Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
Data de Publicação: 2006
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000017n3g
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2243
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.
id UFSM_5d63a32e33a3814cacfff2035d5897de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2243
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessáriaCurriculum and teaching practice on basic teaching: a necessary reflectionCurrículoEnsino fundamentalPrática docenteMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.The present manuscript results from a study about curricular theories that have influenced and continue to influence the teaching practice in the schools. Actual curriculum conceptions, which assume that the education is a human cultural and intellectual emancipation approach, capable to induce the student to assume his citizenship with intellectual autonomy and with capability to understand and transform the reality, were considered. The study is based mainly on Antoni Zabala, Maria Cândida Moraes, Edgar Morin, Humberto Mariotti and Maurice Tardif ideas. Moreover, a short reflection about the teaching practice of the present author at the Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, in Santa Maria, RS, which is related to the theme above, as well as final considerations are also described. It is concluded that there are schools teaching based on traditional theories, as well as others that are developing your teaching practices based on new curricular theories. Moreover, the use of new curricular theories in our schools is dependent of a clear understanding of the social function of teaching practice by the professor.O artigo aqui desenvolvido é fruto de um estudo sobre as teorias curriculares que influenciaram e influenciam a prática docente nas escolas. Procurou-se abordar as concepções sobre currículo, vigentes no atual momento histórico, tendo como pressuposto que a educação é uma forma de libertação intelectual e cultural do ser humano capaz de levar o educando a assumir sua cidadania com autonomia intelectual e com capacidade de entender a realidade para poder transformá-la. O estudo está fundamentado, principalmente, nas idéias de Antoni Zabala, Maria Cândida Moraes, Edgar Morin e Maurice Tardif. Apresenta-se, também, uma breve reflexão quanto à prática docente desenvolvida pela presente autora na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, em Santa Maria, RS, a qual é pertinente com o tema estudado. É concluído que ainda existem escolas arraigadas a propostas curriculares tradicionais e outras que procuram desenvolver suas práticas dentro das novas concepções curriculares, e que, para que novas concepções se concretizem de uma forma mais abrangente em nossas escolas, é fundamental que cada professor tenha claro qual é a função social do ensino e da educação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMarin, Marilu FavarinKozloski, Rosane Aparecida Frozza2016-10-19T11:31:32Z2016-10-19T11:31:32Z2006-05-182006Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2243ark:/26339/0013000017n3gporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
Curriculum and teaching practice on basic teaching: a necessary reflection
title Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
spellingShingle Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
Currículo
Ensino fundamental
Prática docente
title_short Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
title_full Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
title_fullStr Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
title_full_unstemmed Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
title_sort Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
author Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
author_facet Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marin, Marilu Favarin
dc.contributor.author.fl_str_mv Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino fundamental
Prática docente
topic Currículo
Ensino fundamental
Prática docente
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-18
2006
2016-10-19T11:31:32Z
2016-10-19T11:31:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2243
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000017n3g
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2243
identifier_str_mv ark:/26339/0013000017n3g
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172467332743168