A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935 |
Resumo: | Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial. |
id |
UESB-8_f50ded9d56593df806c0e58c87c3fd58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8935 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicasAcademic tutoringin the process of theoretical-practical training in teacher training on biological sciencesIniciação à DocênciaEnsino e AprendizagemFormação InicialBiologiaInitiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology.Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial.This study analyze from the perspective of those involved with academic monitoring (monitors and advisors) the meaning attributed to this training instrument in the Biological Sciences Degree Course at IFCE/Campus Acaraú. This is a qualitative approach research, classification as descriptive and survey. The scenario was the IFCE/Campus Acaraú and the subjects were the ex-monitors of subjects included in the curricular matrix of that course and their respective supervisors. To obtain the data, the questionnaire was used as a collection technique, applied in the months of August and September 2019. The results pointed to the recognition, on the part of the subjects, that the academic monitoring has significant reflexes in the teaching-learning process, characterizing itas a support for pedagogical work, through the development of activities that contribute to student learning. Nonetheless, for the maximum reach of its formative potential, gaps need to be solved, in terms of developed experiences in the field of initial training. Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/893510.22481/riduesb.v6i2.8935Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 155-1702525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935/6435Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Maria CamilaFreitas, Herikson Araújo de2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8935Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas Academic tutoringin the process of theoretical-practical training in teacher training on biological sciences |
title |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas |
spellingShingle |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas Braga, Maria Camila Iniciação à Docência Ensino e Aprendizagem Formação Inicial Biologia Initiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology. |
title_short |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas |
title_full |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas |
title_fullStr |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas |
title_sort |
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas |
author |
Braga, Maria Camila |
author_facet |
Braga, Maria Camila Freitas, Herikson Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Herikson Araújo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Maria Camila Freitas, Herikson Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à Docência Ensino e Aprendizagem Formação Inicial Biologia Initiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology. |
topic |
Iniciação à Docência Ensino e Aprendizagem Formação Inicial Biologia Initiation to Teaching, Teaching and learning, Initial Formation in Biology. |
description |
Este estudo analisa, sob a perspectiva dos envolvidos com a monitoria acadêmica (monitores e orientadores), o significado atribuído a este instrumento de formação no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE/Campus Acaraú. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como descritiva e de levantamento. O cenário foi o IFCE/Campus Acaraú e os sujeitos os ex-monitores de disciplinas constantes da matriz curricular do referido curso e seus respectivos orientadores. Para a obtenção dos dados, foi utilizado o questionário como técnica de coleta, aplicado nos meses de agosto e setembro de 2019. Os resultados apontaram para o reconhecimento, da parte dos sujeitos, de que a monitoria acadêmica tem reflexos significativos no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-a como um suporte ao trabalho pedagógico, através do desenvolvimento de atividades que contribuem no aprendizado dos alunos. No entanto, para o alcance máximo do seu potencial formativo, lacunas precisam ser sanadas, em se tratando de experiências desenvolvidas no campo da formação inicial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935 10.22481/riduesb.v6i2.8935 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v6i2.8935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8935/6435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 155-170 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188029476864 |