Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238087 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar. |
id |
UNSP_312bdcddf65416ffc8e7a18058017fa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238087 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escolaStrategies used by school management to improvement of the family-school relationshipFamília-escolaGestão democráticaParticipaçãoGestão-famíliaSchool-familyDemocratic managementParticipationManagement-familyEste trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar.The purpose of this production is to identify the school management's strategies to improve the school-family relationship. The proximity of this relationship, as is noticeable above, exhibities that the families, can, and should, have a more active relation with the school, in the pedagogic sense and in the administration part as well, because as is possible to notice, the school is an extension of the community that surrounds it, and for that reason, it's essential to evolve the ideas of the society that attends the school, thus building a collective work. The methodology utilized to accomplish what was proposed, was the revision of scientific productions about the theme, by searching articles on the Google Academics platform, the searched period was 2015 to 2020. For the selection of the scientific articles, the discrimination utilized was: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. The results showed that trust must always be present so that the strategies discussed during this production, happen collectively and be beneficial for both parts, that want the same goal, the total development of the students that attend that school and are a part of the community.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bispo, Sabrina Machado Calazans2022-12-08T11:44:53Z2022-12-08T11:44:53Z2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:07:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:33.272106Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola Strategies used by school management to improvement of the family-school relationship |
title |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola |
spellingShingle |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola Bispo, Sabrina Machado Calazans Família-escola Gestão democrática Participação Gestão-família School-family Democratic management Participation Management-family |
title_short |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola |
title_full |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola |
title_fullStr |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola |
title_full_unstemmed |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola |
title_sort |
Estratégias utilizadas pela gestão escolar para melhoria da relação família-escola |
author |
Bispo, Sabrina Machado Calazans |
author_facet |
Bispo, Sabrina Machado Calazans |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borghi, Raquel Fontes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Sabrina Machado Calazans |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família-escola Gestão democrática Participação Gestão-família School-family Democratic management Participation Management-family |
topic |
Família-escola Gestão democrática Participação Gestão-família School-family Democratic management Participation Management-family |
description |
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar estratégias utilizadas pela gestão escolar para a melhoria da relação família-escola. A proximidade dessa relação como é possível notar no trecho acima, mostra também que as famílias, podem e devem ter uma relação mais ativa, na escola, tanto na parte pedagógica e na parte administrativa, pois como é possível notar, a escola se torna uma extensão da comunidade, onde está localizada, e por esse motivo se torna essencial envolver as ideias da sociedade que ali frequenta, construindo assim um trabalho de forma coletiva. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de revisão da produção científica sobre a temática, buscando artigos na plataforma do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Para seleção dos artigos científicos foi utilizado o descritor: estratégias de gestão escolar e a "relação família-escola”. Os resultados evidenciam que a confiança deve sempre estar presente, para que as estratégias que serão destacadas ao longo do trabalho sejam executadas de forma coletiva e beneficiando os dois lados, que buscam um objetivo em comum, o desenvolvimento integral do aluno, que frequenta aquela comunidade e o ambiente escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08T11:44:53Z 2022-12-08T11:44:53Z 2022-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238087 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128673018019840 |