title_full_unstemmed |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves |
title_sort |
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves |
author |
Mello, Andressa Spencer de |
author_facet |
Mello, Andressa Spencer de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brignol, Liliane Dutra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Andressa Spencer de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celebridades da web Construção da fama Booktuber YouTube Canal literário Celebrities of web Construction of fame Literary chanel CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Celebridades da web Construção da fama Booktuber YouTube Canal literário Celebrities of web Construction of fame Literary chanel CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 2015 2018-05-24T18:42:35Z 2018-05-24T18:42:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000s137 |
identifier_str_mv |
MELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015. ark:/26339/001300000s137 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172387694444544 |