Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paola Goulart da
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000jbjq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28455
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2022.
id UFSM_615e66a054c1fc7a83ca466b32ae4688
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28455
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque WiteckTurismofotografiamemóriamarketing turísticotourismphotographmemorytourist marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2022.Photographs play a big role in tourism marketing, as tourists are attracted by friends' posts on social media. This work has as a corpus of analysis the relationship between the images produced and the definition of a tourist destination – specifically Witeck Park, in Novo Cabrais/RS. The methodology adopted is exploratory and qualitative, with an interview with the Park's director – Henrique Witeck –, and a questionnaire applied online, via Google Forms, and in person with visitors, totaling 127 responses. The hypothesis was confirmed – visitors to Witeck Park visited it after observing its photographs on social media. Based on the results in the questionnaire, 42.5% got to know the Park through social medias; 96.9% of the answers admit that the reason for the visit came from the admiration of the images; and 74% recorded the visit in images. From the bibliographic research, the research results and the interview with the director of the Park, it can be concluded that it is important that future researches analyze this subject in more depth.As fotografias fazem um grande papel no marketing turístico, uma vez que os turistas são atraídos pelas publicações de amigos nas redes sociais. Este trabalho tem como corpus de análise a relação entre as imagens produzidas e a definição de um destino turístico – em específico o Parque Witeck, em Novo Cabrais/RS. A metodologia adotada é de caráter exploratório qualitativo, com uma entrevista com o diretor do Parque – Henrique Witeck –, e um questionário aplicado online, via Google Forms, e presencialmente com os visitantes, totalizando 127 respostas. Verificou-se a confirmação da hipótese – visitantes do Parque Witeck visitaram o local após observarem as fotografias do mesmo nas redes sociais. Com base nos resultados no questionário, 42,5% conheceu o Parque pelas redes sociais; 96,9% das respostas admitem que o motivo da visita veio a partir da admiração das imagens; e 74% registrou em imagens a visita. A partir da pesquisa bibliográfica, dos resultados da pesquisa e da entrevista com o diretor do Parque, pode-se concluir que é importante que pesquisas futuras analisem com mais profundidade tal assunto.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasDockhorn, GilvanSilva, Paola Goulart da2023-03-29T13:23:09Z2023-03-29T13:23:09Z2022-01-202022Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, P. G. da. Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck. 2022. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28455ark:/26339/001300000jbjqporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-29T13:23:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-29T13:23:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
title Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
spellingShingle Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
Silva, Paola Goulart da
Turismo
fotografia
memória
marketing turístico
tourism
photograph
memory
tourist marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
title_short Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
title_full Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
title_fullStr Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
title_full_unstemmed Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
title_sort Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck
author Silva, Paola Goulart da
author_facet Silva, Paola Goulart da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dockhorn, Gilvan
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paola Goulart da
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
fotografia
memória
marketing turístico
tourism
photograph
memory
tourist marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic Turismo
fotografia
memória
marketing turístico
tourism
photograph
memory
tourist marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-20
2022
2023-03-29T13:23:09Z
2023-03-29T13:23:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, P. G. da. Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck. 2022. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28455
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000jbjq
identifier_str_mv SILVA, P. G. da. Fotografia como ferramenta de atração para o turista: um estudo sobre o Parque Witeck. 2022. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.
ark:/26339/001300000jbjq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172349566124032