Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000jbcm |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_8ac356eb730d8ab63376453a14c8fde5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17907 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EADTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Formação de professoresEaD (Educação a Distância)Distance educationInformation and communication technologyTeachers trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.Distance learning is an educational modality that has made great advances, being suggested as a way of teaching that facilitates access to the study, providing new learning opportunities. In view of this new form of education, the objective of this study was to verify the teaching methodology in teacher training in distance education mode, to analyze the actual performance and verifying the acceptability of teaching students about their training. In seeking to verify the effectiveness of distance learning in teacher education, we analyzed the methodology used in teaching pedagogy courses, 4th semester, the Pólo Faxinal Soturno, as well as preparing students to use technology tools to environment in which activities are proposed. Through a questionnaire, a survey was made of students' experiences in the use of information technology and communication to their training and experience and verified the possible difficulties encountered in implementing the course through the distance mode. It reveals that the students approve distance learning feasible considering the use of technological resources for learning. Consider that learning depends on the interest of each, but are demanding more educational materials, different methods of assessment, greater interaction between students, tutors and teachersA educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional que teve grandes avanços, sendo apontada como uma forma de ensino que facilita o acesso ao estudo, permitindo novas oportunidades de aprendizado. Tendo em vista essa forma de ensino, objetiva-se com este trabalho verificar a metodologia utilizada na formação de professores na modalidade EAD, analisar as práticas pedagógicas adotadas e verificar a aceitabilidade dos estudantes de pedagogia quanto à sua formação. Na busca de colher informações sobre o ensino a distância na formação de professores, foi analisada a opinião dos alunos sobre o ensino do curso de pedagogia, 4° semestre, Polo de Faxinal do Soturno, bem como, o preparo dos estudantes para utilizar as ferramentas tecnológicas do ambiente em que são propostas as atividades. O procedimento metodológico aplicado foi um questionário, e através deste, foi feito um levantamento das experiências dos estudantes na utilização das tecnologias da informação e comunicação para sua formação e verificado as experiências e possíveis dificuldades encontradas na realização do curso através da modalidade a distância. Foi possível verificar que os alunos aprovam o ensino a distância considerando viável o uso dos recursos tecnológicos para o aprendizado. Consideram que o aprendizado depende do interesse de cada um, mas reivindicam diferentes métodos de avaliação e maior interação entre os estudantes, tutores e professores.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMatté, Volnei AntônioWeber, Lisiane2019-08-14T11:55:17Z2019-08-14T11:55:17Z2010-11-262010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907ark:/26339/001300000jbcmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-15T11:24:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-15T11:24:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
title |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
spellingShingle |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD Weber, Lisiane TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação de professores EaD (Educação a Distância) Distance education Information and communication technology Teachers training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
title_full |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
title_fullStr |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
title_sort |
Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD |
author |
Weber, Lisiane |
author_facet |
Weber, Lisiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matté, Volnei Antônio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Lisiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação de professores EaD (Educação a Distância) Distance education Information and communication technology Teachers training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Formação de professores EaD (Educação a Distância) Distance education Information and communication technology Teachers training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-26 2010 2019-08-14T11:55:17Z 2019-08-14T11:55:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000jbcm |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000jbcm |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172349552492544 |