Formação contínua para a educação inclusiva: um estudo de caso na escola da ponte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Fabíola Pereira Sarmento da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18784
Resumo: A presente dissertação tem como tema a formação contínua de docentes para a educação inclusiva na Escola da Ponte. Definimos como objetivos: 1) Conhecer as perceções dos docentes e dos membros dos órgãos de gestão da Escola da Ponte acerca da educação inclusiva; 2) descrever as perceções dos docentes e dos membros dos órgãos de gestão acerca da educação inclusiva na Escola da Ponte; 3) analisar as perceções dos docentes e dos membros dos órgãos de gestão sobre a formação contínua, em geral, e sobre a formação para a educação inclusiva, em particular; 4) compreender o papel desempenhado pelos membros dos órgãos de gestão na formação contínua para a educação inclusiva dos docentes da Escola da Ponte. Optou-se pela abordagem metodológica de natureza qualitativa, em particular por um estudo de caso. Realizamos entrevistas semidiretivas a docentes e a membros dos órgãos de gestão da Escola da Ponte. Verificou-se que a maioria dos participantes tem uma perceção da educação inclusiva consentânea com a definição apresentada pelas organizações transnacionais, ou seja, como uma educação em que se tem em conta as caraterísticas e as necessidades de cada um. Esta conceção de educação inclusiva reflete-se na forma como se organiza a escola, como é realizada a gestão curricular e nas práticas pedagógicas. No que diz respeito à perceção dos participantes sobre a formação contínua, consideram que os prepara para lidar com os desafios do cotidiano. No que diz respeito à formação para a educação inclusiva, referem sentir necessidade de formação nesse âmbito específico e, particularmente, adaptada à realidade da Escola da Ponte. Por último, os resultados da investigação permitiram verificar que o papel desempenhado pelos membros dos órgãos de gestão na formação contínua dos docentes se centra na divulgação das ações de formação promovidas por outras entidades e na promoção de ações de formação na Escola da Ponte, baseadas num modelo de formação cooperada e numa perspetiva inclusiva.
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