Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000009db9
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_9bfac86ea075dd8222ea0921aa2e4145
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13517
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolarCreating links to learn: a case study on the participation of family management schoolGestão democráticaParticipaçãoFamíliaEscolaDemocratic managementParticipationFamilySchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.This paper aims to highlight the importance of effective participation of parents in the school environment in a State School of Basic Education in Sapucaia do Sul - RS. For this, a survey conducted qualitative, case study, in which questionnaires were filled with open questions will be representatives from all segments school (management team, teachers, parents, staff and students). The questionnaires analyzed emphasize the need for effective participation of parents in the school environment, seeking better quality education for their children / students. It was found that the participation of all segments occurs precariously school. The management team feels disheartened and in many instances "mascara" reality, trying to make everyone think that is quite democratic. There is lack of awareness by parents of what their role in school because those involved are always the same, this group, which represents a minority. Regarding teachers realize that participation is mandatory and not by aspirations for change, although all are in favor and want a "democratic management". Already officials believe is involved develop their roles within the school and the students participate in activities "proposed or imposed" to be assessed not by interest. In all segments notice the lack of interest and motivation in the school environment. No commitment is evidenced by any of the segments seeking effective participation in decision-making. It is necessary that all segments reflect on the events in the school environment researched because it is far removed from reality desired, to occur the qualification and building a democratic school management.O presente trabalho objetivou evidenciar a importância da participação efetiva dos pais no ambiente escolar em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Sapucaia do Sul/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual foram aplicados questionários com perguntas abertas aos representantes de todos os segmentos escolares (equipe diretiva, professores, pais, funcionários e alunos). Os questionários analisados apontam para a necessidade de participação efetiva dos pais no ambiente escolar, buscando melhor qualidade na educação de seus filhos/alunos. Constatou-se que a participação de todos os segmentos escolares ocorre de forma precária. A equipe diretiva sente-se desmotivada e em muitos momentos “mascara” a realidade, tentando fazer com que todos pensem que é bastante democrática. Há falta de esclarecimento por parte dos pais de qual é o seu papel na escola, pois os que participam são sempre os mesmos, grupo este, que representa uma minoria. Em relação aos professores, percebe-se que a participação ocorre por obrigatoriedade e não por anseios de mudanças, embora todos sejam a favor e queiram uma “gestão democrática”. Já os funcionários, acreditam que participar é desenvolver suas funções dentro da escola, e os alunos participam das atividades “propostas ou impostas” para que sejam avaliados, e não por interesse. Em todos os segmentos nota-se a falta de interesse e motivação no ambiente escolar. Não se evidencia empenho por parte de nenhum dos segmentos buscando a participação efetiva na tomada de decisões. É necessário que todos os segmentos reflitam sobre os acontecimentos no ambiente escolar pesquisado, pois está bem distante da realidade desejada, para que ocorra a qualificação profissional e a construção de uma gestão escolar democrática.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoBorba, Adriane Terezinha Figueiredo de2018-06-25T12:24:06Z2018-06-25T12:24:06Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517ark:/26339/0013000009db9porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-09T15:44:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-09T15:44:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
Creating links to learn: a case study on the participation of family management school
title Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
spellingShingle Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de
Gestão democrática
Participação
Família
Escola
Democratic management
Participation
Family
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
title_full Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
title_fullStr Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
title_full_unstemmed Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
title_sort Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
author Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de
author_facet Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krüger, Leonardo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Família
Escola
Democratic management
Participation
Family
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Participação
Família
Escola
Democratic management
Participation
Family
School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2018-06-25T12:24:06Z
2018-06-25T12:24:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000009db9
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517
identifier_str_mv ark:/26339/0013000009db9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821325840780099584