Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Mariane Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tp4j
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7154
Resumo: This research aims to observe the ways of becoming music teachers of professionals in private schools at Santa Maria, in Rio Grande do Sul. This process proceed by a qualitative research methodology, in a (auto)biographic way, by diary s class. The research group counted on four music teachers, who had written about their daily class practices, following a methodology based on Zabalza (2004). These diaries has been shared among this teachers, and each one wrote about their professional acting. Beyond the analyses of the description of theirselfes, was searched the applications and developments of care of self structures. The self care concept came from the study of Foucault (2012), Filho (2011) and Ribeiro (2013). The lathing of the methodology and the care of self concept with the appreciation about the scenes of education and music education in actuality alowed view the impressions, opinions and reflective compositions of these teachers and how the associations between their narratives allowed these professionals to create ways of organizing their professional practices becoming them active agents of their personal stories.
id UFSM_778cf9c1bd0547d9244d27be80f65700
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7154
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulasMusic teachers in private schools at Santa Maria - RS: a research about classroom s journalsEducação musicalDiários de aulaCuidado de siMusic educationClassrooms journalsCare of selfCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research aims to observe the ways of becoming music teachers of professionals in private schools at Santa Maria, in Rio Grande do Sul. This process proceed by a qualitative research methodology, in a (auto)biographic way, by diary s class. The research group counted on four music teachers, who had written about their daily class practices, following a methodology based on Zabalza (2004). These diaries has been shared among this teachers, and each one wrote about their professional acting. Beyond the analyses of the description of theirselfes, was searched the applications and developments of care of self structures. The self care concept came from the study of Foucault (2012), Filho (2011) and Ribeiro (2013). The lathing of the methodology and the care of self concept with the appreciation about the scenes of education and music education in actuality alowed view the impressions, opinions and reflective compositions of these teachers and how the associations between their narratives allowed these professionals to create ways of organizing their professional practices becoming them active agents of their personal stories.Esta pesquisa tem como objeto de estudo as formas de constituir a docência de professores de música de escolas particulares da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este processo se deu através de uma metodologia de pesquisa qualitativa, de cunho (auto)biográfico, através de diários de aulas. O universo de pesquisados contou com quatro sujeitos de pesquisa, que escreveram relatos sobre suas performances em sala de aula, seguindo a metodologia proposta por Zabalza (2004). Estes diários foram compartilhados entre os sujeitos de pesquisa, e neles cada um escreveu sobre suas atuações profissionais. Através da análise das formas como se descrevem, passou-se a observar as aplicações e o desenvolvimento de estruturas de cuidado de si no desenrolar das narrativas. O conceito de cuidado de si foi cunhado a partir do exame dos escritos de Foucault (2012), Filho (2011) e Ribeiro (2013). Os entrelaçamentos de metodologia e conceito com as apreciações sobre o cenário da educação e da educação musical na atualidade possibilitaram visualizar as impressões, as opiniões e as composições reflexivas dos professores e como a associação dos escritos destes professores permitiu criar meios de se ver e compreender suas trajetórias, estabelecendo maneiras de organização de suas práticas profissionais, tornando-se agentes ativos de suas histórias pessoais.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLouro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques ehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6Souza, Jusamara Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7Oliveira, Marilda Oliveira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4Raposo, Mariane Martins2015-03-162015-03-162014-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRAPOSO, Mariane Martins. MUSIC TEACHERS IN PRIVATE SCHOOLS AT SANTA MARIA RS: A RESEARCH ABOUT CLASSROOM S JOURNALS. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7154ark:/26339/001300000tp4jporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-30T23:06:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-30T23:06:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
Music teachers in private schools at Santa Maria - RS: a research about classroom s journals
title Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
spellingShingle Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
Raposo, Mariane Martins
Educação musical
Diários de aula
Cuidado de si
Music education
Classrooms journals
Care of self
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
title_full Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
title_fullStr Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
title_full_unstemmed Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
title_sort Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
author Raposo, Mariane Martins
author_facet Raposo, Mariane Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6
Souza, Jusamara Vieira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7
Oliveira, Marilda Oliveira de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1
Tomazetti, Elisete Medianeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Mariane Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Diários de aula
Cuidado de si
Music education
Classrooms journals
Care of self
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação musical
Diários de aula
Cuidado de si
Music education
Classrooms journals
Care of self
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aims to observe the ways of becoming music teachers of professionals in private schools at Santa Maria, in Rio Grande do Sul. This process proceed by a qualitative research methodology, in a (auto)biographic way, by diary s class. The research group counted on four music teachers, who had written about their daily class practices, following a methodology based on Zabalza (2004). These diaries has been shared among this teachers, and each one wrote about their professional acting. Beyond the analyses of the description of theirselfes, was searched the applications and developments of care of self structures. The self care concept came from the study of Foucault (2012), Filho (2011) and Ribeiro (2013). The lathing of the methodology and the care of self concept with the appreciation about the scenes of education and music education in actuality alowed view the impressions, opinions and reflective compositions of these teachers and how the associations between their narratives allowed these professionals to create ways of organizing their professional practices becoming them active agents of their personal stories.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-26
2015-03-16
2015-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAPOSO, Mariane Martins. MUSIC TEACHERS IN PRIVATE SCHOOLS AT SANTA MARIA RS: A RESEARCH ABOUT CLASSROOM S JOURNALS. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7154
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tp4j
identifier_str_mv RAPOSO, Mariane Martins. MUSIC TEACHERS IN PRIVATE SCHOOLS AT SANTA MARIA RS: A RESEARCH ABOUT CLASSROOM S JOURNALS. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
ark:/26339/001300000tp4j
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172397097025536