A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabreira, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000znwt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/799
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.
id UFSM_70c9c3db3cc7912058064bfad13c28cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/799
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informalInclusion of environmental education curriculum as a discipline in schools municipal de São Gabriel - RS: reflections on formal education, no formal and informalEducação ambientalEducação formalEducação informalEducação não formalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.Education is a fundamental condition for the individual to participate in society , and this starts with the family, which is a socializing environment, since it allowed the children contact with the first rules of social life , thus effecting informal education . Over time the traditional education is presented through teacher -centered methods with closed with organized curricula , or formal education . Formal education is on the non - formal education which proposals to add the biography of individuals , expanding the range of experiences and formative experiences of children, youth , adults and seniors . Today environmental education is on the non-formal education to be based on dialogue and interaction between people thus building a critical view. We can analyze this monographic work through interviews in the local schools of São Gabriel - RS and the Municipal Education Department, that environmental education is not worked as it should , teachers are not trained or encouraged , the school does not offer suitable conditions to develop this type of work , there is a lack of interest by teachers and responsible for education . Thus verifying that it is essential to implement the discipline of environmental education in an objective way , ie as a curriculum subject , since many practical research , as well as specialized doctrine , notably cited in this study point to this need , in order to commit the changes relating to customs and cultural knowledge concerning the preservation and conservation of the environment .A educação é uma condição fundamental para que o indivíduo possa participar da sociedade, e esta inicia com a família, a qual é um ambiente socializador, uma vez que permite às crianças contato com as primeiras regras de convívio social, efetivando assim a educação informal. Com o passar do tempo a educação tradicional se apresenta centrada através do professor com métodos organizados com currículos fechados, ou educação formal. A educação formal está ligada às propostas da educação não-formal que vem para agregar a biografia dos indivíduos, ampliando a gama de vivências e experiências formativas de crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje a educação ambiental está ligada à educação não formal por estar baseada no diálogo e interação entre as pessoas construindo assim uma visão crítica. Podemos analisar neste trabalho monográfico realizado através de entrevistas nas escolas Municipais de São Gabriel-RS e na Secretaria Municipal de Educação, que a educação ambiental não é trabalhada como deveria, os professores não são estimulados nem capacitados, a escola não oferece condições adequadas para desenvolver este tipo de trabalho, há uma falta de interesse por parte dos professores e responsáveis pelo ensino. Verificando assim que é imprescindível a implantação da disciplina de educação ambiental de forma objetiva, ou seja, como disciplina curricular, uma vez que várias pesquisas práticas, bem como a doutrina especializada, notadamente a citada no presente trabalho, apontam para esta necessidade, a fim de efetivar as mudanças referentes aos costumes e conhecimentos culturais relativos à preservação e conservação do meio ambiente.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisAraujo, Luiz Ernani Bonesso deCabreira, Ana Paula Martins2015-05-12T13:47:44Z2015-05-12T13:47:44Z2013-12-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/799ark:/26339/001300000znwtporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-03T14:01:58Zoai:repositorio.ufsm.br:1/799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-03T14:01:58Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
Inclusion of environmental education curriculum as a discipline in schools municipal de São Gabriel - RS: reflections on formal education, no formal and informal
title A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
spellingShingle A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
Cabreira, Ana Paula Martins
Educação ambiental
Educação formal
Educação informal
Educação não formal
title_short A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
title_full A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
title_fullStr A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
title_full_unstemmed A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
title_sort A inclusão da educação ambiental como disciplina curricular nas escolas municipais de São Gabriel - RS: reflexões sobre a educação formal, não formal e informal
author Cabreira, Ana Paula Martins
author_facet Cabreira, Ana Paula Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabreira, Ana Paula Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação formal
Educação informal
Educação não formal
topic Educação ambiental
Educação formal
Educação informal
Educação não formal
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
2013
2015-05-12T13:47:44Z
2015-05-12T13:47:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/799
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000znwt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/799
identifier_str_mv ark:/26339/001300000znwt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172419995828224