Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000008spd |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_6389ebd81c807fdc826c1a4e02164c79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2678 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduaisLa reconfiguración de las prácticas pedagógicas en la gestión escolar: um estudio de los efectos del Programa de alfabetización Alfa y Beto en las escuelas públicas de estadoPrograma Alfa e BetoGestão democráticaPrática pedagógicaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.Este estudio tiene como objetivo reflexionar, desde el punto de vista de la gestión democrática de Enseñanza Pública, el proceso de aplicación de Alfa y Beto Programa de Alfabetización y los resultados obtenidos a partir de su implantación en las escuelas públicas estatales de enseñanza del Estado de Rio Grande do Sul. Se trata de un proyecto de gestión gubernamental como un medio eficaz para la alfabetización generalizada, que puede aumentar los índices de la enseñanza gaucha en el escenario nacional. Su adhesión resulta en ponerse de común acuerdo la autonomía escolar y el trabajo docente. Se presenta a las escuelas con propuesta pedagógica propia, planes de estudios, material de aplicación y evaluación. Esta investigación se desarrolló a partir de un estudio exploratorio-descriptivo, centrándose en la calidad. Como procedimiento técnico, se dio prioridad a la investigación bibliográfica, documental y estudios de casos, con cuatro profesoras de tres escuelas públicas estatales, en la ciudad de Santa María, abarcada por 8ª Coordinación Regional de Educación, que aprobó el programa Alfa y Beto de alfabetización en los años 2009 y 2010. Una entrevista semiestructurada, fue el medio de la recopilación de datos. Los resultados obtenidos lograron el objetivo inicial y apuntaron la necesidad de reconfigurar las prácticas de este tipo de enseñanza, a través de los procesos democráticos de la gestión escolar. Eso permitirá la verdadera calidad de la educación como consecuencia de actos que requieren la participación, la reflexión, la construcción del conocimiento, lo que contribuirá para la vida, a impulsar a los estudiantes a convertirse en un sujeto crítico, activo, capaz de actuar y contribuir para la sociedad actual.O presente estudo visa refletir, sob a ótica da gestão democrática do ensino público, o processo de aplicabilidade do Programa Alfa e Beto de Alfabetização e os resultados alcançados a partir da sua implementação na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um projeto de gestão governamental disseminado como um meio eficaz de alfabetização, capaz de elevar os índices do ensino gaúcho no cenário nacional. Sua adesão resulta no comprometimento da autonomia escolar e no trabalho docente. É apresentado às escolas com proposta pedagógica própria, planos de estudos, material de aplicação e avaliação. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratório-descritiva, com enfoque qualitativo. Como procedimento técnico, priorizou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso, com quatro professoras de três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Santa Maria, de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que adotaram o Programa Alfa e Beto de Alfabetização nos anos 2009 e 2010. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para coleta de dados. Os resultados atingiram o objetivo inicial e apontam à necessidade da reconfiguração de tais práticas pedagógicas, através de processos democráticos de gestão escolar. O que viabilizará a verdadeira qualidade educacional, resultante de ações que exijam participação, reflexão, construção do conhecimento, de forma que contribua para a vida, oportunizando ao aluno tornar-se um sujeito crítico, ativo, capaz de agir e contribuir na sociedade atual.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFelix, Glades TerezaLeal, Andreia Tomazetti2017-02-23T11:02:52Z2017-02-23T11:02:52Z2010-03-012010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678ark:/26339/0013000008spdporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:01:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:01:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais La reconfiguración de las prácticas pedagógicas en la gestión escolar: um estudio de los efectos del Programa de alfabetización Alfa y Beto en las escuelas públicas de estado |
title |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais |
spellingShingle |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais Leal, Andreia Tomazetti Programa Alfa e Beto Gestão democrática Prática pedagógica |
title_short |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais |
title_full |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais |
title_fullStr |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais |
title_full_unstemmed |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais |
title_sort |
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais |
author |
Leal, Andreia Tomazetti |
author_facet |
Leal, Andreia Tomazetti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felix, Glades Tereza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Andreia Tomazetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Alfa e Beto Gestão democrática Prática pedagógica |
topic |
Programa Alfa e Beto Gestão democrática Prática pedagógica |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 2010 2017-02-23T11:02:52Z 2017-02-23T11:02:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000008spd |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2678 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000008spd |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172306668879872 |