Introdução à Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000h268 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216 |
Resumo: | No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais. |
id |
UFSM_7e540e4e644ef53b3551420223235449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/26216 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Introdução à Educação a DistânciaGestão Pública MunicipalGestão em SaúdeIntrodução à EaDTecnologia EducacionalAmbientes Virtuais de Ensino-AprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALNo presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais.Brasil2022-09-16T20:20:22Z2022-09-16T20:20:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.978-65-88403-60-0http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216ark:/26339/001300000h268porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMallmann, Elena Mariareponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-04-06T17:33:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-04-06T17:33:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução à Educação a Distância |
title |
Introdução à Educação a Distância |
spellingShingle |
Introdução à Educação a Distância Mallmann, Elena Maria Gestão Pública Municipal Gestão em Saúde Introdução à EaD Tecnologia Educacional Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Introdução à Educação a Distância |
title_full |
Introdução à Educação a Distância |
title_fullStr |
Introdução à Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Introdução à Educação a Distância |
title_sort |
Introdução à Educação a Distância |
author |
Mallmann, Elena Maria |
author_facet |
Mallmann, Elena Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mallmann, Elena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Pública Municipal Gestão em Saúde Introdução à EaD Tecnologia Educacional Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Gestão Pública Municipal Gestão em Saúde Introdução à EaD Tecnologia Educacional Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-16T20:20:22Z 2022-09-16T20:20:22Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022. 978-65-88403-60-0 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000h268 |
identifier_str_mv |
MALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022. 978-65-88403-60-0 ark:/26339/001300000h268 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172342408544256 |