Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000pr9m |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1926 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. |
id |
UFSM_6bb1efe01cc939e7aacf31d64ebda4bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1926 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democráticaReflections on the boards school as democratic management strategiesGestão escolarDemocraciaRepresentação da comunidade escolarMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.This study aims to carry out further analysis of the theme: democratic management and school boards. Program hopes to provide the reader with a weighting of the role of the school manager and associated bodies such as School Boards, Circles of parents and teacher, student regarding the theory and practice, their competence in the face of problem situations and changes in education sector. In this paper references the task and the challenge of assisting in the implementation of democratic management in the public schools, especially in the Elementary School Teacher Candida Zasso, located in the municipality of Palma Nova, Brazil. The method employed a qualitative approach and the literature. For only thus can answer the question object of this work: how school councils and associated bodies can contribute to democratic management in school? It is observed that the implementation of democratic management in Brazilian schools is not yet a reality, but that accomplishment can be achieved if the school opens its doors to community involvement in developing its goals, reflection of content and definition what school you want.Com este trabalho objetiva-se a realização de uma análise mais aprofundada do tema: gestão democrática e conselhos escolares. Almeja-se proporcionar ao leitor uma ponderação quanto ao papel do gestor escolar e dos órgãos colegiados como os Conselhos Escolares, Círculos de Pais e Mestres, Grêmios Estudantis no que se refere a teoria e prática, as suas competência diante das situações problemas e mudanças no setor educacional. A proposta deste trabalho referencia o compromisso e também o desafio da auxiliar na implantação de uma gestão democrática nas escolas públicas, em especial na Escola de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, localizada no município de Nova Palma, RS. O método utilizado empregou a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica. Pois somente assim pode-se responder ao questionamento objeto deste trabalho: de que forma os conselhos escolares e órgãos colegiados podem contribuir para uma gestão democrática na escola? Observa-se que a implantação da gestão democrática nas escolas brasileiras ainda não é uma realidade, mas que essa efetivação pode ser alcançada se a escola abrir suas portas para a participação da comunidade na elaboração de seus objetivos, metas, na reflexão dos conteúdos e definição de que escola se quer.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMarin, Marilu FavarinGarlet, Daiane2016-07-21T12:58:45Z2016-07-21T12:58:45Z2009-12-192009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1926ark:/26339/001300000pr9mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática Reflections on the boards school as democratic management strategies |
title |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática |
spellingShingle |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática Garlet, Daiane Gestão escolar Democracia Representação da comunidade escolar |
title_short |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática |
title_full |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática |
title_fullStr |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática |
title_sort |
Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática |
author |
Garlet, Daiane |
author_facet |
Garlet, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marin, Marilu Favarin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garlet, Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Democracia Representação da comunidade escolar |
topic |
Gestão escolar Democracia Representação da comunidade escolar |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-19 2009 2016-07-21T12:58:45Z 2016-07-21T12:58:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1926 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000pr9m |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1926 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000pr9m |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172375011917824 |