Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Márcia Denise Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000012qgq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15663
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
id UFSM_ac346418f360f5608ae2cc9219564c3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15663
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação FísicaEducação física adaptadaInclusãoCadeiranteAdapted physical educationInclusionWheelchairCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.This study aimed to understand how physical education teachers in elementary school working with students in their classes’ wheelchair in public and whether they feel empowered to deal with the process of inclusion in their classes. For data collection was used as an instrument a questionnaire for this study consists of five open questions. The sample was composed of five teachers from state and municipal public schools of the city of South Caçapava who work or have worked with students Chair in Physical Education. In the data analysis was proven the lack of preparation of teachers, poor physical conditions and material inappropriate for them to develop the process of teaching and learning of their students with special educational needs (NEE), was also evident lack of public policies to resolve these problems in relation to the inclusion in school. This study highlighted by the responses of teachers, the need for professional training at the beginning of the course of Physical Education and supporters teachers during their classes. We conclude that the physical education teachers seek higher qualification to work with NEE pupils, inclusiveness is a reality in schools and unfortunately the teacher still does not find the necessary support to face it with the inclusion process is not restricted only the responsibility of the teacher and, yes, the whole Educational System.O presente estudo objetivou compreender como professores de Educação Física no Ensino Fundamental trabalham com alunos cadeirantes em suas aulas na rede pública e se os mesmos se sentem capacitados para lidar com o processo de inclusão em suas aulas. Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário elaborado para este estudo composto de cinco perguntas abertas. A amostra foi composta de cinco professores das Escolas públicas Estaduais e Municipais da cidade de Caçapava do Sul que atuam ou já atuaram com alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física. Na análise dos dados ficou comprovada a falta de preparação dos professores, das péssimas condições físicas e materiais inapropriados para que possam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos com necessidades educacionais Especiais (NEE), também ficou evidente a falta de politicas públicas para sanar essas dificuldades em relação à inclusão na escola. O presente estudo destacou, através das respostas dos professores, a necessidade de capacitação profissional no inicio do curso de Educação Física e de professores apoiadores durante suas aulas. Conclui-se que os professores de Educação Física busquem maior qualificação para trabalhar com alunos NEE, pois a inclusão é uma realidade nas escolas e infelizmente o professor ainda, não encontra o suporte necessário para enfrentá-la sendo que o processo da inclusão não se restringe somente à responsabilidade do professor e, sim, a todo o Sistema Educacional.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosDuarte, Gustavo de OliveiraPaz, Márcia Denise Ribeiro2019-02-18T11:37:02Z2019-02-18T11:37:02Z2015-02-282015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15663ark:/26339/0013000012qgqporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-02-19T06:02:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15663Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-02-19T06:02:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
title Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
spellingShingle Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
Paz, Márcia Denise Ribeiro
Educação física adaptada
Inclusão
Cadeirante
Adapted physical education
Inclusion
Wheelchair
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
title_full Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
title_fullStr Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
title_full_unstemmed Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
title_sort Alunos cadeirantes: experiências docentes em Educação Física
author Paz, Márcia Denise Ribeiro
author_facet Paz, Márcia Denise Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Gustavo de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Márcia Denise Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física adaptada
Inclusão
Cadeirante
Adapted physical education
Inclusion
Wheelchair
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Educação física adaptada
Inclusão
Cadeirante
Adapted physical education
Inclusion
Wheelchair
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
2015
2019-02-18T11:37:02Z
2019-02-18T11:37:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15663
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000012qgq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15663
identifier_str_mv ark:/26339/0013000012qgq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172442073595904