Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000gwq3
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
id UFSM_6777113c03d963e86ffcb27fb5f7c5d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1039
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Importância da formação continuada no contexto da educação inclusivaEducação inclusivaFormação de professoresFormação continuadaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.The present article seeks explicitar the importance of the continuous formation for teachers in the context of the inclusive education. He/she also looks for, to know the presuppositions of the inclusive education, punctuating the challenges in the teachers' formation, the they be faced and overcome in the exercise of the practice, with focus gone back to the students' inclusion with special education needs. As theoretical contribution for the development of the bibliographical research readings of authors related to the inclusive education were used, such like Dutra (2006), Freitas (2006), Rose (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003), Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pepper (1994). Starting from this work it was verified that what wants she, after all, are reflexive and critical teachers, with a satisfactory knowledge of the subjects related to the teaching and to the learning and in continuous inclusion process, besides autonomous and competent to develop the inclusive work. Because all the educators should know and to understand in larger depth to act with more quality and efficiency. Being unquestionable that the effectiveness of the formation depends essentially on the teacher's attitude, of understanding as somebody that, for profession, he/she needs to be in continuous formation. And, that the school is the teacher's formative space. This should be the true objective.O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação de professores, a serem enfrentados e superados no exercício da prática, com enfoque voltado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foram utilizadas leituras de autores relacionados à educação inclusiva, tais como Dutra (2006), Freitas (2006), Rosa (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003), Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pimenta (1994). A partir deste trabalho constatou-se que o que se deseja, afinal, são professores reflexivos e críticos, com um conhecimento satisfatório das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem e em contínuo processo de inclusão, além de autônomos e competentes para desenvolver o trabalho inclusivo. Visto que todos os educadores devem conhecer e compreender em maior profundidade para agir com mais qualidade e eficiência. Sendo indiscutível que a eficácia da formação depende essencialmente da atitude do professor, de compreender-se como alguém que, por profissão, precisa estar em contínua formação. E, que a escola seja espaço formativo do professor. Este deve ser o verdadeiro objetivo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoAndrade, Eliane Cristina Corrêa de2015-09-22T14:43:29Z2015-09-22T14:43:29Z20072007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039ark:/26339/001300000gwq3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
title Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
spellingShingle Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
Educação inclusiva
Formação de professores
Formação continuada
title_short Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
title_full Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
title_fullStr Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
title_full_unstemmed Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
title_sort Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
author Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
author_facet Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Formação continuada
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Formação continuada
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2015-09-22T14:43:29Z
2015-09-22T14:43:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000gwq3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039
identifier_str_mv ark:/26339/001300000gwq3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172341657763840