Introdução à Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Elena Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000h268
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216
Resumo: No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais.
id UFSM_7e540e4e644ef53b3551420223235449
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/26216
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Introdução à Educação a DistânciaGestão Pública MunicipalGestão em SaúdeIntrodução à EaDTecnologia EducacionalAmbientes Virtuais de Ensino-AprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALNo presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais.Brasil2022-09-16T20:20:22Z2022-09-16T20:20:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.978-65-88403-60-0http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216ark:/26339/001300000h268porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMallmann, Elena Mariareponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-04-06T17:33:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-04-06T17:33:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à Educação a Distância
title Introdução à Educação a Distância
spellingShingle Introdução à Educação a Distância
Mallmann, Elena Maria
Gestão Pública Municipal
Gestão em Saúde
Introdução à EaD
Tecnologia Educacional
Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Introdução à Educação a Distância
title_full Introdução à Educação a Distância
title_fullStr Introdução à Educação a Distância
title_full_unstemmed Introdução à Educação a Distância
title_sort Introdução à Educação a Distância
author Mallmann, Elena Maria
author_facet Mallmann, Elena Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Pública Municipal
Gestão em Saúde
Introdução à EaD
Tecnologia Educacional
Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Gestão Pública Municipal
Gestão em Saúde
Introdução à EaD
Tecnologia Educacional
Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-16T20:20:22Z
2022-09-16T20:20:22Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.
978-65-88403-60-0
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000h268
identifier_str_mv MALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.
978-65-88403-60-0
ark:/26339/001300000h268
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172342408544256