O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriele Caroline de
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000014jn0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17221
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2018.
id UFSM_6ea044d3deaa4fcb58e6ada3b7d0a17b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17221
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa MariaThe entrepreneurial culture in the Public Relations course of the Federal University of Santa Maria/RS - Santa Maria CampusRelações públicasEmpreendedorismoCurrículo de relações públicasUFSMPublic relationsEntrepreneurshipPublic relations curriculumCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2018.This study aims to analyze the incentive of entrepreneurship in the training of Public Relations students (PR) of the Federal University of Santa Maria - Campus Santa Maria / RS. Based on Dornelas (2008), it was considered the entrepreneur profile as main characteristics a) commitment and determination; b) obsession with opportunities; c) risk tolerance; d) ambiguity and uncertainties; e) creativity, self-confidence and adaptive skills; f) motivation and overcoming; g) leadership. These characteristics guided the research instruments, composed by documentary analysis, interview with teachers and questionnaire with graduates and students of the course of PR of UFSM - Campus Santa Maria. The research is exploratory and of a qualitative nature. The data were collected from the direct observation of the documentary analysis of the 2014 curriculum of the Public Relations course - Campus Santa Maria, interviews with the teachers with semi-structured questions and the structured questionnaire with the students and students, passing through the data. The results indicate that the course encourages entrepreneurship, considering the recent updating of the curriculum. Teachers are engaged in technology and market information within their disciplines. The graduates and students contemplate the profile of the entrepreneur, but do not expect the opening of their own business.Este estudo tem como objetivo analisar o incentivo do empreendedorismo na formação dos alunos de Relações Públicas (RP) da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Santa Maria/RS. Considerou-se com base em Dornelas (2008), o perfil empreendedor como principais características a) comprometimento e determinação; b) obsessão pelas oportunidades; c) tolerância ao risco; d) ambiguidade e incertezas; e) criatividade, autoconfiança e habilidades de adaptação; f) motivação e superação; g) liderança. Estas características nortearam os instrumentos de pesquisa, composto por análise documental, entrevista com docentes e questionário com egressos e estudantes do curso de RP da UFSM - Campus Santa Maria. A pesquisa tem caráter exploratório e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir da observação direta da análise documental do currículo de 2014 do curso de Relações Públicas - Campus Santa Maria, das entrevistas com os docentes com perguntas semi-estruturadas e do questionário estruturado com os egressos e estudantes, passando pelo cruzamento dos dados. Os resultados indicam que o curso incentiva o empreendedorismo, considerando a recente atualização do currículo. Os professores são engajados em tecnologia e informação do mercado para dentro de suas disciplinas. Os egressos e estudantes contemplam o perfil do empreendedor, porém não tem com expectativa a abertura do seu próprio negócio.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasFossá, Maria Ivete TrevisanMuller, Fabrise de OliveiraOliveira, Gabriele Caroline de2019-07-01T11:44:00Z2019-07-01T11:44:00Z2018-12-062018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, G. C. O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria. 2018. 62 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17221ark:/26339/0013000014jn0porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-05-08T13:52:50Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-05-08T13:52:50Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
The entrepreneurial culture in the Public Relations course of the Federal University of Santa Maria/RS - Santa Maria Campus
title O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
spellingShingle O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
Oliveira, Gabriele Caroline de
Relações públicas
Empreendedorismo
Currículo de relações públicas
UFSM
Public relations
Entrepreneurship
Public relations curriculum
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
title_full O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
title_fullStr O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
title_full_unstemmed O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
title_sort O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria
author Oliveira, Gabriele Caroline de
author_facet Oliveira, Gabriele Caroline de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fossá, Maria Ivete Trevisan
Muller, Fabrise de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriele Caroline de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Empreendedorismo
Currículo de relações públicas
UFSM
Public relations
Entrepreneurship
Public relations curriculum
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Relações públicas
Empreendedorismo
Currículo de relações públicas
UFSM
Public relations
Entrepreneurship
Public relations curriculum
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
2018
2019-07-01T11:44:00Z
2019-07-01T11:44:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, G. C. O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria. 2018. 62 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17221
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000014jn0
identifier_str_mv OLIVEIRA, G. C. O incentivo ao empreendedorismo no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS - Campus Santa Maria. 2018. 62 p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.
ark:/26339/0013000014jn0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172448013778944