Covid-19 e audição: uma proposta de intervenção fonoaudiológica em adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Larine da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000wkvx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28491
Resumo: Conforme a ata da defesa o título da dissertação é "Covid-19 e audição: uma análise dos achados audiológicos e de uma proposta de intervenção", e a data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata.
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spelling Covid-19 e audição: uma proposta de intervenção fonoaudiológica em adultosCovid-19 and hearing: a proposal for speech therapy intervention in adultAudiçãoCovid-19Testes auditivosPotenciais evocados auditivosTreinamento auditivoHearingHearing testsAuditory evoked potentialsAuditory trainingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAConforme a ata da defesa o título da dissertação é "Covid-19 e audição: uma análise dos achados audiológicos e de uma proposta de intervenção", e a data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata.The COVID-19 infection, caused by the SARS-CoV2 agent, had a devastating effect on the population, leaving sequels in subjects affected by the virus. This can affect the central nervous system, causing damage to hearing and cognition. Therefore, the objective of this research was to analyze the effectiveness of a therapeutic intervention plan through a cognitive auditory training program for adults, after one year of COVID-19 infection. This research was prospective, quantitative and longitudinal. Thirteen subjects participated after one year of COVID-19, between 18 and 59 years old, four males and nine females. All underwent anamnesis, visual inspection of the external acoustic meatus, pure tone audiometry, speech audiometry and acoustic immitance measurements, as selection procedures. The research procedures carried out in the assessment and reassessment were: assessment of central auditory processing, brief neuropsychological assessment - NEUPSILIN, Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale and Cognitive Potential - P300 with speech stimulus. Cognitive auditory training was carried out in six consecutive sessions, in an open field. In all analyses, a significance level of 5% (p≤0.05) was considered. When comparing the variables between periods, there was a statistically significant difference in the Dichotic Digits Test (p = 0.009), in the Frequency Pattern Test (p = 0.020) and in the Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (p = 0.001). It was concluded that cognitive auditory training is an effective therapeutic strategy for the treatment of speech comprehension and cognition complaints after COVID-19 infection.A infecção por COVID-19, causada pelo agente SARS-CoV2, teve um efeito devastador na população, deixando sequelas nos sujeitos acometidos pelo vírus. Este pode afetar o sistema nervoso central, ocasionando prejuízos na audição e cognição. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a eficácia de um plano de intervenção terapêutica por meio de um programa de treinamento auditivo cognitivo para adultos, após um ano de infecção por COVID-19. A presente pesquisa teve caráter prospectivo, quantitativo e longitudinal. Participaram 13 sujeitos após um ano de COVID-19, entre 18 a 59 anos, sendo quatro do sexo masculino e nove do sexo feminino. Todos realizaram anamnese, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica, como procedimentos de seleção. Já os procedimentos de pesquisa realizados na avaliação e reavaliação foram: avaliação do processamento auditivo central, avaliação neuropsicológica breve-NEUPSILIN, Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale e Potencial Cognitivo - P300 com estímulo de fala. O treinamento auditivo cognitivo, foi realizado em seis sessões consecutivas, em campo aberto. Em todas as análises foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05). Na comparação das variáveis entre os períodos, houve diferença estatisticamente significante no Teste dicótico de dígitos (p = 0,009), no Teste Padrão de frequência (p = 0,020) e no Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (p = 0,001). Concluiu-se que o treinamento auditivo cognitivo é uma estratégia terapêutica eficaz para o tratamento das queixas de compreensão de fala e de cognição após infecção por COVID-19.Universidade Federal de Santa MariaBrasilFonoaudiologiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação HumanaCentro de Ciências da SaúdeGarcia, Michele Vargashttp://lattes.cnpq.br/8921088842000990Sanfins, Milaine DominiciSleifer, PricilaDidoné, Dayane DomeneghiniSoares, Larine da Silva2023-03-30T17:19:13Z2023-03-30T17:19:13Z2023-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28491ark:/26339/001300000wkvxporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-30T18:03:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-30T18:03:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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