Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013dc4 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_9a0ea5e4ab1d2ba75c2517ea16b92fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/3059 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativaIntegration of community school in building a more participatory managementGestão participativaComunidade escolarFunção social da escolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.In inland community focus of study, this field school is the reference point and place of meetings and events, however, feels the need for greater involvement of parents and others involved in the pedagogical, administrative matters and preserving the environment school. The research problem is how school management can facilitate and create opportunities for broader participation of the school community and "closer" over the school and families, also in the affairs of the learning process, including the construction of pedagogical proposal. The objective is to research and analyze the social role of the school context in which it operates, with the possibility of facing a more participatory management glance, starting to do so, the recovery actions and activities of the various groups and social entities interacting in the school environment, seeking opportunities for greater involvement in administrative matters and especially in teaching. To this end, this research is based on a qualitative approach to a case study, using the technique of data analysis. The tools include analysis of questionnaires, informal conversations, document analysis, observations and systematization of observations.Na comunidade interiorana, foco de estudo, esta escola do campo representa o ponto de referência e local de encontros e eventos, contudo, sente-se a necessidade de uma maior participação dos pais e demais envolvidos nas questões pedagógicas, administrativas e de preservação do ambiente escolar. O problema da pesquisa é de como a gestão escolar pode facilitar e oportunizar uma participação mais significativa da comunidade escolar e “aproximar” mais a escola e famílias, também nas questões do processo ensino aprendizagem, inclusive na construção da proposta pedagógica. O objetivo é pesquisar e analisar a função social da escola no contexto no qual está inserida, com o olhar voltado às possibilidades de uma gestão mais participativa, partindo-se, para tanto, da valorização de ações e atividades desenvolvidas pelos diversos grupos e entidades sociais que interagem no ambiente escolar, na busca de possibilidades de um maior envolvimento nas questões administrativas e principalmente nas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, fazendo uso da técnica de análise de dados. Os instrumentos incluem análise de questionários, conversas informais, análise de documentos, observações e sistematização das observações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBrittes, Letícia RamalhoSimon, Irmgard2017-07-06T13:34:31Z2017-07-06T13:34:31Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059ark:/26339/0013000013dc4porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-06T13:34:31Zoai:repositorio.ufsm.br:1/3059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-06T13:34:31Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa Integration of community school in building a more participatory management |
title |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa |
spellingShingle |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa Simon, Irmgard Gestão participativa Comunidade escolar Função social da escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa |
title_full |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa |
title_fullStr |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa |
title_full_unstemmed |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa |
title_sort |
Integração da comunidade escolar na costrução de uma gestão mais participativa |
author |
Simon, Irmgard |
author_facet |
Simon, Irmgard |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brittes, Letícia Ramalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simon, Irmgard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão participativa Comunidade escolar Função social da escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão participativa Comunidade escolar Função social da escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-30 2013 2017-07-06T13:34:31Z 2017-07-06T13:34:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013dc4 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3059 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013dc4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172441632145408 |