Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Irmgard
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013dc4
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_9a0ea5e4ab1d2ba75c2517ea16b92fab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/3059
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativaIntegration of community school in building a more participatory managementGestão participativaComunidade escolarFunção social da escolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.In inland community focus of study, this field school is the reference point and place of meetings and events, however, feels the need for greater involvement of parents and others involved in the pedagogical, administrative matters and preserving the environment school. The research problem is how school management can facilitate and create opportunities for broader participation of the school community and "closer" over the school and families, also in the affairs of the learning process, including the construction of pedagogical proposal. The objective is to research and analyze the social role of the school context in which it operates, with the possibility of facing a more participatory management glance, starting to do so, the recovery actions and activities of the various groups and social entities interacting in the school environment, seeking opportunities for greater involvement in administrative matters and especially in teaching. To this end, this research is based on a qualitative approach to a case study, using the technique of data analysis. The tools include analysis of questionnaires, informal conversations, document analysis, observations and systematization of observations.Na comunidade interiorana, foco de estudo, esta escola do campo representa o ponto de referência e local de encontros e eventos, contudo, sente-se a necessidade de uma maior participação dos pais e demais envolvidos nas questões pedagógicas, administrativas e de preservação do ambiente escolar. O problema da pesquisa é de como a gestão escolar pode facilitar e oportunizar uma participação mais significativa da comunidade escolar e “aproximar” mais a escola e famílias, também nas questões do processo ensino aprendizagem, inclusive na construção da proposta pedagógica. O objetivo é pesquisar e analisar a função social da escola no contexto no qual está inserida, com o olhar voltado às possibilidades de uma gestão mais participativa, partindo-se, para tanto, da valorização de ações e atividades desenvolvidas pelos diversos grupos e entidades sociais que interagem no ambiente escolar, na busca de possibilidades de um maior envolvimento nas questões administrativas e principalmente nas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, fazendo uso da técnica de análise de dados. Os instrumentos incluem análise de questionários, conversas informais, análise de documentos, observações e sistematização das observações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBrittes, Letícia RamalhoSimon, Irmgard2017-07-06T13:34:31Z2017-07-06T13:34:31Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059ark:/26339/0013000013dc4porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-06T13:34:31Zoai:repositorio.ufsm.br:1/3059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-06T13:34:31Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
Integration of community school in building a more participatory management
title Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
spellingShingle Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
Simon, Irmgard
Gestão participativa
Comunidade escolar
Função social da escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
title_full Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
title_fullStr Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
title_full_unstemmed Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
title_sort Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
author Simon, Irmgard
author_facet Simon, Irmgard
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brittes, Letícia Ramalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Irmgard
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão participativa
Comunidade escolar
Função social da escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão participativa
Comunidade escolar
Função social da escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2013
2017-07-06T13:34:31Z
2017-07-06T13:34:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013dc4
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013dc4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172441632145408