Matrícula obrigatória na educação infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do proinfância no município de São Pedro do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilha, Elisiane de Fátima Eich
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/39
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.
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spelling Matrícula obrigatória na educação infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do proinfância no município de São Pedro do SulRegistration required in early childhood education from the four year old: progress and challenges and implementation of proinfância in the city of south São Pedro do SulEducação infantilPolíticas públicasProinfânciaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.This monograph of the specialization in Educational Management UFSM theme is "mandatory enrollment in early childhood education from the age of four: advances and challenges and implementation of Proinfância in São Pedro do Sul." The place where the research was conducted in the municipality of São Pedro do Sul with the City Department of Education and the community surrounding the unit Proinfância. The aim of this study is to analyze how it will implement this policy of inclusion of children 4 and 5 years in the municipal education system in Sao Pedro do Sul Rio Grande do Sul, through Program Proinfância. Defined as specific objectives: to reflect on the historical and social conceptions developed about the child as a subject of rights; perform the mapping of Educational Public Policy on Early Childhood Education from the 1988 Federal Constitution; investigate what are the challenges and advances Policy that extends the right to education, from the age of four, can bring to educational establishments Child Education in São Pedro do Sul and understand the challenges and opportunities of the organization of municipal education administration, before the scenario receive children from the age of four, in the education system to increase enrollment through Proinfância. Faced with this challenge, the city was awarded a drive through the National Programme for Restructuring and Acquisition of Network Equipment for Public School Children Education - Proinfância, in which the municipality is part of Group 2 to address two hundred forty (240 ) Child rearing children. Such research adopts a qualitative approach, which is seen as a systematic activity which guides understanding of educational and social phenomena. The research design brings first a bibliographical study about texts, documents, educational legislation, relevant to the topic of research, and then departed for the field research, which adopted as tools for data production semistructured interviews, questionnaires and open to the community around the unit Proinfância. In analyzing the data collected with the subjects involved in the study contacted that the construction of this unit in the city brings new expectations for the community, as long as these families struggle to be built in a day care center city neighborhood. And desire was present in subjects' responses when asked about the importance of this unit. Reported that bring different benefits to that community, such as: enhancement of neighborhood vague assurance to children 0-6 years, improving the care of children, job opportunities, and for parents and mothers who work outside the home, among others.Esta monografia do curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM tem como tema "Matrícula obrigatória na Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do Proinfância no município de São Pedro do Sul". O local onde se realizou a pesquisa foi no município de São Pedro do Sul junto a Secretaria Municipal de Educação e a comunidade ao entorno da unidade do Proinfância. O objetivo geral deste estudo é analisar como será a implementação dessa política pública de inclusão da criança de 4 e 5 anos no sistema de educação municipal, em São Pedro do Sul Rio Grande do Sul, através do Programa Proinfância. Definem-se como objetivos específicos: refletir sobre as concepções histórico-sociais desenvolvidas acerca da criança como sujeito de direitos; realizar o mapeamento das Políticas Públicas Educacionais acerca da Educação Infantil a partir da Constituição Federal de 1988; investigar quais são os desafios e avanços que a Política que amplia o direito à educação, a partir dos quatro anos de idade, pode trazer para os estabelecimentos de ensino de Educação Infantil no município de São Pedro do Sul e Compreender os desafios e as possibilidades da organização da gestão educacional municipal, diante do cenário de receber as crianças a partir dos quatro anos de idade, no sistema de ensino com ampliação de vagas através do Proinfância. Diante desse desafio, o município foi contemplado com uma unidade por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil Proinfância, no qual o município faz parte do Grupo 2 para atender a duzentas e quarenta (240) crianças da Educação infantil. A referida pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que é vista como uma atividade sistemática, a qual orienta compreensão de fenômenos educativos e sociais. O desenho da pesquisa traz primeiramente um estudo bibliográfico acerca de textos, documentos, legislações educacionais, pertinentes ao tema da pesquisa, e então partiu para a pesquisa de campo, na qual adotou como instrumentos para produção de dados entrevistas semiestruturadas, e questionário aberto à comunidade ao redor da unidade do Proinfância. Na análise dos dados recolhidos com os sujeitos envolvidos na pesquisa contatou-se que, a construção dessa unidade no município traz para a comunidade novas expectativas, pois há muito tempo essas famílias lutam para que seja construída uma creche nesse bairro da cidade. E o desejo estava presente nas respostas dos sujeitos ao serem questionados acerca da importância dessa unidade. Relataram que traria diferentes benefícios para aquela comunidade, como por exemplo: valorização do bairro garantia de vaga às crianças de 0 a 6 anos, melhoria do atendimento às crianças, oportunidades de trabalho, e para os pais que e mães que trabalham fora de casa, entre outros.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMello, Débora Teixeira deIlha, Elisiane de Fátima Eich2014-02-072014-02-07T12:33:52Z2014-02-07T12:33:52Z2013-01-042014-02-07Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/39ark:/26339/001300000xmbrporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:12Zoai:repositorio.ufsm.br:1/39Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:12Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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