A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campagnolo, Camila
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000h63r
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13947
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional,RS, 2012.
id UFSM_73abea83641e805a7e2dafa7ccaf8fd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13947
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacionalThe proof Brazil and the question of quality at work of manager of educationProva BrasilQualidadeGestor educacionalProof of BrazilQualityEducational managerCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional,RS, 2012.This paper develops a study of the educational assessments conducted by the State in public schools, seeing the indexes for the Brazilian education, being these the research objects, in the sense of understanding the effectiveness of the contribution to the educational manager work planning, questioning about the level of improvement in the quality of education after the results of Brazil Test. This discussion leads us to take into consideration that the assessments in their formats, are concepts that respond to an existing state model. For the analysis, it was developed a documentary research, at the Ministry of Education (MEC) and the National Institute for the Study and Research Anísio Teixeira (INEP) websites, looking for data and results of the Brazil Test from the last three years of assessment (2005 – 2007 – 2009) from four Brazilian schools, randomly chosen, with the similarity of being state schools, but from different states, in order to know the Brazilian variety in the issue. For the qualification of this work, it became necessary to conduct an interview with a manager of one of the four schools surveyed. From the data collected, it was found a discrepancy in results among the schools, thus revealing an evaluative model yet generic and not very effective for the work of the educational manager.O presente trabalho desenvolve um estudo acerca das avaliações educacionais realizadas pelo Estado nas escolas públicas, visando indicadores para a educação brasileira, sendo esses o objetivo da pesquisa, no sentido de compreender a eficácia da contribuição para o planejamento do trabalho do gestor educacional, problematizando acerca do nível de melhoria da qualidade do ensino pós os resultados da Prova Brasil. Essa discussão nos leva a considerar que as avaliações, em seus formatos, possuem concepções que respondem a um modelo estatal vigente. Para a análise, desenvolveu-se uma pesquisa documental, nos sites do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em busca de dados e resultados da Prova Brasil dos últimos três anos de avaliação (2005 – 2007 – 2009) de quatro escolas brasileiras, escolhidas aleatoriamente, com a semelhança de serem escolas estaduais, mas de diferentes estados, buscando conhecer a variedade brasileira nesse sentido. Para qualificação do trabalho, tornou-se necessária a realização de uma entrevista com uma gestora de uma das quatro escolas pesquisadas. A partir dos dados levantados, encontrou-se uma discrepância de resultados entre as escolas, desvelando-se assim um modelo avaliativo ainda genérico e pouco eficaz para o trabalho do gestor educacional.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoFelix, Glades TerezaCampagnolo, Camila2018-07-30T15:43:24Z2018-07-30T15:43:24Z2012-03-022012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13947ark:/26339/001300000h63rporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-30T15:43:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-30T15:43:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
The proof Brazil and the question of quality at work of manager of education
title A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
spellingShingle A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
Campagnolo, Camila
Prova Brasil
Qualidade
Gestor educacional
Proof of Brazil
Quality
Educational manager
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
title_full A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
title_fullStr A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
title_full_unstemmed A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
title_sort A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
author Campagnolo, Camila
author_facet Campagnolo, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felix, Glades Tereza
dc.contributor.author.fl_str_mv Campagnolo, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Prova Brasil
Qualidade
Gestor educacional
Proof of Brazil
Quality
Educational manager
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Prova Brasil
Qualidade
Gestor educacional
Proof of Brazil
Quality
Educational manager
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional,RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-02
2012
2018-07-30T15:43:24Z
2018-07-30T15:43:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13947
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000h63r
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13947
identifier_str_mv ark:/26339/001300000h63r
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172343121575936