Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Lisiane
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000jbcm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
id UFSM_8ac356eb730d8ab63376453a14c8fde5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17907
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EADTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Formação de professoresEaD (Educação a Distância)Distance educationInformation and communication technologyTeachers trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.Distance learning is an educational modality that has made great advances, being suggested as a way of teaching that facilitates access to the study, providing new learning opportunities. In view of this new form of education, the objective of this study was to verify the teaching methodology in teacher training in distance education mode, to analyze the actual performance and verifying the acceptability of teaching students about their training. In seeking to verify the effectiveness of distance learning in teacher education, we analyzed the methodology used in teaching pedagogy courses, 4th semester, the Pólo Faxinal Soturno, as well as preparing students to use technology tools to environment in which activities are proposed. Through a questionnaire, a survey was made of students' experiences in the use of information technology and communication to their training and experience and verified the possible difficulties encountered in implementing the course through the distance mode. It reveals that the students approve distance learning feasible considering the use of technological resources for learning. Consider that learning depends on the interest of each, but are demanding more educational materials, different methods of assessment, greater interaction between students, tutors and teachersA educação a distância (EAD) é uma modalidade educacional que teve grandes avanços, sendo apontada como uma forma de ensino que facilita o acesso ao estudo, permitindo novas oportunidades de aprendizado. Tendo em vista essa forma de ensino, objetiva-se com este trabalho verificar a metodologia utilizada na formação de professores na modalidade EAD, analisar as práticas pedagógicas adotadas e verificar a aceitabilidade dos estudantes de pedagogia quanto à sua formação. Na busca de colher informações sobre o ensino a distância na formação de professores, foi analisada a opinião dos alunos sobre o ensino do curso de pedagogia, 4° semestre, Polo de Faxinal do Soturno, bem como, o preparo dos estudantes para utilizar as ferramentas tecnológicas do ambiente em que são propostas as atividades. O procedimento metodológico aplicado foi um questionário, e através deste, foi feito um levantamento das experiências dos estudantes na utilização das tecnologias da informação e comunicação para sua formação e verificado as experiências e possíveis dificuldades encontradas na realização do curso através da modalidade a distância. Foi possível verificar que os alunos aprovam o ensino a distância considerando viável o uso dos recursos tecnológicos para o aprendizado. Consideram que o aprendizado depende do interesse de cada um, mas reivindicam diferentes métodos de avaliação e maior interação entre os estudantes, tutores e professores.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMatté, Volnei AntônioWeber, Lisiane2019-08-14T11:55:17Z2019-08-14T11:55:17Z2010-11-262010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907ark:/26339/001300000jbcmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-15T11:24:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-15T11:24:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
title Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
spellingShingle Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
Weber, Lisiane
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Formação de professores
EaD (Educação a Distância)
Distance education
Information and communication technology
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
title_full Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
title_fullStr Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
title_full_unstemmed Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
title_sort Um estudo de caso na formação de professores: a opinião dos estudantes a respeito da modalidade EAD
author Weber, Lisiane
author_facet Weber, Lisiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matté, Volnei Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Lisiane
dc.subject.por.fl_str_mv TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Formação de professores
EaD (Educação a Distância)
Distance education
Information and communication technology
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Formação de professores
EaD (Educação a Distância)
Distance education
Information and communication technology
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-26
2010
2019-08-14T11:55:17Z
2019-08-14T11:55:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000jbcm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17907
identifier_str_mv ark:/26339/001300000jbcm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172349552492544