Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita Marta
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mr1j
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16217
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_628a716fafad17633a006c5861dc7aaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16217
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educaçãoSchool management: participatory action to improve the quality of educationGestão democráticaConselho escolarParticipaçãoDemocratic managementSchool boardParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This paper proposes to explain, through a qualitative research, which ways to go in search of a democratic participatory management to improve the quality of student learning. The area chosen for investigation was a public school located in Fortaleza/CE. For both a bibliographic research was performed to define some concepts about topics considered essential for effective democratic management, in this way, we tried to understand the legal mechanisms that underpin democratization of education systems, including the Federal Constitution/1988 when referring to the democratic management of education and LDB 9394/96, especially items that relate to school autonomy and community involvement in school and local decisions that involve the action taken at school. Searching for the definition of a democratic management led us to understand the concepts of democratic management and mechanisms which are references for the execution of this democracy, the role of school management that aims to be democratic, what instruments can guarantee this consolidation and who will be responsible. Who and how to involve all members of the institution turning it into a participatory space? This discussion led us to understand the role of collegiate bodies, especially the School Board, which has the function along with all school and local community, to prepare the Political-Pedagogical Project guiding instrument of democratic management. Based on this information began collecting information on the work done back in school community participation in decisions involving students’ learning, for it was used two instruments the interview and questionnaire, applied to the School Board members and representatives of the school community and guide for the analysis of administrative documents, built by the school. Research in sparked some reflections about the need for local community involvement in school decisions and also the difficulty in promoting the participation and shared responsibility by both management and the school community.O presente trabalho propõe explicitar através de uma pesquisa de natureza qualitativa, quais os caminhos a percorrer na busca de uma gestão democrática participativa para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. O espaço escolhido para investigação foi uma escola municipal localizada no município de Fortaleza/CE. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica para definir alguns conceitos acerca de temas considerados fundamentais para efetivação de uma gestão democrática e, nesse percurso, procurou-se conhecer os mecanismos legais que servem de base para democratização dos sistemas de ensino, dentre eles a Constituição Federal/1988 quando se refere à gestão democrática da educação e a LDB nº9.394/1996, especialmente os artigos que se referem à autonomia da escola e o envolvimento da comunidade escolar e local nas decisões que envolvem as ações desenvolvidas na escola. A busca da definição de uma gestão democrática nos levou a conhecer os conceitos de gestão democrática e quais mecanismos são referências para efetivação dessa democracia, qual o papel da gestão escolar que pretende ser democrática, quais instrumentais pode garantir essa consolidação e quem serão os responsáveis. Quem e como envolver todos os integrantes da instituição transformando-o em um espaço participativo? Esta reflexão nos levou a conhecer o papel dos órgãos colegiados, em especial o Conselho Escolar, que tem a função juntamente com toda comunidade escolar e local, de elaborar o Projeto Político-Pedagógico, instrumento norteador da gestão democrática. Com base nessas informações iniciou-se a coleta de dados sobre o trabalho realizado na escola voltado à participação da comunidade nas decisões que envolvem a aprendizagem dos estudantes. Para tanto foram utilizados dois instrumentais: a entrevista e o questionário - aplicados com os membros do Conselho Escolar e representantes da comunidade escolar - bem como a análise de documentos balizadores da organização administrativa, construídos pela escola. A investigação despertou algumas reflexões acerca da necessidade do envolvimento da comunidade local nas decisões da escola e também a dificuldade em promover a participação e a divisão de responsabilidades, tanto por parte da gestão quanto da comunidade escolar.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoOliveira, Oséias Santos deFerreira, Rita Marta2019-04-15T14:38:24Z2019-04-15T14:38:24Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16217ark:/26339/001300000mr1jporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-16T06:04:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-16T06:04:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
School management: participatory action to improve the quality of education
title Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
spellingShingle Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
Ferreira, Rita Marta
Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Democratic management
School board
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
title_full Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
title_fullStr Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
title_full_unstemmed Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
title_sort Gestão escolar: ação participativa para melhoria da qualidade da educação
author Ferreira, Rita Marta
author_facet Ferreira, Rita Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rita Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Democratic management
School board
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Democratic management
School board
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2019-04-15T14:38:24Z
2019-04-15T14:38:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16217
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mr1j
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16217
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mr1j
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172363331829760