Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pedro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mesquita, Helena, Ibañez Nunes, Sergio, Serrano, João, Machado, António, Viegas, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6185
Resumo: Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.
id RCAP_b58581e711ea49cd2abc952cee32480c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiênciaInclusãoEducação físicaDeficiênciaInclusionPhysical educationDisabilityNos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.In recent years there has been a movement that proclaims the implementation of an inclusive school, trying to transform the school as an institution. Faced with this problem Physical Education, as a discipline, can not be out of step with any process. In this context, we focus on the need to know the perspectives of students with no disability condition regarding the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes. The sample was selected in a school in the district of Castelo Branco, which had 3 students with disabilities (different pathologies) to participate in the Physical Education class. In order to operationalize the whole process, we asked the class directors to select 3 students without a disability, in order to conduct an interview on this subject. After the transcription and analysis of the interviews, we elaborated our conclusions based on 3 categories created: Taste for the corporal activities, Degree of inclusion in the context Physical Education class and Dynamics of the class.Sociedade Portuguesa de Educação FísicaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPires, PedroMesquita, HelenaIbañez Nunes, SergioSerrano, JoãoMachado, AntónioViegas, Pedro2018-09-21T08:55:12Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6185porPires P., Mesquita, M.H., Ibañez, S., Serrano J., Machado A. & Viegas, P.(2018). Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência. Boletim SPEF n.º 41, pp. 99-111.2184-1594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:54.222136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
title Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
spellingShingle Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
Pires, Pedro
Inclusão
Educação física
Deficiência
Inclusion
Physical education
Disability
title_short Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
title_full Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
title_fullStr Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
title_full_unstemmed Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
title_sort Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
author Pires, Pedro
author_facet Pires, Pedro
Mesquita, Helena
Ibañez Nunes, Sergio
Serrano, João
Machado, António
Viegas, Pedro
author_role author
author2 Mesquita, Helena
Ibañez Nunes, Sergio
Serrano, João
Machado, António
Viegas, Pedro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pedro
Mesquita, Helena
Ibañez Nunes, Sergio
Serrano, João
Machado, António
Viegas, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação física
Deficiência
Inclusion
Physical education
Disability
topic Inclusão
Educação física
Deficiência
Inclusion
Physical education
Disability
description Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21T08:55:12Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6185
url http://hdl.handle.net/10400.11/6185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires P., Mesquita, M.H., Ibañez, S., Serrano J., Machado A. & Viegas, P.(2018). Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência. Boletim SPEF n.º 41, pp. 99-111.
2184-1594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830515208192