Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ester Paim Dutra da
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000b30c
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28423
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2021.
id UFSM_758aa1c58fa76db35b5e68adfd146198
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28423
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RSHospitalidadeComensalidadeHotelariaHospitalidade e TurismoComensalidade e Turismo.HospitalityCommensalityHotel ManagementHospitality and TourismCommensality and TourismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2021.Hospitality and commensality are factors that are constantly growing. Hospitality is like a gift, given by the one who gives it without expecting anything in return. Commensality is the act of eating together, as a demonstration of solidarity and collectivity, it is linked to our essence, it is through food that we know the history of a place. Tourism and such concepts are items that have a direct connection between them, and since ancient times they have been present in people's daily lives. Therefore, the quality of hospitality and commensality in the hotel industry are extremely important agents, considering that it is essential to have a good stay in addition to quality food, as they are essential for the satisfaction of tourists during the trip. This study deals with hospitality and commensality at the Hotel Appel de Santa Maria, seeking to understand whether such concepts are important for the hotel, from the perspective of guests, employees, as well as the view that the author will have, through her participant research. The methodological procedures were developed from a bibliographical research, qualitative research, quantitative research, field research and participant research, as a research technique, face-to-face questionnaires were used, as well as online through the Google Forms platform, obtaining 101 responses, face-to-face questionnaires for the collaborators got 16 responses, and in the participant survey they participated in a dinner and a hotel stay. The survey results showed that hospitality and dining have great importance for Hotel Appel, such concepts are seen as factors that bring benefits to its functionality, from the point of view of the guests, the collaborators, as well as the author, through her participatory research. Finally, it is believed that future research will be able to analyze hospitality and commensality more deeply, considering such concepts are of great importance for the hotel industry.A hospitalidade e a comensalidade são fatores que se encontram em constante crescimento. A hospitalidade é como uma dádiva, feita por aquele que a faz sem esperar por nada em troca. A comensalidade é o ato de se comer junto, como uma demonstração de solidariedade e de coletividade, está ligada a nossa essência, e é através da alimentação que conhecemos a história de um local. O turismo e tais conceitos são itens que possuem uma direta ligação entre si, e desde a antiguidade encontram-se presentes no dia a dia das pessoas. Assim sendo, a qualidade da hospitalidade e da comensalidade na hotelaria são agentes de extrema importância, levando em consideração, ser essencial ter uma boa estadia somado a uma alimentação de qualidade, pois são itens fundamentais para a satisfação dos turistas durante a viagem. Este estudo trata da hospitalidade e da comensalidade no Hotel Appel de Santa Maria, buscando entender se tais conceitos possuem importância para o hotel, pela visão dos hóspedes, dos colaboradores, como também a visão que a autora terá, através da sua pesquisa participante. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos a partir de uma pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, pesquisa de campo e uma pesquisa participante, como técnica de pesquisa foi utilizado questionários presenciais, como também de forma online através da plataforma Google Forms, obtendo 101 respostas, questionários presenciais para os colaboradores obtendo 16 respostas, e na pesquisa participante foi participado de um jantar e de uma estadia no hotel. Os resultados das pesquisas apontaram que a hospitalidade e a comensalidade possuem grande importância para o Hotel Appel, tais conceitos são vistos como fatores que trazem benefícios para a sua funcionalidade, do ponto de vista pos hóspedes, dos colaboradores, como também da autora, através de sua pesquisa participante. Por fim, acredita-se que pesquisas futuras poderão analisar mais profundamente a hospitalidade e a comensalidade, tendo em vista tais conceitos serem de grande importância para a hotelaria como um todo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasDockhorn, GilvanSilva, Ester Paim Dutra da2023-03-28T12:52:58Z2023-03-28T12:52:58Z2021-01-192021Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, E.P.D. da. Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS. 2021. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28423ark:/26339/001300000b30cporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-28T12:52:59Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-28T12:52:59Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
title Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
spellingShingle Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
Silva, Ester Paim Dutra da
Hospitalidade
Comensalidade
Hotelaria
Hospitalidade e Turismo
Comensalidade e Turismo.
Hospitality
Commensality
Hotel Management
Hospitality and Tourism
Commensality and Tourism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
title_short Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
title_full Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
title_fullStr Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
title_full_unstemmed Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
title_sort Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS
author Silva, Ester Paim Dutra da
author_facet Silva, Ester Paim Dutra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dockhorn, Gilvan
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ester Paim Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade
Comensalidade
Hotelaria
Hospitalidade e Turismo
Comensalidade e Turismo.
Hospitality
Commensality
Hotel Management
Hospitality and Tourism
Commensality and Tourism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic Hospitalidade
Comensalidade
Hotelaria
Hospitalidade e Turismo
Comensalidade e Turismo.
Hospitality
Commensality
Hotel Management
Hospitality and Tourism
Commensality and Tourism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
2021
2023-03-28T12:52:58Z
2023-03-28T12:52:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, E.P.D. da. Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS. 2021. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28423
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000b30c
identifier_str_mv SILVA, E.P.D. da. Análise da comensalidade e da hospitalidade no hotel Appel de Santa Maria\RS. 2021. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.
ark:/26339/001300000b30c
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172313817022464