Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, Vanessa Caldeira, Barcellos, Cátia Simone Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123
Resumo: O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
id UFPL_32c18e677bee355e3ca368dc7b62507d
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6931
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-01-28T22:57:20Z2021-01-28T22:57:20Z2017FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.porUFSCARIniciação à docênciaInterdisciplinaridadeFormação inicial e continuadaInitiation to teachingInterdisciplinarityInitial and continuing educationPercurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFrison, Lourdes Maria BragagnoloLeite, Vanessa CaldeiraBarcellos, Cátia Simone Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txtPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txtExtracted texttext/plain42803http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/6/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txtaf5dbf94d2aec9c4afc48f1a4239a361MD56open accessTHUMBNAILPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpgPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/7/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpg1867c53244209c479bdaa07e555ad535MD57open accessORIGINALPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdfPercurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdfapplication/pdf426739http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/1/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf9eb15e58c2c32e87d5a2f976b661cb3bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/69312023-07-13 04:44:26.007open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6931VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:44:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID.
title Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
spellingShingle Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Iniciação à docência
Interdisciplinaridade
Formação inicial e continuada
Initiation to teaching
Interdisciplinarity
Initial and continuing education
title_short Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
title_full Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
title_fullStr Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
title_full_unstemmed Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
title_sort Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.
author Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_facet Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Leite, Vanessa Caldeira
Barcellos, Cátia Simone Ribeiro
author_role author
author2 Leite, Vanessa Caldeira
Barcellos, Cátia Simone Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Leite, Vanessa Caldeira
Barcellos, Cátia Simone Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à docência
Interdisciplinaridade
Formação inicial e continuada
Initiation to teaching
Interdisciplinarity
Initial and continuing education
topic Iniciação à docência
Interdisciplinaridade
Formação inicial e continuada
Initiation to teaching
Interdisciplinarity
Initial and continuing education
description O artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T22:57:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T22:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123
identifier_str_mv FRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCAR
publisher.none.fl_str_mv UFSCAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/6/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/7/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/1/Percurso_de_formacao_inicial_e_continuada.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6931/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af5dbf94d2aec9c4afc48f1a4239a361
1867c53244209c479bdaa07e555ad535
9eb15e58c2c32e87d5a2f976b661cb3b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846941813833728