O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GVcasos |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446 |
Resumo: | A ABC Software é uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que distribui no Brasil o software de uma empresa dos EUA, no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). A empresa percebe que não está alcançando os objetivos propostos pelos seus sócios, e também vem enfrentando diversas pressões do ambiente externo. O estilo de tomada de decisão estratégica, centralizado nos sócios e baseado em reações a acontecimentos pontuais, também não está funcionando. A partir dessa situação, o diretor-geral da empresa contrata o Sr. Smith, um consultor norte-americano que não fala português, para realizar um planejamento estratégico utilizando o método E-Myth, desconhecido para todos na empresa e que não prevê a análise SWOT. Tal situação de mudança representa diversos desafios para a ABC Software, principalmente na adaptação a um novo modelo de gestão e a uma nova metodologia de planejamento e execução das suas estratégias. |
id |
FGV-5_0f28e52a05391763ae700ecfa0853b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/39446 |
network_acronym_str |
FGV-5 |
network_name_str |
GVcasos |
repository_id_str |
|
spelling |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC SoftwareEstratégiaPlanejamento estratégicoMudança organizacionalStrategyStrategic planningSWOTOrganizational changeA ABC Software é uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que distribui no Brasil o software de uma empresa dos EUA, no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). A empresa percebe que não está alcançando os objetivos propostos pelos seus sócios, e também vem enfrentando diversas pressões do ambiente externo. O estilo de tomada de decisão estratégica, centralizado nos sócios e baseado em reações a acontecimentos pontuais, também não está funcionando. A partir dessa situação, o diretor-geral da empresa contrata o Sr. Smith, um consultor norte-americano que não fala português, para realizar um planejamento estratégico utilizando o método E-Myth, desconhecido para todos na empresa e que não prevê a análise SWOT. Tal situação de mudança representa diversos desafios para a ABC Software, principalmente na adaptação a um novo modelo de gestão e a uma nova metodologia de planejamento e execução das suas estratégias.FGV EAESP2017-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/3944610.12660/gvcasosv7n1c1GVcasos; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c1Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c12179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446/66270https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Marcus JoséCancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi2023-09-05T14:50:50Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/39446Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2023-09-05T14:50:50GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
title |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
spellingShingle |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software Rocha, Marcus José Estratégia Planejamento estratégico Mudança organizacional Strategy Strategic planning SWOT Organizational change |
title_short |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
title_full |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
title_fullStr |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
title_full_unstemmed |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
title_sort |
O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software |
author |
Rocha, Marcus José |
author_facet |
Rocha, Marcus José Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marcus José Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Planejamento estratégico Mudança organizacional Strategy Strategic planning SWOT Organizational change |
topic |
Estratégia Planejamento estratégico Mudança organizacional Strategy Strategic planning SWOT Organizational change |
description |
A ABC Software é uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que distribui no Brasil o software de uma empresa dos EUA, no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). A empresa percebe que não está alcançando os objetivos propostos pelos seus sócios, e também vem enfrentando diversas pressões do ambiente externo. O estilo de tomada de decisão estratégica, centralizado nos sócios e baseado em reações a acontecimentos pontuais, também não está funcionando. A partir dessa situação, o diretor-geral da empresa contrata o Sr. Smith, um consultor norte-americano que não fala português, para realizar um planejamento estratégico utilizando o método E-Myth, desconhecido para todos na empresa e que não prevê a análise SWOT. Tal situação de mudança representa diversos desafios para a ABC Software, principalmente na adaptação a um novo modelo de gestão e a uma nova metodologia de planejamento e execução das suas estratégias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446 10.12660/gvcasosv7n1c1 |
url |
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446 |
identifier_str_mv |
10.12660/gvcasosv7n1c1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446/66270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FGV EAESP |
publisher.none.fl_str_mv |
FGV EAESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
GVcasos; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c1 Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c1 2179-135X reponame:GVcasos instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
GVcasos |
collection |
GVcasos |
repository.name.fl_str_mv |
GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||GVcasos.redacao@fgv.br |
_version_ |
1798943814529843200 |