Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Sabrina Machado Calazans
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238087
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar.
id UNSP_312bdcddf65416ffc8e7a18058017fa0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238087
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escolaStrategies used by school management to improvement of the family-school relationshipFamília-escolaGestão democráticaParticipaçãoGestão-famíliaSchool-familyDemocratic managementParticipationManagement-familyEste trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar.The purpose of this production is to identify the school management's strategies to improve the school-family relationship. The proximity of this relationship, as is noticeable above, exhibities that the families, can, and should, have a more active relation with the school, in the pedagogic sense and in the administration part as well, because as is possible to notice, the school is an extension of the community that surrounds it, and for that reason, it's essential to evolve the ideas of the society that attends the school, thus building a collective work. The methodology utilized to accomplish what was proposed, was the revision of scientific productions about the theme, by searching articles on the Google Academics platform, the searched period was 2015 to 2020. For the selection of the scientific articles, the discrimination utilized was: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. The results showed that trust must always be present so that the strategies discussed during this production, happen collectively and be beneficial for both parts, that want the same goal, the total development of the students that attend that school and are a part of the community.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bispo, Sabrina Machado Calazans2022-12-08T11:44:53Z2022-12-08T11:44:53Z2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:07:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:33.272106Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
Strategies used by school management to improvement of the family-school relationship
title Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
spellingShingle Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
Bispo, Sabrina Machado Calazans
Família-escola
Gestão democrática
Participação
Gestão-família
School-family
Democratic management
Participation
Management-family
title_short Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
title_full Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
title_fullStr Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
title_full_unstemmed Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
title_sort Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
author Bispo, Sabrina Machado Calazans
author_facet Bispo, Sabrina Machado Calazans
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borghi, Raquel Fontes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Sabrina Machado Calazans
dc.subject.por.fl_str_mv Família-escola
Gestão democrática
Participação
Gestão-família
School-family
Democratic management
Participation
Management-family
topic Família-escola
Gestão democrática
Participação
Gestão-família
School-family
Democratic management
Participation
Management-family
description Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08T11:44:53Z
2022-12-08T11:44:53Z
2022-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238087
url http://hdl.handle.net/11449/238087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128673018019840