Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Andreia Tomazetti
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000008spd
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_6389ebd81c807fdc826c1a4e02164c79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2678
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduaisLa reconfiguración de las prácticas pedagógicas en la gestión escolar: um estudio de los efectos del Programa de alfabetización Alfa y Beto en las escuelas públicas de estadoPrograma Alfa e BetoGestão democráticaPrática pedagógicaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.Este estudio tiene como objetivo reflexionar, desde el punto de vista de la gestión democrática de Enseñanza Pública, el proceso de aplicación de Alfa y Beto Programa de Alfabetización y los resultados obtenidos a partir de su implantación en las escuelas públicas estatales de enseñanza del Estado de Rio Grande do Sul. Se trata de un proyecto de gestión gubernamental como un medio eficaz para la alfabetización generalizada, que puede aumentar los índices de la enseñanza gaucha en el escenario nacional. Su adhesión resulta en ponerse de común acuerdo la autonomía escolar y el trabajo docente. Se presenta a las escuelas con propuesta pedagógica propia, planes de estudios, material de aplicación y evaluación. Esta investigación se desarrolló a partir de un estudio exploratorio-descriptivo, centrándose en la calidad. Como procedimiento técnico, se dio prioridad a la investigación bibliográfica, documental y estudios de casos, con cuatro profesoras de tres escuelas públicas estatales, en la ciudad de Santa María, abarcada por 8ª Coordinación Regional de Educación, que aprobó el programa Alfa y Beto de alfabetización en los años 2009 y 2010. Una entrevista semiestructurada, fue el medio de la recopilación de datos. Los resultados obtenidos lograron el objetivo inicial y apuntaron la necesidad de reconfigurar las prácticas de este tipo de enseñanza, a través de los procesos democráticos de la gestión escolar. Eso permitirá la verdadera calidad de la educación como consecuencia de actos que requieren la participación, la reflexión, la construcción del conocimiento, lo que contribuirá para la vida, a impulsar a los estudiantes a convertirse en un sujeto crítico, activo, capaz de actuar y contribuir para la sociedad actual.O presente estudo visa refletir, sob a ótica da gestão democrática do ensino público, o processo de aplicabilidade do Programa Alfa e Beto de Alfabetização e os resultados alcançados a partir da sua implementação na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto de gestão governamental disseminado como um meio eficaz de alfabetização, capaz de elevar os índices do ensino gaúcho no cenário nacional. Sua adesão resulta no comprometimento da autonomia escolar e no trabalho docente. É apresentado às escolas com proposta pedagógica própria, planos de estudos, material de aplicação e avaliação. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratório-descritiva, com enfoque qualitativo. Como procedimento técnico, priorizou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso, com quatro professoras de três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Santa Maria, de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que adotaram o Programa Alfa e Beto de Alfabetização nos anos 2009 e 2010. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para coleta de dados. Os resultados atingiram o objetivo inicial e apontam à necessidade da reconfiguração de tais práticas pedagógicas, através de processos democráticos de gestão escolar. O que viabilizará a verdadeira qualidade educacional, resultante de ações que exijam participação, reflexão, construção do conhecimento, de forma que contribua para a vida, oportunizando ao aluno tornar-se um sujeito crítico, ativo, capaz de agir e contribuir na sociedade atual.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFelix, Glades TerezaLeal, Andreia Tomazetti2017-02-23T11:02:52Z2017-02-23T11:02:52Z2010-03-012010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678ark:/26339/0013000008spdporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:01:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:01:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
La reconfiguración de las prácticas pedagógicas en la gestión escolar: um estudio de los efectos del Programa de alfabetización Alfa y Beto en las escuelas públicas de estado
title Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
spellingShingle Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
Leal, Andreia Tomazetti
Programa Alfa e Beto
Gestão democrática
Prática pedagógica
title_short Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
title_full Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
title_fullStr Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
title_full_unstemmed Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
title_sort Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
author Leal, Andreia Tomazetti
author_facet Leal, Andreia Tomazetti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felix, Glades Tereza
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Andreia Tomazetti
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Alfa e Beto
Gestão democrática
Prática pedagógica
topic Programa Alfa e Beto
Gestão democrática
Prática pedagógica
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
2010
2017-02-23T11:02:52Z
2017-02-23T11:02:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000008spd
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678
identifier_str_mv ark:/26339/0013000008spd
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172306668879872