Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspary, Felipe de Lima
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015hsf
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18008
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.
id UFSM_6fa8fa7ca4b70cf4977f84183732ba86
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18008
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiênciaPhysical Education and inclusion: perspectives through the perception of students with disabilitiesInclusão escolarEducação físicaDeficiênciaEducational inclusionPhysical educationDisabilityCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.The inclusion of students with disabilities in Brazil is guaranteed through laws. However, this process is still a great challenge in the country. This present study aims to analyze the perception of those students about physical education classes, as well as their inclusion in such classes, searching the comprehension of their expectations, wills and disappointments. Regarding methodology, interviews were used as an instrument of data collecting, composed of a script of semi-structured questions. Five students with physical/motor or sensorial (visual or hearing) disabilities, from elementary public schools in Rio Grande do Sul’s countryside, took part in the study. As a result, it has been verified the participation of all students during physical education classes. It has been noted that the games were their activities of preference, in which they took part with more ease, meanwhile activities that required running brought about more difficulties. The students sustain good relationships with their classmates and would rather perform activities with their friends. Only two students performed physical or sportive activities out of the classes. Despite the way they would like the class to be, the students reported that there should be wider spaces and a bigger amount and variety of tools and games. It is hoped that this study will collaborate with the inclusion process, giving visibility to students with disabilities in Physical Education classes.A inclusão de alunos com deficiência no Brasil é garantida através de leis. No entanto, este processo ainda é um grande desafio no país. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos com deficiência sobre as aulas de Educação Física, assim como a inclusão dos mesmos em tais aulas, buscando-se compreender suas expectativas, vontades e desapontamentos. Metodologicamente utilizou-se como instrumento para a coleta de dados a entrevista, composta por um roteiro de perguntas semiestruturadas. Participaram do estudo, cinco alunos do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do RS que possuem deficiência física/motora ou sensorial (visual ou auditiva). Como resultados, verificou-se a participação de todos os alunos nas aulas de Educação Física. Observou-se que as brincadeiras eram as atividades de sua preferência, e nas quais participavam com mais facilidade, enquanto atividades que exigiam correr traziam mais dificuldades. Os alunos mantêm boas relações com os colegas e preferem realizar atividades com os amigos. Apenas dois estudantes realizam atividades físicas ou esportivas fora das aulas de Educação Física. A respeito do modo como gostariam que fossem as aulas, os alunos responderam que deveria haver espaços mais amplos e maior numero e variedade de materiais e brincadeiras. Dessa forma, espera se que esse estudo colabore com o processo de inclusão, e possa dar visibilidade aos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosViana, Luciana Erina PalmaGaspary, Felipe de Lima2019-08-26T11:24:58Z2019-08-26T11:24:58Z2019-07-162019Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18008ark:/26339/0013000015hsfporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-27T06:03:45Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-27T06:03:45Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
Physical Education and inclusion: perspectives through the perception of students with disabilities
title Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
spellingShingle Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
Gaspary, Felipe de Lima
Inclusão escolar
Educação física
Deficiência
Educational inclusion
Physical education
Disability
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
title_full Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
title_fullStr Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
title_full_unstemmed Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
title_sort Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
author Gaspary, Felipe de Lima
author_facet Gaspary, Felipe de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Luciana Erina Palma
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspary, Felipe de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação física
Deficiência
Educational inclusion
Physical education
Disability
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Inclusão escolar
Educação física
Deficiência
Educational inclusion
Physical education
Disability
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26T11:24:58Z
2019-08-26T11:24:58Z
2019-07-16
2019
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18008
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015hsf
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18008
identifier_str_mv ark:/26339/0013000015hsf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172453418139648