Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000009db9 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_9bfac86ea075dd8222ea0921aa2e4145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13517 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolarCreating links to learn: a case study on the participation of family management schoolGestão democráticaParticipaçãoFamíliaEscolaDemocratic managementParticipationFamilySchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.This paper aims to highlight the importance of effective participation of parents in the school environment in a State School of Basic Education in Sapucaia do Sul - RS. For this, a survey conducted qualitative, case study, in which questionnaires were filled with open questions will be representatives from all segments school (management team, teachers, parents, staff and students). The questionnaires analyzed emphasize the need for effective participation of parents in the school environment, seeking better quality education for their children / students. It was found that the participation of all segments occurs precariously school. The management team feels disheartened and in many instances "mascara" reality, trying to make everyone think that is quite democratic. There is lack of awareness by parents of what their role in school because those involved are always the same, this group, which represents a minority. Regarding teachers realize that participation is mandatory and not by aspirations for change, although all are in favor and want a "democratic management". Already officials believe is involved develop their roles within the school and the students participate in activities "proposed or imposed" to be assessed not by interest. In all segments notice the lack of interest and motivation in the school environment. No commitment is evidenced by any of the segments seeking effective participation in decision-making. It is necessary that all segments reflect on the events in the school environment researched because it is far removed from reality desired, to occur the qualification and building a democratic school management.O presente trabalho objetivou evidenciar a importância da participação efetiva dos pais no ambiente escolar em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Sapucaia do Sul/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual foram aplicados questionários com perguntas abertas aos representantes de todos os segmentos escolares (equipe diretiva, professores, pais, funcionários e alunos). Os questionários analisados apontam para a necessidade de participação efetiva dos pais no ambiente escolar, buscando melhor qualidade na educação de seus filhos/alunos. Constatou-se que a participação de todos os segmentos escolares ocorre de forma precária. A equipe diretiva sente-se desmotivada e em muitos momentos “mascara” a realidade, tentando fazer com que todos pensem que é bastante democrática. Há falta de esclarecimento por parte dos pais de qual é o seu papel na escola, pois os que participam são sempre os mesmos, grupo este, que representa uma minoria. Em relação aos professores, percebe-se que a participação ocorre por obrigatoriedade e não por anseios de mudanças, embora todos sejam a favor e queiram uma “gestão democrática”. Já os funcionários, acreditam que participar é desenvolver suas funções dentro da escola, e os alunos participam das atividades “propostas ou impostas” para que sejam avaliados, e não por interesse. Em todos os segmentos nota-se a falta de interesse e motivação no ambiente escolar. Não se evidencia empenho por parte de nenhum dos segmentos buscando a participação efetiva na tomada de decisões. É necessário que todos os segmentos reflitam sobre os acontecimentos no ambiente escolar pesquisado, pois está bem distante da realidade desejada, para que ocorra a qualificação profissional e a construção de uma gestão escolar democrática.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrüger, Leonardo GermanoBorba, Adriane Terezinha Figueiredo de2018-06-25T12:24:06Z2018-06-25T12:24:06Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517ark:/26339/0013000009db9porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-09T15:44:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-09T15:44:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar Creating links to learn: a case study on the participation of family management school |
title |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar |
spellingShingle |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de Gestão democrática Participação Família Escola Democratic management Participation Family School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar |
title_full |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar |
title_fullStr |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar |
title_sort |
Criando vínculos para aprender: um estudo de caso sobre a participação da família na gestão escolar |
author |
Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de |
author_facet |
Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krüger, Leonardo Germano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Adriane Terezinha Figueiredo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Família Escola Democratic management Participation Family School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão democrática Participação Família Escola Democratic management Participation Family School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2012 2018-06-25T12:24:06Z 2018-06-25T12:24:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000009db9 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13517 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000009db9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821325840780099584 |