Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabete da
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000011bb7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17531
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018.
id UFSM_69024ba69a6b300ce7fe7fee45f06436
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17531
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantilContribution gives approach top searches for the education childoodEducação infantilEducação físicaCultura corporalEarly childhood educationPhysical educationBody cultureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018.The present study investigates Physical Education in Early Childhood Education based on the following question: what are the contributions of historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy, and the critical-overcoming approach to Physical Education in Early Childhood Education? In this sense, study general objective is to analyze contributions of above-mentioned theories to Physical Education in Early Childhood Education. It comprised a bibliographical research, based on reference adopted in this research: historical-cultural psychology, historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach of Physical Education. The research has as parameters to analyze a theoretical-methodological foundation for Physical Education in Early Childhood Education in order to contribute to overcoming educational networks deficiencies, confronting scientific conceptions that lead to discussions of both the teacher importance (and Physical Education teacher), as well as the body culture teaching importance in Early Childhood Education. Study concludes that: (a) the child is a historical-social being, which development depends on interactions quality established in social relations; (b) therefore, it requires interaction with adults for its development, more specifically, in school, with teacher in Early Childhood Education, since it is through systematized activities that child learning and development is promoted; (b) also, teacher is responsible for introducing not only corporal culture in Early Childhood Schools, but also all whole humanity socio-cultural patrimony; (c) the presence of corporal culture content in Early Childhood Education is fundamental to the child formation process, including Physical Education in a critical-overcoming sense.O estudo investiga a Educação Física na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: quais as contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação Infantil? O seu objetivo geral é analisar as contribuições dessas teorias para a Educação Física na Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o referencial adotado nessa pesquisa: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora da Educação Física. A pesquisa tem como parâmetros analisar uma fundamentação teórico-metodológica para a Educação Física na Educação Infantil que venha a contribuir para superar deficiências nas redes de ensino, confrontando concepções científicas que levam a discutir a importância do professor (e do professor de Educação Física), bem como a importância do ensino da cultura corporal na Educação Infantil. Conclui que: (a) a criança é um ser histórico-social, em que seu desenvolvimento depende da qualidade das interações que estabelece nas relações sociais; (b) portanto, necessita da interação com o adulto para o seu desenvolvimento, mais especificamente, na escola, do professor na Educação Infantil, porque é ele que, mediante atividades sistematizadas, impulsiona a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; (b) este é responsável por introduzir não somente a cultura corporal nas escolas de Educação Infantil, mas também todo o patrimônio sociocultural da humanidade; (c) a presença dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil é fundamental ao processo de formação da criança, compreendida a Educação Física em um sentido crítico-superador.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMorschbacher, MárciaSilva, Elizabete da2019-07-22T20:14:50Z2019-07-22T20:14:50Z2018-12-102018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, E. Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17531ark:/26339/0013000011bb7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-07-30T18:41:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-07-30T18:41:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
Contribution gives approach top searches for the education childood
title Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
spellingShingle Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
Silva, Elizabete da
Educação infantil
Educação física
Cultura corporal
Early childhood education
Physical education
Body culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
title_full Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
title_fullStr Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
title_full_unstemmed Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
title_sort Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
author Silva, Elizabete da
author_facet Silva, Elizabete da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morschbacher, Márcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizabete da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação física
Cultura corporal
Early childhood education
Physical education
Body culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Educação física
Cultura corporal
Early childhood education
Physical education
Body culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2018
2019-07-22T20:14:50Z
2019-07-22T20:14:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, E. Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17531
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000011bb7
identifier_str_mv SILVA, E. Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.
ark:/26339/0013000011bb7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172429240074240