A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Andressa Spencer de
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000s137
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.
id UFSM_4ea8f0f454512e87f602ff0a67944ace
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13250
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam GonçalvesThe construction of celebrities in web 2.0: a case study about the booktuber Pam GonçalvesCelebridades da webConstrução da famaBooktuberYouTubeCanal literárioCelebrities of webConstruction of fameLiterary chanelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.This present paper aims at the construction of fame and the process of celebrification on the web and approaches the understanding of how the uses of online platforms and the interaction with the public contribute to the construction of web celebrities. In this way, this research aims to investigate the uses of online platforms for the construction of web celebrities through a case study about the booktuber Pam Gonçalves, besides going deeper, on studying the process of celebrification to understand the method of construction of Pam Gonçalves‟ fame and to identify the contribution of social capital values to the shaping of web celebrities. For this, this inquiry is based on the concept brought by Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) and França e Simões (2014). The task was supported on a case study about the booktuber Pam Gonçalves, with the combination of some methodological procedures as online observation of platforms used by the booktuber and as well as the uses of web, the analysis of the social capital values present in the comments of selected videos, offline observation at Bienal do Livro 2015 and the application of a form to understand who are Pam followers and why they follow her. It was found that the process of celebrification on web does not occur only as a self-construction, because it depends on the personal effort of the celebrity, but also on the support of public who attributes to this celebrity visibility, popularity, reputation and authority.O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo investigar os usos das plataformas online para a construção de celebridades da web através de um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, além de aprofundar os estudos acerca do processo de celebrificação, compreender o processo de construção da fama de Pam Gonçalves e identificar a contribuição dos valores do capital social para a formação de celebridades na rede. Para isso, a pesquisa baseia-se nos conceitos trazidos por Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) e França e Simões (2014). O trabalho apoiou-se em um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, com a combinação de alguns procedimentos metodológicos como a observação online das plataformas utilizadas pela booktuber e bem como os usos da rede, a análise dos valores do capital social presentes nos comentários dos vídeos selecionados, observação off-line na Bienal do Livro 2015 e a aplicação de um formulário para entender quem são os seguidores de Pam e por que eles a seguem. Como resultados, constatou-se que o processo de celebrificação na rede não se dá apenas como uma autoconstrução, pois depende do esforço pessoal da celebridade, mas também do respaldo do público que atribui a essa celebridade visibilidade, popularidade, reputação e autoridade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasBrignol, Liliane DutraMello, Andressa Spencer de2018-05-24T18:42:35Z2018-05-24T18:42:35Z2015-12-182015Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250ark:/26339/001300000s137porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-24T18:42:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-24T18:42:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
The construction of celebrities in web 2.0: a case study about the booktuber Pam Gonçalves
title A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
spellingShingle A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
Mello, Andressa Spencer de
Celebridades da web
Construção da fama
Booktuber
YouTube
Canal literário
Celebrities of web
Construction of fame
Literary chanel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
title_full A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
title_fullStr A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
title_full_unstemmed A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
title_sort A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
author Mello, Andressa Spencer de
author_facet Mello, Andressa Spencer de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Andressa Spencer de
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridades da web
Construção da fama
Booktuber
YouTube
Canal literário
Celebrities of web
Construction of fame
Literary chanel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Celebridades da web
Construção da fama
Booktuber
YouTube
Canal literário
Celebrities of web
Construction of fame
Literary chanel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2015
2018-05-24T18:42:35Z
2018-05-24T18:42:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000s137
identifier_str_mv MELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.
ark:/26339/001300000s137
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172387694444544