Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000003v11 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15335 |
Resumo: | TCC de Graduação. |
id |
UFSM_5cc44288677170d4cd53b5dd19c875ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15335 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão socialIntellectual disability and adult life: possibilities and challenges of social inclusionVida adultaDeficiência intelectualInstituiçãoAdulthoodIntellectual disabilityInstitutionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTCC de Graduação.The present study presents the field research carried out in a Special Educational Institution of Santa Maria / RS, with four young adults and two special education teachers, a qualitative study with semi-structured interviews as instrument, of interviews, one for professionals and anothe r for students. As such, it was aimed to know the participants' understanding and how the change to adulthood of young people with intellectual disabilities is given, to know their expectations regarding their insertion into the job market and how the institution's professionals are preparing them for this phase. The support of the family is fundamental so that the young people obtain the autonomy and enough knowledge to look for a vacancy in the job market, thus conquering their space in the society and acquiring their independence. Just as t he family is the main element for this advancement in autonomy, it is up to the professionals to maintain and support this support, stressing their potential in social life. However, it is important to highlight that the family and the educational institut ion are, together, fundamental pieces for the development of autonomy and everything that involves the journey towards the adult life of the young people with Intellectual Disability. The institution in turn should guide its students to enter the labor market, preparing them with autonomy and leaving them safe from their potential. The labor market is the support of guaranteeing their independence and dignity in society.O presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores de Educação Especial, um estudo de abordagem qualitativa acompanhado de entrevistas semi-estruturada como instrumento, sendo elaborados dois roteiros de entrevistas, sendo uma para as profissionais e outra para os alunos. Como isso, objetivou-se conhecer o entendimento dos participantes e como se dá a mudança para vida adulta de jovens com deficiência intelectual, conhecer suas expectativas quanto à inserção ao mercado de trabalho e como os profissionais da instituição estão os preparando para essa fase. O apoio da família é fundamental para que os jovens obtenham autonomia e conhecimentos suficientes buscar de uma vaga no mercado de trabalho, conquistando assim seu espaço na sociedade e adquirindo sua independência. Assim como a família é peça principal para este avanço na autonomia, cabe aos profissionais manter e embasar este suporte, frisando suas potencialidades no convívio social. Contudo, destaca-se que família e a instituição de ensino são, juntas, peças fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e tudo que envolve a caminhada para a vida adulta dos jovens com Deficiência Intelectual. A instituição por sua vez deve orientar seus alunos a inserirem-se no mercado de trabalho, os preparando par isso com autonomia e deixando-os seguros de seus potenciais. O mercado de trabalho é o suporte de garantirem a sua independência e dignidade na sociedade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCastro, Sabrina Fernandes deMachado, Francinne Bresolin2019-01-14T11:09:06Z2019-01-14T11:09:06Z2018-12-122018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15335ark:/26339/0013000003v11porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-07-08T11:47:14Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-07-08T11:47:14Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social Intellectual disability and adult life: possibilities and challenges of social inclusion |
title |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social |
spellingShingle |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social Machado, Francinne Bresolin Vida adulta Deficiência intelectual Instituição Adulthood Intellectual disability Institution CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social |
title_full |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social |
title_fullStr |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social |
title_full_unstemmed |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social |
title_sort |
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social |
author |
Machado, Francinne Bresolin |
author_facet |
Machado, Francinne Bresolin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Sabrina Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Francinne Bresolin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vida adulta Deficiência intelectual Instituição Adulthood Intellectual disability Institution CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Vida adulta Deficiência intelectual Instituição Adulthood Intellectual disability Institution CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
TCC de Graduação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 2018 2019-01-14T11:09:06Z 2019-01-14T11:09:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15335 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000003v11 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15335 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000003v11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172277723987968 |