Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6185 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula. |
id |
RCAP_b58581e711ea49cd2abc952cee32480c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6185 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiênciaInclusãoEducação físicaDeficiênciaInclusionPhysical educationDisabilityNos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.In recent years there has been a movement that proclaims the implementation of an inclusive school, trying to transform the school as an institution. Faced with this problem Physical Education, as a discipline, can not be out of step with any process. In this context, we focus on the need to know the perspectives of students with no disability condition regarding the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes. The sample was selected in a school in the district of Castelo Branco, which had 3 students with disabilities (different pathologies) to participate in the Physical Education class. In order to operationalize the whole process, we asked the class directors to select 3 students without a disability, in order to conduct an interview on this subject. After the transcription and analysis of the interviews, we elaborated our conclusions based on 3 categories created: Taste for the corporal activities, Degree of inclusion in the context Physical Education class and Dynamics of the class.Sociedade Portuguesa de Educação FísicaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPires, PedroMesquita, HelenaIbañez Nunes, SergioSerrano, JoãoMachado, AntónioViegas, Pedro2018-09-21T08:55:12Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6185porPires P., Mesquita, M.H., Ibañez, S., Serrano J., Machado A. & Viegas, P.(2018). Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência. Boletim SPEF n.º 41, pp. 99-111.2184-1594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:54.222136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
title |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
spellingShingle |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência Pires, Pedro Inclusão Educação física Deficiência Inclusion Physical education Disability |
title_short |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
title_full |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
title_fullStr |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
title_full_unstemmed |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
title_sort |
Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência |
author |
Pires, Pedro |
author_facet |
Pires, Pedro Mesquita, Helena Ibañez Nunes, Sergio Serrano, João Machado, António Viegas, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Helena Ibañez Nunes, Sergio Serrano, João Machado, António Viegas, Pedro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Pedro Mesquita, Helena Ibañez Nunes, Sergio Serrano, João Machado, António Viegas, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação física Deficiência Inclusion Physical education Disability |
topic |
Inclusão Educação física Deficiência Inclusion Physical education Disability |
description |
Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21T08:55:12Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6185 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires P., Mesquita, M.H., Ibañez, S., Serrano J., Machado A. & Viegas, P.(2018). Educação física para todos: visão de alunos sem condição de deficiência. Boletim SPEF n.º 41, pp. 99-111. 2184-1594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Educação Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130830515208192 |