Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dierings, Andre Ricardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10940
Resumo: This dissertation aims to propose a new approach in teaching polynomials. As this subject is worked in the last year of high school, we offer a proposal focused on higher education, but in an investigative and intuitive way while emphasizing the definitions and theorems. In the first chapter we will make a historical overview about the study of polynomials, highlighting the most important facts and their researchers, as well as their relevance. In the second chapter we will deal with the way the subject is approached in schools and books currently in high school in Brazil, emphasizing the important aspects that we think should be revised. A new proposal for the study of polynomials is presented in the third chapter. We conclude with the fourth chapter where we report the partial application of this proposal in a class of third year of the technical computer course in IFRS - Câmpus Ibirubá.
id UFSM_87f26e2e0a67291d573c8bc80a9cc924
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10940
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagemTeaching of polynomials in secondary education a new approachPolinômiosFunção polinomialEquações polinomiaisPolynomialsPolynomial functionPolynomial equationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis dissertation aims to propose a new approach in teaching polynomials. As this subject is worked in the last year of high school, we offer a proposal focused on higher education, but in an investigative and intuitive way while emphasizing the definitions and theorems. In the first chapter we will make a historical overview about the study of polynomials, highlighting the most important facts and their researchers, as well as their relevance. In the second chapter we will deal with the way the subject is approached in schools and books currently in high school in Brazil, emphasizing the important aspects that we think should be revised. A new proposal for the study of polynomials is presented in the third chapter. We conclude with the fourth chapter where we report the partial application of this proposal in a class of third year of the technical computer course in IFRS - Câmpus Ibirubá.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho de dissertação tem como objetivo propor uma nova forma de abordagem no ensino de polinômios. Como este assunto é trabalhado no último ano do Ensino Médio, oferecemos uma proposta focada no Ensino Superior, porém de uma forma investigativa e intuitiva sem deixar de dar ênfase às definições e teoremas. No primeiro capítulo faremos um apanhado histórico sobre o estudo dos polinômios destacando os principais fatos e seus estudiosos, bem como sua relevância. No segundo capítulo trataremos sobre a forma que o assunto é abordado atualmente nas escolas e livros de Ensino Médio do Brasil, salientando os aspectos que consideramos importantes que sejam revistos. Uma nova proposta de trabalho de estudo de polinômios é apresentada no terceiro capítulo. Concluímos com o quarto capítulo onde relataremos a aplicação parcial desta proposta em uma turma de terceiro ano técnico em informática do IFRS Câmpus Ibirubá.Universidade Federal de Santa MariaBRMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalCopetti, Maria Inês Martinshttp://lattes.cnpq.br/6987029119441919Trevisan, Vilmarhttp://lattes.cnpq.br/0319183112661354Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardosohttp://lattes.cnpq.br/7057570207918370Dierings, Andre Ricardo2015-03-202015-03-202014-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDIERINGS, Andre Ricardo. TEACHING OF POLYNOMIALS IN SECONDARY EDUCATION A NEW APPROACH. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-05-28T12:35:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/10940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-05-28T12:35:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
Teaching of polynomials in secondary education a new approach
title Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
spellingShingle Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
Dierings, Andre Ricardo
Polinômios
Função polinomial
Equações polinomiais
Polynomials
Polynomial function
Polynomial equations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
title_full Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
title_fullStr Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
title_full_unstemmed Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
title_sort Ensino de polinômios no ensino médio uma nova abordagem
author Dierings, Andre Ricardo
author_facet Dierings, Andre Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Copetti, Maria Inês Martins
http://lattes.cnpq.br/6987029119441919
Trevisan, Vilmar
http://lattes.cnpq.br/0319183112661354
Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
http://lattes.cnpq.br/7057570207918370
dc.contributor.author.fl_str_mv Dierings, Andre Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Polinômios
Função polinomial
Equações polinomiais
Polynomials
Polynomial function
Polynomial equations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Polinômios
Função polinomial
Equações polinomiais
Polynomials
Polynomial function
Polynomial equations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation aims to propose a new approach in teaching polynomials. As this subject is worked in the last year of high school, we offer a proposal focused on higher education, but in an investigative and intuitive way while emphasizing the definitions and theorems. In the first chapter we will make a historical overview about the study of polynomials, highlighting the most important facts and their researchers, as well as their relevance. In the second chapter we will deal with the way the subject is approached in schools and books currently in high school in Brazil, emphasizing the important aspects that we think should be revised. A new proposal for the study of polynomials is presented in the third chapter. We conclude with the fourth chapter where we report the partial application of this proposal in a class of third year of the technical computer course in IFRS - Câmpus Ibirubá.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-22
2015-03-20
2015-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIERINGS, Andre Ricardo. TEACHING OF POLYNOMIALS IN SECONDARY EDUCATION A NEW APPROACH. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10940
identifier_str_mv DIERINGS, Andre Ricardo. TEACHING OF POLYNOMIALS IN SECONDARY EDUCATION A NEW APPROACH. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922131794460672