Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin, Evanize Scapin
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013rpk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13959
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_6454e0434f2f8a241f9811b9eddbf744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13959
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitorSchool management: continuing education as an instrument in the reader-teacher’s educationGestão escolarFormação continuadaProfessor leitorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This work discusses School Management based on continuing education as an instrument in the education of the reader-teacher, and it demonstrates the implications of school management in the education of reader-teachers. Thus, this study is due to the importance and the necessity of Continuing Education of the educators in the school environment directed to reading. The main aim of this work is to investigate the strategies used by the school management for the application of Continuing Education as an instrument of education for reader- teachers, and specifically, to identify what conception has been presented by the school management regarding the Continuing Education. It also aims to verify what relation exists between the school management and the teachers in the choice and/or organization of the Continuing Education, and identify how this conception is expressed in the school’s Pedagogical Proposals. Based on theoretical studies and on the analysis of the references, we shall make a theoretical relation with the PPs of the schools in order to add data to the bibliographical research. Finally, it will be possible to observe these institutions according to their administration, enphasizing the meaningfulness and quality of learning. Through the bibliographical research, it was found that it is possible to develop an activity of continuing education in schools, and although, the literature points to some viable considerations, what is found in the pedagogical proposals is something that mostly is not in accordance with what is established.Este trabalho tem como tema a Gestão Escolar com base na formação continuada como instrumento de formação do professor leitor e evidencia as implicações da gestão escolar na formação de professores leitores. Nesse sentido, o estudo justifica-se pela importância e necessidade da Formação Continuada dos educadores em âmbito escolar, direcionado à leitura. Como objetivo geral, busca-se investigar as estratégias utilizadas pela gestão escolar para a utilização da Formação Continuada como um instrumento de formação de professores leitores e de forma específica, identificar qual a concepção vem sendo apresentada pela gestão escolar acerca da Formação continuada, verificar qual a relação entre gestão escolar e professores na escolha e/ou organização da Formação Continuada, identificar como esta concepção está posta nas Propostas Pedagógicas da escola. A partir de estudos teóricos e análise bibliográfica realizaremos uma relação teórica com os PP de duas escolas a fim de acrescentar dados à pesquisa bibliográfica. Para finalizar, será possível observar essas instituições, de acordo com sua administração, enfatizam a aprendizagem significativa e de qualidade. Constatamos com a pesquisa bibliográfica que é possível desenvolver atividade de formação continuada nas escolas e embora a literatura aponte algumas considerações viáveis, o que se tem nas propostas pedagógicas é algo que muitas vezes não condiz com o que se estabelece.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBaptaglin, Leila AdrianaCargnin, Evanize Scapin2018-07-31T13:45:07Z2018-07-31T13:45:07Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13959ark:/26339/0013000013rpkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-31T13:45:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-31T13:45:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
School management: continuing education as an instrument in the reader-teacher’s education
title Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
spellingShingle Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
Cargnin, Evanize Scapin
Gestão escolar
Formação continuada
Professor leitor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
title_full Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
title_fullStr Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
title_full_unstemmed Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
title_sort Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
author Cargnin, Evanize Scapin
author_facet Cargnin, Evanize Scapin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptaglin, Leila Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnin, Evanize Scapin
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Formação continuada
Professor leitor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão escolar
Formação continuada
Professor leitor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especializacao em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2018-07-31T13:45:07Z
2018-07-31T13:45:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13959
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013rpk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13959
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013rpk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172443506999296