Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004t10
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/596
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
id UFSM_8db2ca2a06e0624512865db2b596b61c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/596
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anosNotes about the adaptation on early childhood education of children from 1 to 2 yearsAdaptaçãoDocênciaEducação infantilArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.This article aims to understand what are the chances of being performed the adaptation of children from 1 to 2 years in the context of early childhood education from the school's relationship with the families in the sense of awareness of the importance of this moment in children's experiences. So, are made reflections on childhood, school of early childhood education and the history of early childhood education in Brazil. Also will be discussed the factors that interfere in the adaptation and demonstrations/children's reactions to this moment. It should be noted that the process of adaptation is related to numerous factors, which cannot be analysed separately. Similarly, the demonstrations/children's reactions are diversified, thus forming a set of elements that make it possible to diagnose whether the child is adapted or not to school. This study was done in a Municipal early childhood institution in Restinga Dry/RS. Involved eight children, with age range between 12 months to 18 months of age, a Nursery class. The research carried out is of qualitative nature, developed from observations, photos, videos of daily life of the group during the process of adaptation, informal conversations with the families of the children surveyed and with school teachers. The analyses describe the insecurity of teachers facing the process of adaptation, the lack of knowledge and commitment on the part of the families about the need to monitor and enhance this moment; describe the need for the school to rethink strategies for how to conduct this moment. These strategies that seek the commitment of families faced with the adaptation of the child in school, in order to bring more security to educators, collaborating like this for their work, which often see each other alone in the face of the challenges of adaptation.Este artigo tem por objetivo entender quais as possibilidades de ser realizada a adaptação das crianças de 1 a 2 anos no contexto da Educação Infantil a partir da relação da escola com as famílias no sentido da sensibilização para a importância desse momento nas vivências infantis. Assim, são feitas reflexões sobre a infância, a escola de Educação Infantil e a história da Educação Infantil no Brasil. Também serão discutidos os fatores que interferem na adaptação e as manifestações/reações das crianças frente a este momento. Ressalta-se que o processo de adaptação está relacionado a inúmeros fatores, os quais não podem ser analisados separadamente. Da mesma forma, as manifestações/reações das crianças são diversificadas, formando assim um conjunto de elementos que possibilitam diagnosticar se a criança está adaptada ou não à escola. O presente estudo foi feito em uma instituição de Educação Infantil Municipal, em Restinga Sêca/RS. Envolveu oito crianças, com faixa etária entre doze meses a dezoito meses de idade, de uma turma de Berçário. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de observações, fotos, vídeos do cotidiano da turma durante o processo de adaptação, conversas informais com as famílias das crianças pesquisadas e com professores da escola. As análises feitas descrevem a insegurança dos professores frente ao processo de adaptação, a falta de conhecimento e de comprometimento por parte das famílias sobre a necessidade de se acompanhar e valorizar este momento; descrevem ainda a necessidade de a escola repensar estratégias de como conduzir este momento. Estratégias essas que objetivem o comprometimento das famílias perante a adaptação da criança na escola, de forma que traga mais segurança aos educadores, colaborando assim para o trabalho destes, que muitas vezes se veem sozinhos diante dos desafios da adaptação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoGallina, Simone Freitas da SilvaFerreira, Paula Cristina de Oliveira2014-10-31T14:07:46Z2014-10-31T14:07:46Z2013-09-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/596ark:/26339/0013000004t10porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
Notes about the adaptation on early childhood education of children from 1 to 2 years
title Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
spellingShingle Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
Ferreira, Paula Cristina de Oliveira
Adaptação
Docência
Educação infantil
title_short Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
title_full Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
title_fullStr Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
title_full_unstemmed Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
title_sort Apontamentos acerca da adaptação na educação infantil de crianças de 01 a 02 anos
author Ferreira, Paula Cristina de Oliveira
author_facet Ferreira, Paula Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallina, Simone Freitas da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paula Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Docência
Educação infantil
topic Adaptação
Docência
Educação infantil
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2013
2014-10-31T14:07:46Z
2014-10-31T14:07:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/596
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004t10
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/596
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004t10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172283376861184